ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COMO FERRAMENTA PARA MELHORA DE HÁBITOS ALIMENTARES: UMA PARCERIA ENTRE UMA UNIDADE DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Publicado em - ISSN: 2675-8563

Título do Trabalho
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COMO FERRAMENTA PARA MELHORA DE HÁBITOS ALIMENTARES: UMA PARCERIA ENTRE UMA UNIDADE DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Autores
  • leticia de carvalho lorang rosa
  • Rafaella dos Santos Galvão Carneiro da Costa
  • Patrícia Alexandre Santos
  • Izabel Ester Pires
Modalidade
Experiências Exitosas
Área temática
SAÚDE E BEM-ESTAR
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/scunifasefmp2023/714204-atividade-de-educacao-alimentar-e-nutricional-como-ferramenta-para-melhora-de-habitos-alimentares--uma-parceria-e
ISSN
2675-8563
Palavras-Chave
Educação Alimentar e Nutricional, criança, alimentação saudável, atenção primária a saúde
Resumo
Introdução: A alimentação e nutrição são ferramentas essenciais no desenvolvimento humano, desempenhando papel decisivo no crescimento, principalmente da criança em idade escolar. Sendo importante alvo de Políticas Públicas, especialmente voltadas à alimentação saudável no ambiente escolar (ALVES; CUNHA, 2020). A Alimentação Escolar tem sua contribuição na formação de bons hábitos alimentares dos alunos como processo de aprendizagem, que reflete diretamente na sua saúde e qualidade de vida. Legitimando as ações de Educação em Saúde na rede educacional, temos o Programa Saúde na Escola, uma política intersetorial que visa promover a saúde por meio de ações que abrangem prevenção, promoção e atenção à saúde, incluindo medidas para fomentar uma alimentação saudável e prevenir a obesidade. Objetivos: O presente trabalho tem como objetivo realizar atividade de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) em crianças matriculadas no terceiro ano do Centro Educacional Infantil (CEI) São João Batista, com intuito de estimular o sensorial, reconhecer os alimentos e incentivar a alimentação saudável apresentando novos alimentos para os estudantes. Sujeitos envolvidos: Unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Comunidade Menino Jesus de Praga, Centro Educacional Infantil (CEI) São João Batista e residentes em nutrição da Residência Multiprofissional em Atenção Básica (UNIFASE/FMP e Secretaria Municipal de Saúde/SMS). Atividades realizadas/metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que ocorreu na III região de saúde de Petrópolis, no bairro Duarte da Silveira. Foi feita a proposta pela ESF de realização de atividade de EAN, que foi prontamente aceita pelo CEI São João Batista. Desse modo, foram enviados pela diretoria aviso na agenda do aluno com termo de autorização dos pais e consentimento da atividade. Foram selecionados para participar duas turmas de terceiro ano da educação infantil, com crianças de 3 a 4 anos. Foi decidido realizar uma atividade sensorial, para isso, foram escolhidas as frutas tangerina, morango, goiaba e ameixa e solicitou-se que a criança permanecesse com os olhos vendados ou fechados, e assim, foi incentivada a colocar as mãos em uma caixa "misteriosa" ao qual encontraria uma fruta a ser descoberta. Ao apalpar o alimento a criança poderia cheirar ou até mesmo mordê-lo para poder descobrir qual é a fruta. A atividade proposta foi executada de forma divertida e descontraída. Os alunos participantes foram escolhidos de forma voluntária, e as outras crianças participantes da atividade poderiam opinar na resposta da criança vendada. Ao final da dinâmica foi conversada sobre a importância de provar novos alimentos e disponibilizou-se as frutas utilizadas na atividade para que todas as crianças pudessem provar. Resultados: Os estudantes foram participativos durante todo o processo da dinâmica. Observou-se que nem todas as crianças conheciam as frutas apresentadas, tendo dificuldades principalmente com a goiaba e a tangerina. No momento em que as frutas foram disponibilizadas para o consumo, notou-se que nem todos os alunos quiseram experimentar, inclusive, foi relatado pelas educadoras no momento da atividade a presença de crianças que não consumiam as frutas ofertadas nas refeições do CEI. Por outro lado, grande parte dos participantes optaram por experimentar as frutas, sendo mais aceitas aquelas já conhecidas por eles, apesar disso, muitas crianças aceitaram provar os novos alimentos. Avaliação: sabe-se que atualmente existe uma mudança no perfil alimentar da população brasileira, com aumento do consumo de alimentos industrializados e redução de alimentos in natura, como frutas, legumes e hortaliças (BRASIL, 2014). Segundo Monteiro (2019), esse padrão alimentar está associado com o excesso de peso e doenças crônicas não transmissíveis. O Estudo Nacional de Alimentação Infantil, realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019) evidenciou que no estado do sudeste 18,4% das crianças menores de 5 anos apresentou risco de sobrepeso, 7,4% sobrepeso e 3,1%, o que demonstra uma situação de alerta. Além disso, o comportamento alimentar começa a ser moldado nos primeiros anos de vida, e aquilo que é aprendido na infância influencia os hábitos alimentares na vida adulta. Ademais, à medida que envelhecemos, torna-se mais desafiador realizar mudanças significativas no comportamento alimentar (PASSOS et al., 2015). Por isso, atividades nessa faixa etária são oportunas para criação de hábitos mais saudáveis para a vida adulta. Contribuição para as práticas na SMS-SUS: Diante do exposto, nota-se a importância da intersetorialidade para realização de ações em educação em saúde. Sabendo que durante o período da infância é quando os hábitos são formados e que podem perdurar durante a vida adulta, mostra-se como um período importante para intervenções. Ademais, atividades de EAN ajudam a prevenir doenças crônicas não transmissíveis, que geram gastos importantes para o setor público, podendo ser reduzidos com essas ações. Nesse contexto, é possível notar a importância do incentivo e investimento na parceria entre educação e saúde e nas atividades de educação e saúde, incluindo a EAN.
Título do Evento
XXIX Semana Científica UNIFASE/FMP
Cidade do Evento
Petrópolis
Título dos Anais do Evento
Anais Semana Científica
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ROSA, leticia de carvalho lorang et al.. ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COMO FERRAMENTA PARA MELHORA DE HÁBITOS ALIMENTARES: UMA PARCERIA ENTRE UMA UNIDADE DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA E UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SCUNIFASEFMP2023/714204-ATIVIDADE-DE-EDUCACAO-ALIMENTAR-E-NUTRICIONAL-COMO-FERRAMENTA-PARA-MELHORA-DE-HABITOS-ALIMENTARES--UMA-PARCERIA-E. Acesso em: 26/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes