Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
O Seminário Efeitos de Gênero (SEGE) é uma iniciativa do GT regional da ANPUH (Associação Nacional de História), que desde sua fundação, em 2018, percebe a necessidade de ampliar os espaços de debates entre acadêmicos(as), estudiosos(as) e grupos de pesquisas em Minas Gerais, numa abordagem interdisciplinar. Essa percepção coaduna com os propósitos do Grupo de Pesquisa e Estudos Gênero e Violência (GPEG), institucionalizado na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e cadastrado no CNPq. Em parceria com instituições de ensino e movimentos sociais, em 2019, realizamos a primeira edição do SEGE na Unimontes.
Em sua segunda edição, o evento institui como subtítulo: “Dos corpos violentados às afetividades ativas”, revelando a relevância de mobilizações teórico-práticas para o enfrentamento das violências de gênero vividas no passado e no presente. Ressaltamos que o contexto atual pede urgência na constituição de alianças entre os corpos dissidentes e precarizados para o fortalecimento das lutas contra o avanço das agendas conservadoras que têm projetado retrocessos nos direitos historicamente conquistados pelos movimentos sociais. A partir do refinamento teórico e da partilha de saberes e fazeres, o II SEGE abriu possibilidades de construção de horizontes outros a partir de diálogos e dos afetos.
O II Seminário Efeitos de Gênero foi realizado nos dias 21 e 22 de outubro de 2021, em formato remoto. A Conferência de Abertura e as Mesas Redondas foram transmitidas pelo Canal do YouTube Gpeg Unimontes e estão disponíveis para acesso. Para mais registros de nossas atividades siga e explore nossas redes sociais: @efeitosdegenero e @gpegunimontes.
Bárbara Figueiredo Souto
Coordenadora do II SEGE
***
O Grupo de Pesquisa e Estudos Gênero e Violência - GPEG/Unimontes, em parceria com diversos núcleos, pesquisadores e instituições, realizou este evento que se constituiu um espaço de diálogo e reflexões das desigualdades e violações acerca dos corpos dissidentes. Sob a possibilidade de avistar, no cruzamento entre esses corpos teóricos, possíveis explicações aos diversos gêneros das sociedades contemporâneas quanto as suas variações "estilísticas", como as da não-binariedades e as travestilidade. Sob o embalo da Democracia e dos Direitos Humanos, abordamos a complexidade das sexualidades, das violações e estigmas nos resumos aqui apresentados, no entanto, sem a pretensão de esgotar o diálogo acerca das temáticas propostas. As expressões dos corpos são sem dúvida um chamado à reflexão das violências plurais e nefastas cometidas contra os seres humanos em sua diversidade. Portanto, os trabalhos aqui contidos são um convite à leitura pelos estilos instigantes que compõe estes anais. Os pesquisadores revelam os problemas e as inquietações que percorrem a história dos sujeitos em perspectivas atuais e críticas.
Apreciem e tenham boa leitura!!
Montes Claros, dezembro de 2021.
Leila Gusmão
Membro da Comissão Organizadora do II SEGE
{{item.denominacao}} |
Responsável
GPEG - Unimontes
gpeg@unimontes.br
gvmulheres@gmail.com
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}