{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

Caros pares,

Com grande satisfação, o Grupo de Pesquisa em Linguagens do IFBAIANO (GPELIF) realizou a primeira edição do Seminário de Linguagens do IF Baiano (I SELIF), de forma gratuita e 100% online, nos dias 09 e 10 de setembro de 2020.

Tivemos a necessidade de ampliar o evento em mais um dia, a fim de melhor acolhermos o quantitativo das propostas de trabalhos submetidos. Nossas expectativas foram mais que superadas, pois recebemos 239 propostas de comunicações orais e vídeo-pôsteres, além das 21 propostas de minicursos e oficinas. Tivemos o total de 704 inscritos, advindos de instituições de ensino e pesquisa de muitas partes do Brasil, e até mesmo do exterior (tivemos inscritos de Portugal, como apresentadores de trabalhos).

O GPELIF surgiu no IF Baiano em 2019 e hoje vem se consolidando ao agregar diversos pesquisadores da Instituição e de Instituições parceiras que possuem seus trabalhos de pesquisas voltados para as linhas que compõem o GP. As linhas de pesquisa do GELIF encontram-se debruçadas sobre os estudos que trabalham na interface linguagens, literaturas e estudos culturais, relacionando aspectos das narrativas literárias e das práticas de ensino que mantém diálogo com os estudos culturais, assim como a ampliação dos estudos linguísticos, semânticos e discursivos, a citar:

Linha 01 – Linguagem, semântica e cognição;

Linha 02- Linguagens, ensino de línguas, letramentos e TIC´s;

Linha 03 - Linguagens, literatura e estudos culturais;

Linha 04- Linguagens, práticas discursivas e representações sociais.

O tema proposto para o I SELIF – “Desafio e soluções das TIC’s no ensino e aprendizagem de línguas em um contexto de pandemia” – visou contemplar e discutir a nova conjuntura imposta pela situação de distanciamento social, à área da Educação, em especial, às estratégias imbricadas e aplicadas na situação de ensino e aprendizagem de línguas. A necessidade de nos reinventarmos enquanto área de linguagens provocou a proposição de discussões mais profícuas entre os pares, e este foi o nosso maior objetivo.

O evento proposto se organizou em torno das quatro linhas de pesquisa do GPELIF, já supracitadas, acolhendo inscrições para apresentações de trabalhos (Comunicações Orais e Vídeo-Pôsteres), desde estudantes e profissionais de Educação Básica até à Pós-Graduação, cujas propostas se enquadraram ou transitaram nas respectivas temáticas das linhas e também do evento, em geral.

No presente volume, constam 68 (sessenta e oito) artigos dentre aqueles que foram apresentados em forma de comunicação oral no evento. Assim, convidamos a todos para que aproveitem a leitura do excelente conteúdo aqui publicado!

 

A Comissão Científica.




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

gpelifgrupo@gmail.com


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}