UMA ANÁLISE DO GÊNERO MULTIMODAL NO LIVRO DIDÁTICO ÁPIS LÍNGUA PORTUGUESA, DO 2° ANO, DO ENSINO FUNDAMENTAL

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 1984-7610

Título do Trabalho
UMA ANÁLISE DO GÊNERO MULTIMODAL NO LIVRO DIDÁTICO ÁPIS LÍNGUA PORTUGUESA, DO 2° ANO, DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
  • Leila Maria Franco
  • Bianca Borges da Silva Oliveira
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 20 – Ensino de línguas e materiais didáticos: aportes teóricos e práticos
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/selluftm/480851-uma-analise-do-genero-multimodal-no-livro-didatico-apis-lingua-portuguesa-do-2-ano-do-ensino-fundamental
ISSN
1984-7610
Palavras-Chave
multimodalidade, livro didático, gêneros discursivos
Resumo
Em anos recentes, a comunicação tem se pautado em um projeto que se configura por meio dos gêneros discursivos marcados por uma semiose de linguagens nas diversas práticas de leitura, ao aliar em sua composição as modalidades verbal e não verbal. Nesse sentido, a linguagem está deixando de construir significado expresso apenas pela modalidade verbal (oral ou escrita) e passa a agregar cores, imagens, recursos visuais, entre outros (KRESS, van LEEUWEN, 1996, p.1), constituindo um texto multimodal ou multissemiótico, um campo de estudos instigante na produção de materiais didáticos. Nesse sentido, trazemos neste estudo algumas considerações sobre a multimodalidade no livro didático (LD), Ápis de Língua Portuguesa, do 2° ano, do Ensino Fundamental, de Ana Trinconi, Terezinha Bertin e Vera Marchezi. Os objetivos dessa abordagem foram: analisar os gêneros multimodais – que aliam uma simbiose de linguagens- , compreender como as atividades desse livro colaboram para o desenvolvimento da capacidade leitora, de modo a despertar nas crianças o seu lado crítico-reflexivo, discutir a articulação entre a modalidade verbal e não verbal e suas formas de contextualização e identificar os gêneros multimodais mais presentes nesse LD. Para o alcance desses objetivos, recorremos aos pressupostos enunciativo-discursivos de abordagem sócio histórica Bakhtin (1992) para tratar de gênero do discurso, aliados a fundamentos da multimodalidade, apresentados por Kress (1996), Kress e van Leeuwen (1996), Rojo e Barbosa (2015), e discussões sobre o gênero multimodal no livro didático, em Bunzen e Rojo (2005) e Barros e Costa (2012). A pesquisa é de caráter qualitativo (CHIZZOTTI, 2001), aplicando o método da Análise Textual (SILVERMAN, 1993) e seu corpus é constituído de três conjuntos de textos – Unidades 3, 5 e 11. As unidades analisadas apresentam uma diversidade de gêneros textuais, por isso, consideramos válida a proposta dos gêneros multimodais, nesse livro didático, de colaborar para o desenvolvimento da formação leitora das crianças, da 2° série, do Ensino Fundamental, a partir do livro didático Ápis de Língua Portuguesa. Isso se evidencia em torno de procedimentos ou estratégias de leitura para ampliar as possibilidades de abordagem dos diferentes gêneros textuais (BERTIN, 2000), pela antecipação de leitura, inferências, mobilização de conhecimentos prévios e formulação de hipóteses, e, consequentemente, na formação de leitores críticos e reflexivos, acerca da função comunicativa dos diferentes gêneros textuais, em um movimento dialógico e interdisciplinar de elementos semióticos conectados.
Título do Evento
VIII SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Título dos Anais do Evento
Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FRANCO, Leila Maria; OLIVEIRA, Bianca Borges da Silva. UMA ANÁLISE DO GÊNERO MULTIMODAL NO LIVRO DIDÁTICO ÁPIS LÍNGUA PORTUGUESA, DO 2° ANO, DO ENSINO FUNDAMENTAL.. In: Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Anais...Uberaba(MG) UFTM, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/selluftm/480851-UMA-ANALISE-DO-GENERO-MULTIMODAL-NO-LIVRO-DIDATICO-APIS-LINGUA-PORTUGUESA-DO-2-ANO-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL. Acesso em: 26/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes