ROMPENDO AS FRONTEIRAS COLONIAIS: POR UM ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA ALÉM DO CÂNONE

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 1984-7610

Título do Trabalho
ROMPENDO AS FRONTEIRAS COLONIAIS: POR UM ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA ALÉM DO CÂNONE
Autores
  • Ewerton Batista Duarte
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 02 – Ensino-aprendizagem de línguas em perspectivas decoloniais
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/selluftm/483074-rompendo-as-fronteiras-coloniais--por-um-ensino-de-lingua-inglesa-para-alem-do-canone
ISSN
1984-7610
Palavras-Chave
Ensino de Língua Inglesa; Literatura africana anglófona; Invisibilidade; Decolonialidade.
Resumo
Os textos literários, de forma geral, são escassamente contemplados nos materiais didáticos de Língua Inglesa disponibilizados na Educação Básica. Quando presentes, tais textos, além de adaptados e representativos de apenas alguns gêneros literários, como a poesia e o conto, são quase que exclusivamente de autores estadunidenses e britânicos, de modo que os alunos acabam por ser expostos exclusivamente à literatura canônica do colonizador e das potências imperialistas. É esta questão que constitui o cerne da reflexão do presente estudo. A partir de concepções decoloniais (QUIJANO, 1992; MIGNOLO, 1995) e dos estudos pós-coloniais (BHABHA, 1998; SAID, 2007, 2011), como também da leitura dos documentos oficiais que norteiam a Educação Básica brasileira, objetivamos evidenciar a invisibilidade da literatura dos países africanos anglófonos no ensino de Língua Inglesa e as consequências desse apagamento, visando contribuir com as discussões em torno do movimento de descolonização do ensino de Língua Inglesa nos currículos e nas práticas educacionais. A discussão aqui proposta é um recorte do Projeto de Doutoramento: “A invisibilidade das Literaturas Africanas de Língua Inglesa no Ensino Médio: uma proposta afrocentrada para as aulas de inglês”, cuja investigação é realizada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em parceria com o Institute of African and Diaspora Studies (IADS), da University of Lagos, na Nigéria. O objetivo geral do projeto maior é aproximar os professores de inglês e estudantes do Ensino Médio da estética literária africana anglófona, mais precisamente, de textos pertencentes à literatura nigeriana. Nesse sentido, espera-se que a pesquisa contribua para a recepção e valorização da estética literária oriunda de países africanos de Língua Inglesa, transcendendo, assim, as fronteiras coloniais que impedem os professores de enxergar além das muralhas canônicas.
Título do Evento
VIII SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Título dos Anais do Evento
Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DUARTE, Ewerton Batista. ROMPENDO AS FRONTEIRAS COLONIAIS: POR UM ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA ALÉM DO CÂNONE.. In: Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Anais...Uberaba(MG) UFTM, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/selluftm/483074-ROMPENDO-AS-FRONTEIRAS-COLONIAIS--POR-UM-ENSINO-DE-LINGUA-INGLESA-PARA-ALEM-DO-CANONE. Acesso em: 26/12/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes