AS CRÍTICAS À CORRUPÇÃO ECLESIÁSTICA E AO PAPADO NO CANTO XIX DA DIVINA COMÉDIA, DE DANTE ALIGHIERI

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 1984-7610

Título do Trabalho
AS CRÍTICAS À CORRUPÇÃO ECLESIÁSTICA E AO PAPADO NO CANTO XIX DA DIVINA COMÉDIA, DE DANTE ALIGHIERI
Autores
  • Giovanna De Campos Mauro
  • Giacomo Comiati
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 13 – Estudos medievalistas e literatura
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/selluftm/488031-as-criticas-a-corrupcao-eclesiastica-e-ao-papado-no-canto-xix-da-divina-comedia-de-dante-alighieri
ISSN
1984-7610
Palavras-Chave
Dante Alighieri, Divina Comédia, Idade Média
Resumo
A disputa entre a autoridade secular e a eclesiástica, abordada por Dante Alighieri na Monarquia, permeia todas as três cantiche da Divina Comédia. Para o personagem-poeta, o imperador é a única figura que pode manter a paz na terra porque é o único que não é suscetível à ganância (Monarquia). A ganância por dinheiro e por poder, bem como a corrupção moral, são características dominantes dos clérigos da Comédia. O papado enfrentava uma severa crise no início do século XIV, quando Dante escrevia a Comédia: a sede da Igreja havia sido transferida da tradicional cidade de Roma para Avignon, em que a monarquia francesa, representada pela figura do rei Filipe IV, passaria a exercer uma poderosa influência. Na Comédia, a corrupção do alto clero é condenada desde o início do Inferno, em que Dante coloca um papa (Celestino V) entre as primeiras almas por ele vistas entre os condenados, ate´ o Paraíso. O presente trabalho, parte da pesquisa Chiesa e Impero, Politica e Religione: un'analisi della corruzione della Chiesa e del papato nella Commedia, di Dante Alighieri (Igreja e Império, Política e Religião: uma análise da corrupção da igreja e do papado na Comédia, de Dante Alighieri), tendo como objetivo analisar a presença das críticas à corrupção eclesiástica e ao papado no Canto XIX do Inferno, no qual Dante e Virgilio atravessam a terceira bolgia do oitavo círculo, local no qual os protagonistas encontram os simoníacos, hereges que vendiam objetivos sagrados (SERMONTI, 2007), presos e colocados de cabeça para baixo dentro de buracos (v. 1-30). Da boca de cada um desses buracos saem os pés, panturrilhas e joelhos dos pecadores, enquanto o resto do corpo fica preso na rocha. Os poetas decidem parar a viagem para conversar com o papa Nicolau III, que se encontra em um buraco com chamas mais fortes e vivas (SERMONTI, 2007), e ouvem a profecia da condenação de Bonifácio VIII e Clemente V (v.52-87). Giovanni Gaetano Orsini, que ascendeu ao papado com o nome de Nicolau III de 1277 a 1280, é motivo das acusações de Dante principalmente devido à sua política imperial e ao favoritismo para com sua família, os Orsini, importantes defensores de Bonifácio VIII. Bonifácio VIII, nomeado pela primeira vez no canto por Nicolau III (v.53), foi papa entre os anos de 1294 a 1303. A política de Bonifácio e a sua ideologia sobre as relações entre a Igreja e o império serão alvo das críticas e censuras de Dante, inicialmente presentes no canto III do Inferno. As imagens do contrapasso dantesco sobre a simonia, explicadas pelo poeta no início do canto e retomadas ao longo do diálogo entre o papa corrupto e os peregrinos a partir do verso 72, e da figura de Bonifácio VIII, que, embora não apareça como um personagem na Comédia, é uma importante figura para a compreensão da visão do poeta sobre as relações entre o Império e a instituição eclesiástica, teorizada na Monarquia e presente no canto em forma de uma breve invectiva direcionada aos papas simoníacos (v. 88-120), serão analisadas pelo trabalho, bem como as razões pessoais e filosóficas de Dante para a condenação do papa. Pretendemos, com a análise, demonstrar como o papel de Bonifácio na política italiana, com um particular destaque para a florentina, e no próprio exílio de Dante, juntamente com sua posição sobre a supremacia papal, seriam os culpados pela animosidade de Dante em relação à figura histórica e poética do líder da Igreja.
Título do Evento
VIII SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Título dos Anais do Evento
Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MAURO, Giovanna De Campos; COMIATI, Giacomo. AS CRÍTICAS À CORRUPÇÃO ECLESIÁSTICA E AO PAPADO NO CANTO XIX DA DIVINA COMÉDIA, DE DANTE ALIGHIERI.. In: Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Anais...Uberaba(MG) UFTM, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/selluftm/488031-AS-CRITICAS-A-CORRUPCAO-ECLESIASTICA-E-AO-PAPADO-NO-CANTO-XIX-DA-DIVINA-COMEDIA-DE-DANTE-ALIGHIERI. Acesso em: 28/04/2025

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