LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: OS CONTOS DE AUTORIA FEMININA

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 1984-7610

Título do Trabalho
LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: OS CONTOS DE AUTORIA FEMININA
Autores
  • ANA PAULA DE JESUS SILVA
  • Fani Miranda Tabak
  • Deolinda de Jesus Freire
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 09 – Leitura literária, democracia e ensino
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/selluftm/488078-leitura-literaria-na-escola--os-contos-de-autoria-feminina
ISSN
1984-7610
Palavras-Chave
BNCC, Estudos Literários, Contos, Autoria feminina
Resumo
Pertencente à linha de pesquisa de “Estudos Literários”, do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/ UFTM), de Uberaba, este projeto tem como objetivo investigar e discutir as possíveis lacunas na abordagem da leitura literária na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que é referência para a elaboração dos currículos educacionais de estados e municípios do Brasil. Partindo dos pressupostos da leitura compartilhada sugerida por Solé, visamos a abordagem de contos em sala de aula, uma vez que se trata de um gênero com bastante capacidade para atrair, estimular e aguçar o interesse dos jovens pela leitura. Além disso, a escolha dessas narrativas não se deu de forma aleatória, o objetivo é aproximar-se de contos de autoria feminina, tendo em vista o apagamento, ao longo dos tempos, da escrita literária feita por mulheres. Dessa forma, trabalhar a autoria literária feminina também é uma maneira de mobilizar, nos alunos, a empatia e o senso crítico por meio do enredo, espaços e personagens abordadas, contribuindo com as investigações acadêmicas nessa área. Para a proposta aqui delimitada, foram selecionados os contos “Longe como o meu querer”, de Marina Colasanti; “O jardim selvagem” e “Venha ver o pôr do sol”, ambos de Lygia Fagundes Telles; “Gesso”, de Jarid Arraes; e “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo. O desenvolvimento do projeto estará ancorado nos pressupostos teóricos em que se inserem a BNCC, o gênero conto e a Literatura de autoria feminina, nomeadamente: Brasil (2018), Candido (1995), Cosson (2009), Dalcastagné (2010), Gotlib (2006), Hooks (2000), Langlade & Rouxel (2004); Perrone-Moisés (2016), Petit (2008; 2009), Rossini (2016), Solé (2009), Tabak (2021), Xavier (2021), Zolin (2009), além de outros textos e palestras relacionados à temática.
Título do Evento
VIII SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Título dos Anais do Evento
Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, ANA PAULA DE JESUS; TABAK, Fani Miranda; FREIRE, Deolinda de Jesus. LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: OS CONTOS DE AUTORIA FEMININA.. In: Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Anais...Uberaba(MG) UFTM, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/selluftm/488078-LEITURA-LITERARIA-NA-ESCOLA--OS-CONTOS-DE-AUTORIA-FEMININA. Acesso em: 29/04/2025

Trabalho

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