O GÊNERO MULTIMODAL SLAM NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA POSSIBILIDADE PARA O DEBATE DE QUESTÕES SOCIAIS

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 1984-7610

Título do Trabalho
O GÊNERO MULTIMODAL SLAM NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA POSSIBILIDADE PARA O DEBATE DE QUESTÕES SOCIAIS
Autores
  • Geane do Socorro Rovere Leal Pinheiro
  • Fernanda Rocha Bomfim
  • Fabíola Ap. Sartin Dutra Parreira Almeida
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 23 – Os multiletramentos, as multissemioses e a multimodalidade na formação de professores de línguas
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/selluftm/488164-o-genero-multimodal-slam-no-contexto-escolar--uma-possibilidade-para-o-debate-de-questoes-sociais
ISSN
1984-7610
Palavras-Chave
slam, gênero, multimodalidade
Resumo
Esta comunicação tem por objetivo refletir acerca do gênero multimodal slam, presente na sociedade contemporânea, difundido entre as culturas jovens, mas pouco utilizado no contexto de sala de aula, embora represente um gênero multimodal e que de acordo com Alves e Sousa (2020), o slam ainda tem seu uso tímido, muitas vezes marginal no contexto escolar, sobretudo nas aulas de língua portuguesa. A fim de promover uma proposta de didatização do gênero slam, considerando as novas práticas de letramento multiculturais, entendemos que o seu uso em ambiente escolar rompe com os padrões sociais por ir além do estudo de Língua Portuguesa e Literatura, pois pode representar uma forma de libertação e de dar voz aos estudantes que nem sempre as tem em seu ambiente escolar. Por essa perspectiva, propõe-se a análise de possíveis práticas multimodais a partir do slam, levando em conta um novo aspecto em relação ao modo como esse pode ser abordado no cotidiano escolar. Discutiremos o conceito de gênero conforme Martin (1992), Martin e Rose (2008) que destacam que o falante/escritor diferencia e organiza os gêneros de acordo com a cultura. Desse modo, pretendemos investigar quais os campos de aprendizagem que o gênero estudado pode suscitar. Defendemos a ideia de que os gêneros multimodais, em específico o slam, possuem recursos semióticos que ampliam o modo de ler o texto em suas múltiplas linguagens, bem como fomentar discussões de cunho ideológico e social, o que gera bastante identificação com o público jovem. O estudo tem como aporte metodológico a pesquisa de caráter bibliográfica, fundamentada em teóricos como Benevenuti (2019), Coscarelli (2017), Dondis (1997), Rojo (2015), Vergueiro (2014), os quais possuem obras voltadas para o trabalho com gêneros multimodais em sala de aula. A proposta de uso do gênero em questão, se justifica pelo seu caráter multimodal e a possibilidade de explorar discussões e reflexões sociais relevantes. Outrossim percebemos a necessidade de compreender como de fato os gêneros multimodais têm contribuído para o ensino em sala de aula. Ademais, neste estudo pretendemos discutir e apresentar possibilidades didáticas de uso do gênero slam, entendendo que o gênero pode somar para o desenvolvimento da criticidade dos alunos da educação básica.
Título do Evento
VIII SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Título dos Anais do Evento
Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PINHEIRO, Geane do Socorro Rovere Leal; BOMFIM, Fernanda Rocha; ALMEIDA, Fabíola Ap. Sartin Dutra Parreira. O GÊNERO MULTIMODAL SLAM NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA POSSIBILIDADE PARA O DEBATE DE QUESTÕES SOCIAIS.. In: Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Anais...Uberaba(MG) UFTM, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/selluftm/488164-O-GENERO-MULTIMODAL-SLAM-NO-CONTEXTO-ESCOLAR--UMA-POSSIBILIDADE-PARA-O-DEBATE-DE-QUESTOES-SOCIAIS. Acesso em: 25/04/2025

Trabalho

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