ATIVIDADES SOBRE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO: SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O EXERCÍCIO DO RESPEITO ÀS VARIEDADES LINGUÍSTICAS

Publicado em 23/09/2022 - ISSN: 1984-7610

Título do Trabalho
ATIVIDADES SOBRE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO: SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O EXERCÍCIO DO RESPEITO ÀS VARIEDADES LINGUÍSTICAS
Autores
  • Gilberto Antonio Peres
Modalidade
Resumo
Área temática
GT 14 – Propostas didáticas e relatos de experiências: a sociolinguística no ambiente escolar.
Data de Publicação
23/09/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/selluftm/488173-atividades-sobre-variacao-linguistica-no-livro-didatico--suas-contribuicoes-para-o-exercicio-do-respeito-as-varie
ISSN
1984-7610
Palavras-Chave
Ensino de língua portuguesa. Variação linguística. Livro didático. Respeito linguístico.
Resumo
Embora o ensino de Língua Portuguesa no espaço escolar tenha demonstrado mudanças, concordamos com Belini e Sousa (2014) que “as aulas de Língua Portuguesa ainda precisam rever o tratamento dado aos aspectos variacionistas da língua e seus usos”. Diante disso, uma atitude relevante do profissional docente está relacionada ao uso que faz do material que lhe é comumente disponibilizado para o desenvolvimento de sua prática pedagógica: o livro didático. Pensamos que as recentes coleções de língua portuguesa produzidas para escolha de acordo com o PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) apresentam um tratamento mais coerente com as orientações de documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (BRASIL, 1998) e, principalmente, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017) oportunizando um ensino de língua que vá além dos julgamentos de certo e de errado, conforme impõe a gramática normativa. No entanto, uma questão que nos preocupa é a (continuada) formação sociolinguística dos professores para que consigam desenvolver suas aulas aplicando atividades que priorizem o fato de que a língua é heterogênea, enfatizando o respeito às variedades linguísticas presentes tanto na sociedade quanto no espaço escolar, para que seja evidenciado o respeito linguístico. Nossa comunicação pretende mostrar análise de atividades de livros didáticos de língua portuguesa sobre a temática da variação linguística, exposta durante uma webconferência para alunos 1º período do Curso de Letras/Inglês a distância (2022), da Universidade Federal de Uberlândia. A princípio, a proposta tece breves comentários sobre conceitos sociolinguísticos com aporte em Scherre (2008), Bagno (2007, 2013), Faraco e Zilles (2017). Depois são apresentadas e comentadas atividades recortadas de livros didáticos constantes no Guia do Livro Didático, com o objetivo de que os estudantes do Curso de Letras tenham um direcionamento para analisarem material didático utilizado por professores que vão entrevistar; a realização dessa tarefa é parte integrante do planejamento da disciplina Introdução aos Estudos Linguísticos. Esperamos que nossa proposta contribua para a conscientização de futuros professores, ainda em formação na graduação, de forma que possam evidenciar no espaço escolar a reflexão de que a língua é também identidade do falante/estudante.
Título do Evento
VIII SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Título dos Anais do Evento
Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PERES, Gilberto Antonio. ATIVIDADES SOBRE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO: SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O EXERCÍCIO DO RESPEITO ÀS VARIEDADES LINGUÍSTICAS.. In: Programação e Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Anais...Uberaba(MG) UFTM, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/selluftm/488173-ATIVIDADES-SOBRE-VARIACAO-LINGUISTICA-NO-LIVRO-DIDATICO--SUAS-CONTRIBUICOES-PARA-O-EXERCICIO-DO-RESPEITO-AS-VARIE. Acesso em: 26/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes