CONSUMO CONSPÍCUO: RELAÇÕES DE CONSUMO E INFLUÊNCIAS EXTERNAS DE MÃES EM FESTAS INFANTIS

Publicado em 23/12/2019 - ISBN: 978-85-5722-372-1

Título do Trabalho
CONSUMO CONSPÍCUO: RELAÇÕES DE CONSUMO E INFLUÊNCIAS EXTERNAS DE MÃES EM FESTAS INFANTIS
Autores
  • Mayara Muniz de Oliveira
  • Francisca Rozangela Lopes de Sousa
  • Mariana Ferreira Pessoa
Modalidade
Artigo
Área temática
GT 6 – Marketing
Data de Publicação
23/12/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/semad2019/193717-consumo-conspicuo---relacoes-de-consumo-e-influencias-externas-de-maes-em-festas-infantis
ISBN
978-85-5722-372-1
Palavras-Chave
Consumo Conspícuo, Festas Infantis, Influências Externas.
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar as influências externas do consumo realizado pelas mães em festas infantis à luz do consumo conspícuo. Como suporte teórico, foram abordados o comportamento de consumo e as influências externas, especificamente a família, grupos de referência e a cultura, bem como os conceitos relativos a teoria do consumo conspícuo, que, por sua vez, divide-se em três categorias: ostentação e sinalização; exclusividade; e conformidade social. Assim, visando a atender o objetivo, utilizou-se uma abordagem qualitativa e foram entrevistadas mães que realizaram a festa de um ano de idade de seu primeiro e único filho. Concluiu-se que as mães vivenciaram situações de consumo ostensivo como consequência da influência, principalmente, dos grupos de referência e da família. Nesse sentido, observou-se que todas as dimensões do consumo conspícuo são relevantes no contexto de festas infantis, pois aspectos como a necessidade de que o momento da festa fosse único (exclusivo) e servisse de referência para outros, bem como a quantidade de dinheiro despendido para sua a realização foram recorrentes entre as entrevistadas.
Título do Evento
XIV SEMANA DO ADMINISTRADOR
Cidade do Evento
Pau dos Ferros
Título dos Anais do Evento
Anais da XIV Semana do Administrador e I Encontro de Iniciação Científica do Núcleo de Estudos Organizacionais do Alto Oeste Potiguar – NEOP
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

OLIVEIRA, Mayara Muniz de; SOUSA, Francisca Rozangela Lopes de; PESSOA, Mariana Ferreira. CONSUMO CONSPÍCUO: RELAÇÕES DE CONSUMO E INFLUÊNCIAS EXTERNAS DE MÃES EM FESTAS INFANTIS.. In: Anais da XIV Semana do Administrador e I Encontro de Iniciação Científica do Núcleo de Estudos Organizacionais do Alto Oeste Potiguar – NEOP. Anais...Pau dos Ferros(RN) Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/semad2019/193717-CONSUMO-CONSPICUO---RELACOES-DE-CONSUMO-E-INFLUENCIAS-EXTERNAS-DE-MAES-EM-FESTAS-INFANTIS. Acesso em: 19/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes