A “PERSPECTIVA AFRICANA” EM PERSPECTIVA: A ESCRITA DA HISTÓRIA DA ÁFRICA EM JOSEPH KI-ZERBO E PEPETELA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX.

Publicado em 01/11/2019 - ISBN: 978-85-5722-302-8

Título do Trabalho
A “PERSPECTIVA AFRICANA” EM PERSPECTIVA: A ESCRITA DA HISTÓRIA DA ÁFRICA EM JOSEPH KI-ZERBO E PEPETELA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX.
Autores
  • DAVID NASCIMENTO DE ALMEIDA
Modalidade
Grupos de Trabalho
Área temática
GT 01 - África em conexões: diálogos, metodologias e abordagens
Data de Publicação
01/11/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/semanacoloquio/198167-a-perspectiva-africana-em-perspectiva--a-escrita-da-historia-da-africa-em-joseph-ki-zerbo-e-pepetela-na-segunda
ISBN
978-85-5722-302-8
Palavras-Chave
Perspectiva africana; Pepetela; Joseph Ki-zerbo; Memória; História; Identidade
Resumo
O presente trabalho parte da perspectiva africana, como um paradigma teórico/metodológico que prioriza os fatores internos em detrimento dos externos na produção de uma História da África, que é antes de tudo, científica. Um dos maiores percursores da "perspectiva africana" é o historiador burkinês Joseph Ki-zerbo, editor do primeiro volume da "História Geral da África" sob os auspícios da UNESCO e autor a obra História da África Negra, composta por dois volumes.Ki-zerbo sempre toca na importância da história para a identidade de um povo, segundo ele "sem identidade somos apenas objetos da História e não sujeitos da mesma" e a História, ou melhor, os historiadores comprometidos com a história da África tinham como tarefa maior a construção de uma memória coletiva dos sujeitos africanos que valorizasse o(s) seu(s) passado(s) e denunciasse as mazelas do colonialismo. Me proponho a dialogar aqui com os estudos do historiador Muryatan Barbosa acerca da perspectiva africana como uma orientação para a escrita da história do continente africano.No entanto, pretendo discutir também a perspectiva africana como uma ferramenta epistemológica que surge da necessidade de narrar o passado africano agora sob um olhar anti-colonial. É aí que iremos nos debruçar sobre os escritos de Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, o Pepetela. Escritor angolano que viveu participou da guerrilha pela libertação de Angola do julgo colonial e teceu diversas narrativas ditas ficcionais que tratam do passado africano a partir do olhar do colonizado. Exemplo disso é a obra " A Gloriosa Família: o tempo dos flamengos" romance publicado em meados dos anos 90, em que o autor parte da obra "História geral das guerras angolanas " do historiador português Antônio de Oliveira Cadornega (séc XVII). Pepetela recria a trajetória de um comerciante de escravos que viveu em Angola durante a ocupação holandesa, trazendo à tona a disputa entre as duas nações europeias em torno do comércio e da exploração de africanos na região central do continente. O importante para nós é o fato de toda essa narrativa ter sido construída a partir da ótica de um escravo, o narrador. Instrumentalizando nomes como o da rainha Nzinga, Pepetela penteia a história de angola a contrapelo, indo de encontro com as narrativas coloniais, tentando assim mobilizar uma memória coletiva em torno da nação angolana, que vivia suas primeira décadas. Assim, reconhecemos a literatura produzida em África no século XX como uma escrita da história, visando dar sentido ao passado recente com uma tarefa política clara para o presente. Observando os limites e as proximidades da história e da ficção, perceberemos as diversas narrativas a cerca do passado africano, as tensões no fazer científico da História e cultura histórica nas nações que irão nascer nas independências no continente africano durante o século XX.
Título do Evento
IV Colóquio Internacional de História da África e VIII Semana de Ciências Sociais
Cidade do Evento
Juazeiro
Título dos Anais do Evento
Anais do IV Colóquio Internacional de História da África e VIII Semana de Ciências Sociais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ALMEIDA, DAVID NASCIMENTO DE. A “PERSPECTIVA AFRICANA” EM PERSPECTIVA: A ESCRITA DA HISTÓRIA DA ÁFRICA EM JOSEPH KI-ZERBO E PEPETELA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX... In: Anais do IV Colóquio Internacional de História da África e VIII Semana de Ciências Sociais. Anais...Juazeiro(BA) UNIVASF, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/semanacoloquio/198167-A-PERSPECTIVA-AFRICANA-EM-PERSPECTIVA--A-ESCRITA-DA-HISTORIA-DA-AFRICA-EM-JOSEPH-KI-ZERBO-E-PEPETELA-NA-SEGUNDA. Acesso em: 27/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes