{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

A pesquisa na área da História da Arquitetura e do Urbanismo na América Latina tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, refazendo-se versões dominantes na historiografia. A intensa revisão a que tem se submetido o passado da Arquitetura e a significativa ampliação vivida pelo campo da preservação do patrimônio a partir dos anos 1980 fez com que a disciplina da História da Arquitetura voltasse a ser colocada na ordem do dia. Grande parte dessa dinâmica deve-se à redescoberta dos arquivos, que têm fornecido ricas e novas fontes para a pesquisa, iluminando episódios esquecidos e refazendo narrativas tradicionais.

Além disso, a redescoberta dos arquivos também contribui para que o campo do patrimônio cultural se modifique profundamente, acercando-se de uma perspectiva crítica, na qual o próprio patrimônio é percebido como histórica e socialmente determinado. Com isso, também se multiplicam os trabalhos que enfocam as trajetórias das políticas de preservação, mostrando como as escolhas realizadas são frutos de uma época e de uma visão de mundo. 

Ao mesmo tempo, percebe-se que os arquivos vêm sendo redescobertos de uma forma não convencional, tendo em vista a sua importância renovada numa era marcada pela informação, difundida de forma exponencial pela internet. Assim, vemos crescer a busca de integração com outras áreas, entre as quais a ciência da informação e a ciência da computação, e com a própria arte, que se apropria dos arquivos de forma vigorosa no século XXI.

Neste contexto, em novembro de 2019, foi realizado em Belo Horizonte o 6º Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação, que, mais uma vez, reuniu profissionais e pesquisadores de toda região ibero-americana para discutir essa conjunção entre arquitetura, arte, arquivos e informação. Dando sequência aos trabalhos realizados nas outras edições, a sexta edição deste Seminário foi composta por palestras e mesas-redondas, além de ter dado espaço para comunicações, que foram selecionadas através de chamada de trabalhos dirigida a todo o mundo ibero-americano.




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Instituto de Estudos do Desenvolvimento Sustentável - IEDS

institutoeds@ieds.org.br


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}