TRATAMENTO DE EFLUENTES DOMÉSTICOS: UM CONTEÚDO A SER INSERIDO NA PRÁTICA ESCOLAR

Publicado em 30/11/2018 - ISSN: 2359-2508

Título do Trabalho
TRATAMENTO DE EFLUENTES DOMÉSTICOS: UM CONTEÚDO A SER INSERIDO NA PRÁTICA ESCOLAR
Autores
  • Arleide Rosa da Silva
  • Talita Lopes De Morais
  • Samira da Rocha
  • Valnice Motta
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino Médio, Técnico e Profissionalizante
Data de Publicação
30/11/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/seminariolicenciaturas2018/98367-tratamento-de-efluentes-domesticos--um-conteudo-a-ser-inserido-na-pratica-escolar
ISSN
2359-2508
Palavras-Chave
esgoto. ETE. prática escolar.
Resumo
O tratamento de efluentes domésticos é uma medida de controle da poluição. É o conjunto de etapas que o efluente recebe antes de ser devolvido ao rio. Estas etapas podem ser realizadas em uma ETE (Estação de Tratamento de Efluentes), quando passa por uma rede de esgotos na localidade, ou através da fossa séptica, nos locais ausentes dessa rede. A falta do tratamento dos esgotos causam o aumento da proliferação de doenças, como a leptospirose, esquistossomose, febre tifóide, cólera, parasitóides, etc. E o excesso de esgoto nos rios causam a eutrofização e a mortandade de animais que vivem no ambiente aquático, especialmente os peixes. Dentro da BNCC temos a habilidade: "Investigar e analisar os efeitos dos serviços básicos, como o saneamento, e identificar as necessidades locais e/ou regionais em relação a esses serviços, a fim de promover ações que contribuam para a melhoria na qualidade de vida e nas condições de saúde da população". Este trabalho objetiva o estudo do funcionamento de uma ETE e as consequências ambientais que os efluentes domésticos podem causar. O presente trabalho é uma proposta a ser trabalhada em escola, no Ensino Médio, a partir dos conhecimentos obtidos nas disciplinas do curso de Licenciatura em Química. A proposta é desenvolver este trabalho em três etapas. A primeira etapa é uma aula teórica sobre a importância ambiental do saneamento básico e pesquisa bibliográfica desenvolvida pelos alunos sobre o funcionamento de uma fossa séptica e da rede de esgotos até a ETE. A segunda etapa é a simulação de uma ETE utilizando materiais simples e a estrutura da escola, como o laboratório. E a terceira é a visita à ETE do município. Após a visita, o aluno deve compreender as etapas do funcionamento de uma ETE e os impactos ambientais causados no ecossistema pelos efluentes despejados em locais inadequados. Que incentivem seus responsáveis o uso da rede municipal de esgoto ou das fossas sépticas. Portanto, o estudo dos efluentes domésticos é uma prática a ser desenvolvida na escola e que contribui para a conscientização ambiental e uma comunidade mais salubre.
Título do Evento
XIV Seminário Integrado das Licenciaturas, VII Seminário PARFOR, VI Seminário PROESDE
Cidade do Evento
Blumenau
Título dos Anais do Evento
Anais do XIV Seminário Integrado das Licenciaturas, VII Seminário PARFOR, VI Seminário PROESDE
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Arleide Rosa da et al.. TRATAMENTO DE EFLUENTES DOMÉSTICOS: UM CONTEÚDO A SER INSERIDO NA PRÁTICA ESCOLAR.. In: Anais do XIV Seminário Integrado das Licenciaturas, VII Seminário PARFOR, VI Seminário PROESDE. Anais...Blumenau(SC) FURB, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/seminariolicenciaturas2018/98367-TRATAMENTO-DE-EFLUENTES-DOMESTICOS--UM-CONTEUDO-A-SER-INSERIDO-NA-PRATICA-ESCOLAR. Acesso em: 26/12/2024

Trabalho

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