Carregando
★ {{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}} |
Apresentação
Participantes da jornada e caros leitores,
apresentamos os Anais do Seminário Regional de Plantas Bioativas e Homeopatia; Jornada Sul Brasileira de Pesquisa em Plantas Medicinais e Homeopatia, fruto do VII SEMINÁRIO REGIONAL DE PLANTAS BIOATIVAS E HOMEOPATIA e da IV JORNADA SUL BRASILEIRA DE PESQUISA EM PLANTAS MEDICINAIS E HOMEOPATIA, realizados nos dias 24 e 25 de agosto de 2022, de forma híbrida, na cidade de Passo Fundo, no estado do Rio Grande do Sul. Este evento é promovido por um grupo de instituições e entidades que têm atuado em projetos de extensão e pesquisa com plantas bioativas e homeopatia em suas comunidades, municípios e estados, tendo como objetivos:
• Proporcionar um espaço para congregar pesquisadores, professores, estudantes, técnicos, extensionistas, agricultores e profissionais de diferentes áreas do conhecimento, buscando a troca de saberes científicos e populares e experiências sobre plantas bioativas e homeopatia na saúde humana, vegetal e animal.
• Oportunizar e estimular a divulgação das pesquisas científicas desenvolvidas pelas instituições de ensino e os relatos de experiência desenvolvidos pelas entidades e comunidades no que se refere a plantas bioativas e homeopatia.
• Divulgar estratégias de agregação de valor às plantas bioativas e à homeopatia, com incentivo para a certificação da matéria-prima como diferencial de qualidade e segurança requeridos.
• Estimular a inclusão da fitoterapia como prática de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), amparada pela Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e da Política de Práticas Integrativas e Complementares no SUS.
• Fortalecer a rede de entidades que trabalham com o tema da saúde preventiva e curativa e que promovem o uso das plantas medicinais e homeopatia.
• Apoiar a capacitação de técnicos e agentes na produção com qualidade, através de cultivo e manejo sustentável de plantas bioativas, insumos e derivados, buscando a inclusão da agricultura familiar nas cadeias e nos arranjos produtivos e na produção doméstica.
• Divulgar e fortalecer as políticas públicas existentes na área.
Desta forma, a Comissão Científica e Comissão Organizadora disponibilizam os Anais contendo os trabalhos aprovados que fizeram parte da programação científica do evento, objetivando contemplar a complexidade e a diversidade de conteúdos a respeito das plantas medicinais, fitoterápicos e homeopatia e seus desafios e perspectivas.
Foram aprovados 76 trabalhos, submetidos no formato de resumo simples, resumo expandido ou relato de experiência, nos seguintes eixos temáticos: produção e bioatividade de plantas medicinais; etnobotânica: povos e comunidades tradicionais; políticas públicas e práticas integrativas e complementares (PICs); plantas medicinais e/ou fitoterápicos na saúde humana, animal e vegetal; e homeopatia.
Esperamos que o conteúdo destes Anais contribua para o desenvolvimento destas temáticas tão importantes e necessárias para a atualidade, a fim de alcançar políticas públicas e garantir direitos sociais a toda a população que dela necessite.
Acompanhem mais informações sobre o evento como um todo e boa leitura.
Comissão Científica e Organizadora
{{item.denominacao}} |
Responsável
Universidade de Passo Fundo – UPF
Telefone: (54) 3316-8100 / E-mail: dmiotto@emater.tche.br
{{'Não existem edições anteriores' | translate}}