CURRÍCULO REAL NO NOVO ENSINO MÉDIO: AS CIÊNCIAS HUMANAS E A SOCIOLOGIA EM ESCOLAS DA PARAÍBA

Publicado em 22/06/2023 - ISSN: 2176-3488

Título do Trabalho
CURRÍCULO REAL NO NOVO ENSINO MÉDIO: AS CIÊNCIAS HUMANAS E A SOCIOLOGIA EM ESCOLAS DA PARAÍBA
Autores
  • Mylena Vicente da Silva
  • Maria Helena Costa Carvalho De Araújo Lima
Modalidade
Artigos
Área temática
GT 06 - POLÍTICA, GESTÃO, FINANCIAMENTO E CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS
Data de Publicação
22/06/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepechufcg/530626-curriculo-real-no-novo-ensino-medio--as-ciencias-humanas-e-a-sociologia-em-escolas-da-paraiba
ISSN
2176-3488
Palavras-Chave
Novo Ensino Médio; Currículo Real; Ensino de Sociologia
Resumo
A implementação do novo Ensino Médio (EM) nas escolas do Brasil começou nas turmas de 1º ano em 2022, a partir das determinações da Lei nº 13.415/2017. Entre as mudanças mais importantes estão o desenvolvimento dos itinerários formativos e a adoção do material didático interdisciplinar. A despeito das expectativas oficiais, é sabido que há considerável distância existente entre o currículo oficial e o real (GALDINO, 2015). Esse descompasso tende a se agravar no cenário atual, em que há muito uso de jargões e pouco esclarecimento teórico sobre as mudanças pretendidas e o que elas efetivamente impliquem em termos de ensino e aprendizagem (SACRISTÁN, 2016). O presente trabalho tem como objetivo a análise de experiências concretas de implementação do Novo EM, identificando as possíveis dificuldades e estratégias práticas adotadas pelos docentes de sociologia. Os resultados a serem apresentados são um recorte de um levantamento mais amplo, feito com professores de ciências humanas no âmbito do projeto de extensão “Curricular: lugar de currículo é na escola” (CDSA/UFCG). O levantamento de dados foi feito a partir de grupo focal com professores das quatro disciplinas de ciências humanas, atuantes em três escolas, de diferentes cidades da Paraíba. Com este trabalho, pretendemos lançar luzes sobre o caráter em disputa do Novo EM e sobre o papel ativo dos docentes no processo de resistência dos saberes disciplinares e da educação geral no ensino básico.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades - UFCG
Cidade do Evento
Campina Grande
Título dos Anais do Evento
Anais da XIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades-UFCG
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Mylena Vicente da; LIMA, Maria Helena Costa Carvalho De Araújo. CURRÍCULO REAL NO NOVO ENSINO MÉDIO: AS CIÊNCIAS HUMANAS E A SOCIOLOGIA EM ESCOLAS DA PARAÍBA.. In: Anais da XIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades-UFCG. Anais...Campina Grande(PB) Universidade Federal de Campina Grande, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepechufcg/530626-CURRICULO-REAL-NO-NOVO-ENSINO-MEDIO--AS-CIENCIAS-HUMANAS-E-A-SOCIOLOGIA-EM-ESCOLAS-DA-PARAIBA. Acesso em: 25/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes