MONITORIA NA ÁREA DE ANATOMIA VETERINÁRIA

Publicado em 27/09/2018 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
MONITORIA NA ÁREA DE ANATOMIA VETERINÁRIA
Autores
  • Arthur Dahmer
  • Luisa Wolker Fava
Modalidade
Apresentação Oral - Ensino Superior, Pós-graduação e FIC
Área temática
Medicina Veterinária
Data de Publicação
27/09/2018
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia/105872-monitoria-na-area-de-anatomia-veterinaria
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
atlas anatômico, estudo, peças anatômicas
Resumo
A disciplina de anatomia veterinária tem como premissa apresentar ao discente as principais estruturas anatômicas, salientando a nomenclatura, localização espacial e, de modo geral, como se dá a construção dos corpos dos animais domésticos. As aulas práticas em consonância com literatura relacionadas à anatomia animal propiciam ao aluno uma melhor fixação e compreensão do conteúdo apresentado na teoria. Este projeto se objetivou na elaboração de materiais e atividades que facilitam a aprendizagem do aluno, bem como fornecer momentos para sanar dúvidas relacionadas ao conteúdo, dentro e fora dos períodos de aula e auxiliar na organização do laboratório. No período da monitoria foram elaboradas algumas ferramentas, como por exemplo, um atlas de anatomia desenhada sobre o conteúdo de osteologia, artrologia, sindesmologia e miologia, visto que muitos alunos possuem dificuldade de escrever e fazer esboços das estruturas anatômicas e suas respectivas posições. Para a elaboração dos mesmos, coletaram-se imagens de ossos, ligamentos, articulações e músculos do laboratório de anatomia veterinária que posteriormente, essas imagens, foram ilustradas a lápis num papel A4 e em seguida, estas ilustrações foram digitalizadas, editadas e organizada num formato de atlas. Os materiais eram disponibilizados aos alunos em concordância ao conteúdo ministrado pelo professor. Aliada a isso, novas peças anatômicas foram confeccionadas com o intuído de maximizar e ampliar a variedade de estruturas disponíveis para o ensino-aprendizagem dos alunos. Não obstante, foram elaborados simulados para familiarizar os alunos com a atmosfera de uma prova prática, expondo-os a pressão do pouco tempo disponível para responder as questões, ruídos do laboratório, pressão psicológica, entre outros. Como resultado, além de quantificar o nível de conhecimento do aluno antes de sua avaliação, dando-lhes a chance de identificar se necessitam ou não estudar mais, o simulado mostrou-se eficiente no controle do nervosismo do discente no período de sua avaliação, fazendo com que errasse com menos frequência. No que diz respeito ao papel do monitor dentro e fora do laboratório, o mesmo auxiliou o docente a preparar atividades relacionadas às aulas práticas e também na limpeza e organização do laboratório. Não apenas desempenhando essas funções, o monitor se disponibilizou a ajudar os alunos com dúvida sobre o conteúdo, dentro e fora dos períodos de aula. Vale destacar a forma de abordagem do monitor, visto que um linguajar informal é mais compatível com realidade do aluno, fazendo com que, de maneira sucinta, o aluno se sinta mais confortável e seguro para expor suas dúvidas. Levando em consideração esses aspectos, a presença do monitor no auxílio das aulas práticas se faz de suma importância, visto que eles auxiliam e facilitam o processo de ensino-aprendizagem do aluno.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

DAHMER, Arthur; FAVA, Luisa Wolker. MONITORIA NA ÁREA DE ANATOMIA VETERINÁRIA.. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC - Campus Concórdia, 2018. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia/105872-MONITORIA-NA-AREA-DE-ANATOMIA-VETERINARIA. Acesso em: 27/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes