MATRIZES E CENÁRIOS DE INVESTIGAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
MATRIZES E CENÁRIOS DE INVESTIGAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM
Autores
  • Cleiton Fornari
  • Andriceli Richter
  • Anelise Boscatto
  • Camila Cristina Lopes
  • Eliane Suely Everling Paim
  • SHEILA ASSIS
Modalidade
Graduação, Pós-graduação e Qualificação Profissional - Não Bolsista
Área temática
Multidisciplinar (Ensino de Ciências e Matemática, Materiais, Biotecnologia, etc)
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/174023-matrizes-e-cenarios-de-investigacao--possibilidades-para-o-ensino-e-aprendizagem
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
Matemática, Matrizes, Cenários de Investigação.
Resumo
O seguinte resumo apresenta a experiência de uma atividade que assumiu o formato de uma oficina matemática desenvolvida no âmbito do Programa Residência Pedagógica em Matemática por dois acadêmicos do curso de Matemática – Licenciatura no Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia. As atividades inerentes a oficina desenvolveram-se a partir do conceito de matrizes e abordaram aspectos históricos, conceituais, tipos, classificações, operações e aplicações no cotidiano no contexto de uma turma do segundo ano do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio no Curso de Técnico em Agropecuária. A oficina desenvolveu-se com base em aspectos históricos referente ao estudo de matrizes e a cenários de investigação, em que situações reais foram apresentadas aos alunos e estes precisaram organizar dados. A situação real intitulada “Comprando com Matrizes: A Procura do Melhor Preço” consistia na análise de preços de alguns produtos vendidos em dois estabelecimentos. Esta organização dos dados foi realizada utilizando-se de tabelas, caracterizando a partir deste momento o que é uma matriz. As operações que podem ser realizadas entre duas matrizes também foram discutidas e desenvolvidas a partir da situação real. A partir da realização da oficina que se fundamentou na perspectiva teórica referente a cenários de investigação, observamos a mobilização de estratégias próprias dos estudantes para a busca de respostas aos problemas inerentes a situação real. Durante o desenvolvimento da atividade, foi evidente o engajamento dos alunos em procurar desenvolver o agrupamento dos dados, criando as matrizes adequadas para cada operação, refletindo sobre as diferentes formas e operações possíveis para responder cada pergunta. Ademais, ficou evidente também que para cada situação surgiram diferentes respostas corretas, o que demandou dos acadêmicos estarem bem preparados para as diferentes situações que podem acontecer em sala de aula. Assim, condizendo a um cenário de investigação em que transparece em suas atividades situações entorno de uma semi-realidade, não sendo somente um trabalho com exercícios matemáticos, mas sim, uma atividade, na qual, os alunos façam diferentes explorações e explicações sobre os problemas propostos. Portanto, reflete-se que está atividade foi muito satisfatória para os acadêmicos em âmbito do aprendizado docente e enquanto atividade investigativa contribuiu com a fixação do conteúdo pelos alunos.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FORNARI, Cleiton et al.. MATRIZES E CENÁRIOS DE INVESTIGAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM.. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/174023-MATRIZES-E-CENARIOS-DE-INVESTIGACAO--POSSIBILIDADES-PARA-O-ENSINO-E-APRENDIZAGEM. Acesso em: 26/12/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes