A ÚLTIMA FLOR

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
A ÚLTIMA FLOR
Autores
  • Iara Gomes
  • Suzana Back
Modalidade
Ensino Médio - Artístico/Cultural
Área temática
Linguística/Letras e Artes
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175542-a-ultima-flor
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
Arte, Dança, Balé Neoclássico.
Resumo
A dança é uma das formas de expressão artística mais antigas. Sua simplicidade contribuiu para que se manifestasse quase como instinto, tendo seus primeiros registros ainda nas paredes de cavernas (FARO, 2004). No Egito e na Grécia antigos, a dança era realizada em rituais sagrados, culto aos deuses, casamentos e funerais, preparações de guerreiros para as batalhas e em teatros (RENGEL e LANGENDONK, 2006). Já na Idade média, aqueles que dançavam passaram a ser considerados como pecadores, pois o uso do corpo para esta atividade era considerado profano. Mesmo assim, a dança continuava sendo preservada de forma quase ilegal, em guetos, ressurgindo e florescendo com o Renascentismo (RENGEL e LANGENDONK, 2006). Em 1489, o primeiro balé foi registrado durante a comemoração do casamento do Duque de Milão com Isabel de Árgon (SILVEIRO, 2010). Inicialmente, o balé era dançado em salões, mas pouco tempo depois foi transferido para os teatros onde apenas os homens podiam participar, interpretando inclusive os papéis femininos (PUOLI, 2010). Em 1661, o Rei Luiz XV, da França fundou a Academia Real de Ballet e a Academia Real de Música e, 8 anos mais tarde, a Escola Nacional de Ballet. No entanto, apenas no século XVII as mulheres foram aceitas como bailarinas profissionais (PUOLI, 2010). Durante o século XX, surgiu o Balé Neoclássico inspirado pelos movimentos da dança clássica acrescido de elementos da dança moderna. Essa dança não possui técnica específica, não delimita roupas, cenários, espaços ou movimentos. Pelo contrário, busca um sentido mais experimental, acima de tudo, com a finalidade de comunicar os sentimentos (ALMEIDA, 2013). Diante disto, este projeto tem por objetivo realizar uma apresentação de Balé Neoclássico solo, de autoria da coreógrafa e bailarina Iara Gomes, possibilitando à comunidade escolar a fruição desta linguagem de arte, bem como, o reconhecimento deste estilo de dança. A apresentação de, aproximadamente, 4 minutos e 30 segundos, tem como trilha sonora a da música Le Moulin (2002), do compositor francês Yann Tiersen. Em paralelo, haverá a interpretação do texto ''A Última Flor'', extraído da peça ''O Homem do Princípio ao Fim'' (1982), de Millôr Fernandes, que contará com trabalho de edição de som para a inserção de efeitos sonoros que comuniquem a ideia de ''tempos de guerra'' e de ''ressurgimento da humanidade''. Inicialmente, como parte do cenário, serão utilizados recursos de projeção inspirados na linguagem do teatro de sombras, colaborando para a apresentação da narrativa. O figurino será constituído de vestimentas de tons cinza e preto, representando a realidade sombria descrita no texto. Por fim, com o desenvolvimento deste projeto foi possível o exercício da criatividade para a montagem do áudio e da coreografia, bem como, para a composição dos elementos que compõem figurino, iluminação, estrutura de som, palco e cenário. Além disto, espera-se proporcionar à comunidade escolar o contato com a dança e incentivar a reflexão acerca de temas relacionados aos conflitos contemporâneos que assombram a sociedade.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GOMES, Iara; BACK, Suzana. A ÚLTIMA FLOR.. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175542-A-ULTIMA-FLOR. Acesso em: 26/12/2024

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