SALA DE AULA INVERTIDA: O USO DA PLATAFORMA VIRTUAL EDMODO COMO PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
SALA DE AULA INVERTIDA: O USO DA PLATAFORMA VIRTUAL EDMODO COMO PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Autores
  • Giovanni Luiz Kugelmeier
  • Daniele Martini
Modalidade
Graduação, Pós-graduação e Qualificação Profissional - Não Bolsista
Área temática
Multidisciplinar (Ensino de Ciências e Matemática, Materiais, Biotecnologia, etc)
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175759-sala-de-aula-invertida--o-uso-da-plataforma-virtual-edmodo-como-parte-integrante-do-processo-de-ensino-e-aprendiz
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
Sala de aula invertida, Edmodo, Ensino e Aprendizagem, Radiciação.
Resumo
A Sociedade contemporânea tem passado por diversas mudanças, sendo o uso das Tecnologias Digitais (TD) um dos principais motivadores para isso. A utilização destas tecnologias em sala de aula se torna uma ferramenta mais dinâmica ao ensino e aprendizagem, mas às vezes a tecnologia impõe ritmos diferentes na aprendizagem e a escola vem sentindo a influência desta imposição, fazendo com que ocorra uma adaptação constante no planejamento do docente. Desse modo, mecanismos e metodologias alternativas de ensino vêm sendo desenvolvidos para auxiliar a aprendizagem, sendo que uma delas é a Sala de Aula Invertida (SAI). Nessa perspectiva, o professor disponibiliza aos alunos os materiais de estudo antes das aulas. Os alunos, então, devem se inteirar do conteúdo, fazendo anotações de dúvidas e ressaltando pontos importantes do conteúdo. Essas dúvidas e anotações são levadas para as aulas seguintes e discutidas em sala de aula com o professor mediador. Dessa forma, este estudo objetiva avaliar o uso da plataforma virtual Edmodo, na perspectiva da sala de aula invertida (SAI), Flipped Classroom(em inglês), como ferramenta no ensino e aprendizagem na disciplina de Matemática. A pesquisa foi realizada com duas turmas de oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Concórdia-SC, sendo o mesmo professor e o conteúdo abordado foi o de radiciação. Uma das turmas utilizou as tecnologias digitais, com a mediação do professor, bem como, o uso de aparelhos móveis em sala de aula como ferramenta de aprendizagem, e na outra turma, o ensino ocorreu de forma tradicional, sendo esta turma o grupo de controle da pesquisa. Observou-se que a metodologia da sala de aula invertida funciona quando desperta-se nos alunos o interesse em aprender. Para obter êxito usando a metodologia da sala de aula invertida, os alunos precisam ser autônomos no sentido de que eles são responsáveis por construírem os seus conhecimentos. Nesse sentido, o professor atua como mediador do conhecimento.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

KUGELMEIER, Giovanni Luiz; MARTINI, Daniele. SALA DE AULA INVERTIDA: O USO DA PLATAFORMA VIRTUAL EDMODO COMO PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/175759-SALA-DE-AULA-INVERTIDA--O-USO-DA-PLATAFORMA-VIRTUAL-EDMODO-COMO-PARTE-INTEGRANTE-DO-PROCESSO-DE-ENSINO-E-APRENDIZ. Acesso em: 26/12/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes