O SOFTWARE GEOGEBRA E A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSOS NO ESTUDO DO CICLO TRIGONOMÉTRICO: COMPREENSÕES A PARTIR DE UMA OFICINA DE MATEMÁTICA

Publicado em 03/10/2019 - ISSN: 2317-8671

Título do Trabalho
O SOFTWARE GEOGEBRA E A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSOS NO ESTUDO DO CICLO TRIGONOMÉTRICO: COMPREENSÕES A PARTIR DE UMA OFICINA DE MATEMÁTICA
Autores
  • Marsieli Dalla Corte Prezotto
  • Mariane Bissolotti
  • Eliane Suely Everling Paim
  • Sheila Crisley de Assis
  • Andriceli Richter
Modalidade
Ensino Superior - Bolsistas de Projetos de Ensino e Monitoria
Área temática
Multidisciplinar (Ensino de Ciências e Matemática, Materiais, Biotecnologia, etc)
Data de Publicação
03/10/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/176006-o-software-geogebra-e-a-historia-da-matematica-como-recursos-no-estudo-do-ciclo-trigonometrico--compreensoes-a-pa
ISSN
2317-8671
Palavras-Chave
Ciclo Trigonométrico, Metodologias, Oficina Matemática.
Resumo
O presente resumo expõe a experiência de desenvolvimento de uma Oficina de Matemática, realizada no Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia (IFC), como parte das ações do Programa Residência Pedagógica (PRP), oriundo do edital 06/2018 da Capes. A Oficina foi desenvolvida por duas acadêmicas da 7ª fase do curso de Licenciatura em Matemática (IFC), tendo como pano de fundo a abordagem de conceitos referentes ao Ciclo Trigonométrico: a Oficina foi organizada em torno de atividades que buscavam introduzir as noções referentes ao estudo do Ciclo Trigonométrico, com ênfase na relação entre graus e radianos, quadrantes e razões trigonométricas (seno, cosseno e tangente). Para a abordagem dessas noções, lançamos mão das metodologias da História da Matemática e as Tecnologias Digitais (software GeoGebra) considerando a perspectiva de Oficina assumida no âmbito do PRP, qual seja, a vivência de experiências pedagógicas concretas e significativas, as atividades desenvolvidas seguiram esta perspectiva. Destacamos uma delas, que consistia na disposição dos alunos em um Ciclo Trigonométrico a partir do ângulo que a cada um foi atribuído. Esta atividade mobilizou os alunos a encontrarem a posição correta no Ciclo Trigonométrico, podendo perceber algumas relações trigonométricas como ângulos côngruos, quadrantes e outros. Ademais, contribuíram para a apropriação das noções iniciais de ângulos, a visualização por meio do software GeoGebra, em que, a partir de investigações matemáticas, foram abordadas as relações entre graus e radianos e a relação entre graus e as razões de seno, cosseno e tangente. Também, considerando a perspectiva da ação, própria das Oficinas, desenvolvemos junto aos estudantes a construção do Ciclo Trigonométrico em papel. Assim, a partir da realização da Oficina compreendemos que os estudantes puderam vivenciar situações concretas de aprendizagem que se fundamentavam no tripé sentir-pensar-agir e promoveram alterações na dinâmica da aula dando lugar a ação e reflexão, aspectos importantes no processo de ensino e aprendizagem da Matemática.
Título do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão 2019
Cidade do Evento
Concórdia
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PREZOTTO, Marsieli Dalla Corte et al.. O SOFTWARE GEOGEBRA E A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSOS NO ESTUDO DO CICLO TRIGONOMÉTRICO: COMPREENSÕES A PARTIR DE UMA OFICINA DE MATEMÁTICA.. In: Anais da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Campus Concórdia. Anais...Concórdia(SC) IFC Campus Concórdia, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepeifcconcordia2019/176006-O-SOFTWARE-GEOGEBRA-E-A-HISTORIA-DA-MATEMATICA-COMO-RECURSOS-NO-ESTUDO-DO-CICLO-TRIGONOMETRICO--COMPREENSOES-A-PA. Acesso em: 28/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes