A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E A ATUAÇÃO NA MULTISSÉRIE: A TEORIA ESTUDADA CONFRONTADA PELA REALIDADE

Publicado em 27/05/2019 - ISBN: 978-85-5722-220-5

DOI
10.29327/SILICTI2019.145588  
Título do Trabalho
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E A ATUAÇÃO NA MULTISSÉRIE: A TEORIA ESTUDADA CONFRONTADA PELA REALIDADE
Autores
  • Wanessa Nogueira Silva
  • João Batista Santiago Ramos
  • Maria José Conceição Dos Santos
Modalidade
Resumo
Área temática
Língua e Literatura – teoria e ensino: vozes, linguagens, contextos
Data de Publicação
27/05/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/silicti2019/145588-a-formacao-dos-professores-e-a-atuacao-na-multisserie--a-teoria-estudada-confrontada-pela-realidade
ISBN
978-85-5722-220-5
Palavras-Chave
Formação de Professores. Multissérie. Realidade. Educação do Campo.
Resumo
Sabe-se que o professor possui uma grande responsabilidade, pois sua atuação será determinante para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça de forma eficaz. Ou seja, apesar de vários outros fatores interferirem nesse processo, a prática docente se constitui como um fator fundamental. Partindo dessa reflexão, o principal objetivo deste estudo é realizar uma análise sobre a formação que é oferecida aos professores que atuam nas escolas multisseriadas, relacionando esta formação com a realidade da multissérie. A fim de compreender quais dificuldades este profissional enfrenta ao desenvolver seu trabalho, buscando responder as seguintes indagações: De que maneira esse professor atua nesta realidade? A formação que ele possui oferece subsídios para trabalhar neste contexto? Qual a compreensão destes professores acerca da Educação do Campo, uma vez que atuam no campo? Pois parte-se da compreensão de que a prática docente é essencial para a valorização e construção da identidade camponesa, podendo contribuir tanto positivamente, quanto negativamente. Este trabalho fundamenta-se nas ideias de autores como Freire (1974), Hage (2011), Arroyo (2011), Caldart (2010), Cruz; Nascimento e Ramos (2016), que entre outros aspectos, tratam acerca da formação de professores, multissérie e educação do campo. A metodologia utilizada para realização deste trabalho se constituiu a partir de uma revisão bibliográfica. Após isto, foi realizada uma pesquisa de campo, com uma abordagem qualitativa, onde utilizou-se como métodos, a observação e a entrevista. A pesquisa foi realizada em uma escola do meio rural do município de Igarapé-Açu. Esta escola localiza-se a aproximadamente 12 km da sede municipal. A partir dos dados obtidos, constatou-se que o professor que atua nas classes multisseriadas e a nível mais geral, nas escolas rurais, enfrenta muitas dificuldades para realizar sua prática docente e que estas dificuldades são fomentadas pela falta de formação específica para atuar nesta realidade, pois a teoria que recebem na graduação não corresponde ao ensino que precisam ofertar.
Título do Evento
I Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão
Cidade do Evento
Castanhal
Título dos Anais do Evento
Anais do I Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SILVA, Wanessa Nogueira; RAMOS, João Batista Santiago; SANTOS, Maria José Conceição Dos. A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E A ATUAÇÃO NA MULTISSÉRIE: A TEORIA ESTUDADA CONFRONTADA PELA REALIDADE.. In: Anais do I Seminário Internacional de Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão. Anais...Castanhal(PA) IFPA, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SILICTI2019/145588-A-FORMACAO-DOS-PROFESSORES-E-A-ATUACAO-NA-MULTISSERIE--A-TEORIA-ESTUDADA-CONFRONTADA-PELA-REALIDADE. Acesso em: 26/04/2025

Trabalho

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