LEITURABILIDADE: UM ESTUDO DA LEITURA DE PERÍODOS PELA EXPLING NO ENSINO FUNDAMENTAL E NO SUPERIOR

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
LEITURABILIDADE: UM ESTUDO DA LEITURA DE PERÍODOS PELA EXPLING NO ENSINO FUNDAMENTAL E NO SUPERIOR
Autores
  • Kátia Nazareth Moura de Abreu
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT034 - Ensino de Língua Portuguesa: Práticas, Pesquisas, Abordagens, Experiências com Leitura, Escrita e Oralidade
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/521110-leiturabilidade--um-estudo-da-leitura-de-periodos-pela-expling-no-ensino-fundamental-e-no-superior
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Leiturabilidade, período, ExpLing, ensino fundamental, ensino superior.
Resumo
O presente trabalho apresenta um estudo sobre leiturabilidade direcionado para a leitura de períodos longos e de períodos curtos e com aposição sintática alta ou baixa, desenvolvido em turmas de nono ano do ensino fundamental e em turmas de ensino superior dos cursos de Letras e de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A leiturabilidade se apresenta intimamente ligada ao que tem nos intrigado em relação aos índices de competência em leitura de alunos do ensino fundamental apresentados por exames em larga escala realizados por redes municipais de educação e pela rede estadual do Rio de Janeiro – chamados de internos – e por exames conduzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com abrangência nacional – chamados de externos, os quais divulgam índices que estão muito aquém do esperado. Surgem assim as perguntas: quais as características do material de leitura oferecido aos alunos? De que modo esse material é lido? O objetivo principal é comparar a leiturabilidade em grupos diversos do ensino superior, do ensino fundamental e em instituições públicas. Sob os pressupostos da área da Psicolinguística, com aporte teórico específico da Psicolinguística da Leitura (MORAIS; KOLINSKY) esse trabalho emprega a técnica de leitura automonitorada por meio da plataforma on-line chamada ExpLing que permite a realização da tarefa experimental à distância. Com isso, o estudo analisa o processo de leitura e a habilidade de compreensão leitora de períodos caracterizados por extensão e estrutura nos diferentes grupos. Os resultados oferecem, a princípio, um material elucidativo para os professores-pesquisadores acerca do desempenho em leitura demonstrado por grupos distintos.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ABREU, Kátia Nazareth Moura de. LEITURABILIDADE: UM ESTUDO DA LEITURA DE PERÍODOS PELA EXPLING NO ENSINO FUNDAMENTAL E NO SUPERIOR.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/521110-LEITURABILIDADE--UM-ESTUDO-DA-LEITURA-DE-PERIODOS-PELA-EXPLING-NO-ENSINO-FUNDAMENTAL-E-NO-SUPERIOR. Acesso em: 25/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes