A TIRINHA NOS LIVROS DIDÁTICOS: UM OLHAR PARA O TRATAMENTO DA MULTIMODALIDADE NO GÊNERO TEXTUAL

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
A TIRINHA NOS LIVROS DIDÁTICOS: UM OLHAR PARA O TRATAMENTO DA MULTIMODALIDADE NO GÊNERO TEXTUAL
Autores
  • MARIA CÉLIA ROCHA DE MORAES
  • CAMYLLA DE BARROS COSTA
  • Geam Karlo Gomes
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT030 - Práticas Discursivas Multimodais nas Representações Sociais
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/525827-a-tirinha-nos-livros-didaticos--um-olhar-para-o-tratamento-da-multimodalidade-no-genero-textual
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Livro didático. Língua Portuguesa. Tirinha
Resumo
Este artigo é resultado da análise de atividades com o subgênero tirinha em cinco volumes de livros didáticos de Língua Portuguesa, disponibilizados pelo PNLD para o 6º ano do ensino fundamental. Nesse estudo, o objetivo é analisar o tratamento didático das tirinhas para a formação de estudantes multiletrados. Para isso, realiza-se uma discussão sobre o ensino de Língua Portuguesa, a concepção e a didatização de gêneros textuais a partir da perspectiva bakhtiniana; e a multimodalidade. O embasamento teórico está centrado nos estudos de Kress (2001), Ribeiro (2016), dentre outros. Já em relação ao contexto histórico e ao trabalho com a tirinha em sala de aula, recorre-se aos pressupostos de Ramos (2009, 2017), Mccloud (2008), Mendonça (2008), a BNCC (BRASIL, 2018) e o Currículo de Pernambuco (2019). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de objetivo descritivo e o procedimento documental sobre a forma como as tirinhas são tratadas nos cinco volumes das coleções Português: conexão e uso (DELMANTO, CARVALHO, 2018); Tecendo Linguagens: Língua Portuguesa (OLIVEIRA; ARAÚJO, 2018); Apoema: Português (LUCIA TEIXEIRA et al., 2018); Geração Alpha: Língua Portuguesa (COSTA; MARCHETTI, 2018) e Português: Linguagens (CEREJA, COCHAR, 2015). A pesquisa demonstrou que as obras analisadas não apresentam a tira em nenhum de seus capítulos e pouco se aproveita dos planos cotextual e contextual. Esse tipo de texto é destaque nos capítulos ao longo dos livros, mas como pretexto para trabalhar propriedades gramaticais do ensino de Língua Portuguesa. A partir dessas constatações, este trabalho evidencia a grande lacuna existente em relação ao tratamento multimodal do gênero tirinha nos livros didáticos, suscitando a necessidade de novos olhares para as tirinhas: seus aspectos composicionais, linguísticos, discursivos e semióticos.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MORAES, MARIA CÉLIA ROCHA DE; COSTA, CAMYLLA DE BARROS; GOMES, Geam Karlo. A TIRINHA NOS LIVROS DIDÁTICOS: UM OLHAR PARA O TRATAMENTO DA MULTIMODALIDADE NO GÊNERO TEXTUAL.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/525827-A-TIRINHA-NOS-LIVROS-DIDATICOS--UM-OLHAR-PARA-O-TRATAMENTO-DA-MULTIMODALIDADE-NO-GENERO-TEXTUAL. Acesso em: 30/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes