ECOA: QUANDO A LINGUAGEM PULSA, EXPERIÊNCIAS DURANTE A PANDEMIA COVID-19

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
ECOA: QUANDO A LINGUAGEM PULSA, EXPERIÊNCIAS DURANTE A PANDEMIA COVID-19
Autores
  • Brena Batista Caires
  • Tamiles Paiva Novaes
  • Nirvana Ferraz Santos Sampaio
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT036 - Aquisição e Práticas de Linguagem
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/526238-ecoa--quando-a-linguagem-pulsa-experiencias-durante-a-pandemia-covid-19
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Linguagem, Afasia, Pandemia.
Resumo
O Espaço de Convivência entre afásicos e não afásicos (ECOA) está localizado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) onde são realizadas pesquisas no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Neurolinguística – LAPEN, e são resultados das investigações da iniciação científica, mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Linguística. Com o evento da Pandemia e a orientação do distanciamento social, as atividades do grupo precisaram ser remodeladas, e a adaptação dos sujeitos com afasia era uma grande dúvida. Contudo, por ser a linguagem constitutiva do sujeito, sua prática se tornou ainda mais essencial no momento de silenciamento social. O objetivo deste trabalho é evidenciar como as práticas de linguagem realizadas durante a pandemia no ECOA, mantiveram a língua viva e dinâmica a qualquer tempo (contexto pandêmico) e pulsante, ainda que em um novo formato (virtual). Segundo Sampaio (2015), a linguagem se concebe como processo cognitivo no ato das interações, enquanto instrumento socializador e mediador das relações entre o sujeito com o mundo. Assim, pessoas afásicas nas práticas cotidianas linguísticas podem reestruturar e atualizar sua comunicação conforme sua condição atual. Apoiados na metodologia preconizada pela Neurolinguística Discursiva, as pesquisas desenvolvidas no ECOA têm-se voltado para a observação participada que cada sujeito faz da leitura e da escrita socialmente, utilizando gêneros discursivos diversos (artigos jornalísticos, fábulas, músicas, vídeos, dentre outros) registros de fatos da vida pessoal, conversas e discussões sobre temáticas cotidianas tanto nos acompanhamentos individuais quanto em grupo. A partir da emergência dos dados e das suas análises, concluímos que a linguagem pulsante, proporcionada pelas atividades do ECOA auxiliaram os sujeitos afásicos a ressignificação da sua condição numa perspectiva dialógica, social e interacionista. As atividades virtuais desenvolvidas permitiram a partilha de experiências e subjetividades dos sujeitos no período de isolamento social de maneira socioafetiva.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CAIRES, Brena Batista; NOVAES, Tamiles Paiva; SAMPAIO, Nirvana Ferraz Santos. ECOA: QUANDO A LINGUAGEM PULSA, EXPERIÊNCIAS DURANTE A PANDEMIA COVID-19.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/526238-ECOA--QUANDO-A-LINGUAGEM-PULSA-EXPERIENCIAS-DURANTE-A-PANDEMIA-COVID-19. Acesso em: 25/04/2025

Trabalho

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