MODERNISMO BRASILEIRO E VANGUARDAS EUROPEIAS: UM DIÁLOGO ENTRE ARTES PLÁSTICAS E LITERATURA EM SALA DE AULA.

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
MODERNISMO BRASILEIRO E VANGUARDAS EUROPEIAS: UM DIÁLOGO ENTRE ARTES PLÁSTICAS E LITERATURA EM SALA DE AULA.
Autores
  • VIVIANNE FLEURY DE FARIA
  • Ilma Socorro Gonçalves Vieira
  • CÉLIA SEBASTIANA SILVA
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT056 - Formação de leitores
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/527121-modernismo-brasileiro-e-vanguardas-europeias--um-dialogo-entre-artes-plasticas-e-literatura-em-sala-de-aula
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Formação do leitor na educação básica; Interdisciplinaridade; Modernismo brasileiro e vanguardas europeias.
Resumo
A “Formação do leitor na educação básica” é um dos pilares do departamento de Língua Portuguesa do CEPAE/ UFG, constituindo um projeto de pesquisa desde 2002. Crê-se, com Candido (2011), na capacidade humanizadora da arte, bem como na necessidade de incremento do “capital cultural” (BORDIEU,2007) dos estudantes, sobretudo alunos da educação pública, para os quais o acesso a bens culturais é limitado. Em diálogo, alguns projetos de ensino e de extensão corroboram o objetivo de fazer dos alunos da educação básica leitores críticos, destacando-se aqui o Projeto de ensino e de extensão “Exercícios de ser leitor” que está em andamento desde 2018, mas que em 2021, ano de pandemia e aulas não presenciais, ocorreu e forma remota, atendendo alunos da educação básica, além de bolsistas do PIBID e estagiários de Letras. Relata-se a experiência com uma aula sobre “Modernismo brasileiro e vanguardas europeias” para a qual recorreu-se às artes plásticas em diálogo com a literatura. No caso, coube demonstrar como as vanguardas europeias do Expressionismo, Surrealismo e Cubismo, respectivamente representadas nas obras de Edvard Munch, Salvador Dali e Pablo Picasso, obtiveram eco nas obras dos artistas brasileiros Tarsila do Amaral, Portinari, Anita Malfatti e Di Cavalcanti. Observou-se como a ruptura com os modelos artísticos “realistas” se deu tanto nas artes plásticas quanto na literatura, evidente na comparação, em um segundo momento, do poema parnasiano “Profissão de Fé”, de Olavo Bilac, e poemas também metalinguísticos dos modernistas Oswald de Andrade e Manuel Bandeira. Considera-se que a abordagem interdisciplinar oportuniza a apreensão do objeto por vários vieses, promovendo a continuidade em lugar da fragmentação do conhecimento (MORIN, 2015). De fato, o paralelo entre artes plásticas e literatura demonstrou-se profundamente profícuo, levando os alunos a tecerem inferências relacionando mais textos de variados gêneros.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FARIA, VIVIANNE FLEURY DE; VIEIRA, Ilma Socorro Gonçalves; SILVA, CÉLIA SEBASTIANA. MODERNISMO BRASILEIRO E VANGUARDAS EUROPEIAS: UM DIÁLOGO ENTRE ARTES PLÁSTICAS E LITERATURA EM SALA DE AULA... In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/527121-MODERNISMO-BRASILEIRO-E-VANGUARDAS-EUROPEIAS--UM-DIALOGO-ENTRE-ARTES-PLASTICAS-E-LITERATURA-EM-SALA-DE-AULA. Acesso em: 28/04/2025

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