O ENSINO DE TRANSITIVIDADE VERBAL: TRANSFORMANDO O ABSTRATO EM CONCRETO

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
O ENSINO DE TRANSITIVIDADE VERBAL: TRANSFORMANDO O ABSTRATO EM CONCRETO
Autores
  • Ana Carolina Alecrim Benzoni
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT039 - Propostas de Ensino de Língua Portuguesa Para Nativos e Não-Nativos
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/527416-o-ensino-de-transitividade-verbal--transformando-o-abstrato-em-concreto
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
ensino de gramática, transitividade, argumento verbal, sintaxe gerativa
Resumo
A BNCC (BRASIL, 2017) considera os “Conhecimentos linguísticos e gramaticais” um dos eixos da área de Língua Portuguesa, e propõe ao sétimo ano o estudo da predicação verbal. No entanto, a experiência em sala de aula mostra que crianças dessa faixa etária têm dificuldade em compreender a lógica da transitividade verbal. Diante disso - e levando em consideração que Travaglia (2003), Franchi (2006) e Geraldi (2013) defendem a necessidade de um ensino criativo da gramática, que seja capaz de levar os alunos à reflexão e análise linguística - o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma prática pedagógica procedimental que faz o aluno recorrer à gramática internalizada (Chomsky, 1986) para compreender os conceitos da gramática normativa. A atividade consiste em manusear “kits” compostos por cartões coloridos organizados da seguinte forma: cartões azuis - palavras que ocupam a posição de argumentos do verbo; cartões vermelhos - verbos monoargumentais, (verbos intransitivos VI); cartões verdes - verbos biargumentais cujo argumento interno é um sintagma nominal (verbos transitivos diretos VTD); cartões amarelos - verbos biargumentais cujo argumento interno é um sintagma preposicional (verbos transitivos indiretos VTI); e cartões laranjas - preposições. Antes do início da atividade, cada grupo de alunos recebeu um kit de cartões azuis e foi orientado a utilizá-los para formar frases gramaticais com os demais cartões a serem entregues em três etapas diferentes. Na primeira e segunda etapas foram entregues os cartões vermelhos e verdes, respectivamente; já na terceira etapa primeiro foram entregues os amarelos, e, somente diante da constatação de que as frases formadas eram agramaticais, os grupos tiveram acesso aos cartões que traziam as preposições. Ao término, os alunos analisaram as diferenças estruturais existentes entre cada grupo verbal e visualizaram as suas propriedades, compreendendo que a relação de transitividade é uma demanda verbal e um conhecimento internalizado do faltante.
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BENZONI, Ana Carolina Alecrim. O ENSINO DE TRANSITIVIDADE VERBAL: TRANSFORMANDO O ABSTRATO EM CONCRETO.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/527416-O-ENSINO-DE-TRANSITIVIDADE-VERBAL--TRANSFORMANDO-O-ABSTRATO-EM-CONCRETO. Acesso em: 30/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes