FORMAÇÃO DOCENTE PARA/COM PROFESSORES DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA EM CONTEXTO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: FOCO NA ABORDAGEM INTERCULTURALISTA E HUMANIZADORA

Publicado em 03/04/2023 - ISBN: 978-85-5722-653-1

Título do Trabalho
FORMAÇÃO DOCENTE PARA/COM PROFESSORES DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA EM CONTEXTO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: FOCO NA ABORDAGEM INTERCULTURALISTA E HUMANIZADORA
Autores
  • Marta Lúcia Cabrera Kfouri
Modalidade
Comunicação em Simpósio
Área temática
AT040 - O Português Língua Estrangeiras/Adicional (PLE/PLA) na Perspectiva Intercultural e Colaborativa de Ensino e Formação Docente : Experiências e Resultados de Pesquisa
Data de Publicação
03/04/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simelp2022/533963-formacao-docente-paracom-professores-de-portugues-lingua-estrangeira-em-contexto-de-extensao-universitaria--foco
ISBN
978-85-5722-653-1
Palavras-Chave
Português Língua Estrangeira. Formação de professores. Professor interculturalista e humanizador. Extensão universitária.
Resumo
Este trabalho tem como enfoque a formação docente na área de Português Língua Estrangeira, tendo como contexto a extensão universitária. Compreendemos que a formação do professor na área de PLE é uma tarefa complexa que deve considerar, sobretudo, a multiplicidade de realidades nas quais os docentes estão inseridos, incluindo fatores sociais, pedagógicos, ideológicos, estruturais e de língua-cultura, sem contar a própria formação acadêmica do professor, que quase sempre é um profissional da área de linguagens, porém, não necessariamente formado na área de PLE. Entendemos, ainda, que são cada vez mais urgentes as ações em torno da educação de profissionais da referida área, tanto no Brasil quanto no exterior, haja vista a demanda do ensino de português, sobretudo para migrantes refugiados, que buscam novas oportunidades de sobrevivência e de reconstrução da vida por meio da língua, a partir de processos de desterritorializações e consequentes reterritorializações (SERRANI,2005). O contexto analisado nesta apresentação é um curso de aperfeiçoamento online para/com professores de PLE, oferecido no auge da pandemia de covid-19, por uma universidade pública do interior paulista, com carga horária de 180 horas, ao qual se matricularam cerca de 95 participantes, todos com algum tipo de experiência na área de PLE, em universidades e outros tipos de instituições no Brasil e no exterior. Esses participantes buscavam, por unanimidade, oportunidade de se especializar na área de PLE, alguns dada a urgência com que se envolveram em atividades pertinentes a esse contexto, outros por já terem uma experiência consolidada, porém, por necessitarem de atualização teórica na área. Nesse sentido, buscamos apresentar o percurso dialógico construído ao longo do curso, orientado por uma abordagem de formação de professores como agentes interculturalistas e humanizadores (GOMES DE MATOS, 2010, 2009; KFOURI-KANEOYA, 2018; MENDES, 2018, 2011).
Título do Evento
SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Título dos Anais do Evento
Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

KFOURI, Marta Lúcia Cabrera. FORMAÇÃO DOCENTE PARA/COM PROFESSORES DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA EM CONTEXTO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: FOCO NA ABORDAGEM INTERCULTURALISTA E HUMANIZADORA.. In: Anais do VIII Simelp - VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - Edição Especial Híbrida Angola-África. Anais...São Paulo(SP) Universidade de São Paulo, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simelp2022/533963-FORMACAO-DOCENTE-PARACOM-PROFESSORES-DE-PORTUGUES-LINGUA-ESTRANGEIRA-EM-CONTEXTO-DE-EXTENSAO-UNIVERSITARIA--FOCO. Acesso em: 30/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes