MENINO-BALEIA, DE LULU LIMA: CAMINHOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DA LEITURA LITERÁRIA

Publicado em 25/08/2021 - ISBN: 978-65-5941-300-3

Título do Trabalho
MENINO-BALEIA, DE LULU LIMA: CAMINHOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DA LEITURA LITERÁRIA
Autores
  • Lilliân Alves Borges
Modalidade
Resumo
Área temática
Literatura - A Literatura para Crianças e Jovens: perspectivas de leituras
Data de Publicação
25/08/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/siminternacional/342881-menino-baleia-de-lulu-lima--caminhos-teoricos-e-praticos-da-leitura-literaria
ISBN
978-65-5941-300-3
Palavras-Chave
Literatura infantil, Menino-Baleia, Leitura literária
Resumo
Menino-Baleia, de Lulu Lima e ilustrações de Natália Gregorini traz em seu enredo a história do menino Roger que “tem olhos de baleia”. A metáfora em questão permite que se conheça o protagonista da narrativa, também, pelo fato de ele ter o transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Averiguando estruturalmente a narrativa, é possível constatar a relevância da imaginação para o tratamento da temática central, que é de extrema importância para pensar a sociedade contemporânea e suas dores. Compreendo, desse modo, que o jogo com a linguagem presente no texto é relevante para que os possíveis leitores elaborem os diversos sentidos do texto junto com a leitura literária. Para fazer essa análise, parti dos pressupostos teóricos propostos por Jesualdo Sosa no livro Literatura infantil, no qual Sosa identifica o imaginoso como um dos principais caracteres da literatura infantil. Com o livro Menino-Baleia, realizei uma mediação de leitura, no espaço da sala de aula, modalidade virtual, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Em um primeiro momento, após a leitura do livro, os alunos se mostraram envolvidos com o texto imagético, o qual foi realizado pela ilustradora com traços de lápis de cor, fato que acabou aproximando os leitores do texto literário. Posteriormente, os alunos foram buscando, a partir do diálogo, elaborar os efeitos de sentido da narrativa, suas experiências, as experiências dos outros; reelaborando, desse modo, novos olhares para o mundo e para si mesmos. As contribuições teóricas de Michèle Petit, no livro Leituras: do espaço íntimo ao espaço público e de Yolanda Reyes em Ler e brincar, tecer e cantar foram basilares para esse processo de mediação de leitura.
Título do Evento
I SILAR e VII Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio Internacional Língua(gem) Ação e Reflexão e Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BORGES, Lilliân Alves. MENINO-BALEIA, DE LULU LIMA: CAMINHOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DA LEITURA LITERÁRIA.. In: Anais do Simpósio Internacional Língua(gem) Ação e Reflexão e Seminário de Pesquisas em Letras: (multi) letramentos - Unimontes. Anais...Montes Claros(MG) UNIMONTES, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/SimInternacional/342881-MENINO-BALEIA-DE-LULU-LIMA--CAMINHOS-TEORICOS-E-PRATICOS-DA-LEITURA-LITERARIA. Acesso em: 29/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes