{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O II Simpósio Internacional dos Países Lusófonos (II SIMPALUSO) é um evento da lusofonia, que reúne especialistas e pesquisadores de diversos países. Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Unilab, com fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O II SIMPALUSO ocorreu no período de 03 a 05 de setembro de 2024 na Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE). O evento também aconteceu de modo virtual mediante transmissão via Plataforma YouTube (evento híbrido). 

Houve participação de renomados palestrantes nacionais e internacionais, incluindo representantes de universidades parceiras. O simpósio abordou temas com foco nas vulnerabilidades, possibilitando compartilhamento de conhecimentos e troca de experiências entre pesquisadores internacionais. De modo dinâmico e interativo, discutiu temáticas como saúde e políticas das populações vulneráveis, Determinantes Sociais de Saúde (DSS), mudanças climáticas, saúde materno-infantil e tecnologias no processo de cuidado em enfermagem. Assim como ofertou atividades como minicursos, sessões temáticas, workshops e oficinas educativas.

Neste ínterim, a organização do evento apresenta os Anais com os resumos simples e expandidos dos trabalhos científicos aprovados e apresentados, que abrilhantaram o II SIMPALUSO.




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

Paula Marciana Pinheiro de Oliveira

paulapinheiro@unilab.edu.br


Lívia Moreira Barros

livia@unilab.edu.br


Cristina Cristina Maria Correia Barroso Pinto

cmpinto@esenf.pt


Amélia Susana Eduardo Mandame

ameliamadane@yahoo.com.br


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}