RELAÇÃO ENTRE O ÍNDICE DE DENTES CARIADOS, EXTRAÍDOS E OBTURADOS (CEO-D) DE CRIANÇAS COM O ÍNDICE DE DENTES CARIADOS PERDIDOS E OBTURADOS (CPO-D) MATERNO.

Publicado em 14/02/2023 - ISBN: 978-85-5722-610-4

DOI
10.29327/1185429.1-1  
Título do Trabalho
RELAÇÃO ENTRE O ÍNDICE DE DENTES CARIADOS, EXTRAÍDOS E OBTURADOS (CEO-D) DE CRIANÇAS COM O ÍNDICE DE DENTES CARIADOS PERDIDOS E OBTURADOS (CPO-D) MATERNO.
Autores
  • Manuel da Fonseca Rodrigues
  • GABRIEL MATEUS GOULART
  • Heitor Antonio Mello Ribeiro da Silva
  • Luis Gustavo Lopes Do Nascimento
  • Manuela Lupes Rodrigues
Modalidade
Resumo
Área temática
Ciências da Saúde
Data de Publicação
14/02/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simpar2022/588061-relacao-entre-o-indice-de-dentes-cariados-extraidos-e-obturados-(ceo-d)-de-criancas-com-o-indice-de-dentes-caria
ISBN
978-85-5722-610-4
Palavras-Chave
Palavras-chave: Cárie.Etiologia.Transmissão vertical.Mãe.Filho
Resumo
A cárie é uma patologia que impõe prejuízos na qualidade de vida do indivíduo e que pode causar mutilações oclusais quando não tratadas. A prevenção é a alternativa mais econômica e saudável para o seu controle, porém devido sua natureza multifatorial faz-se necessário conhecer sua epidemiologia e as questões referentes a sua transmissibilidade e seus aspectos fisiopatológicos. Dessa forma a Faculdade de Odontologia do Grupo Integrado em parceria com a Secretaria de Saúde de Campo Mourão desenvolveu um projeto de extensão universitária: Projeto Sorridente, cujo objetivo principal foi diagnosticar o índice de dentes cariados, extraídos e obturados (CEO-d) das crianças assistidas no CMEI Dom Virgílio, após a avaliação de 102 crianças com idade entre 0 e 6 anos observou-se um índice de CEO-d médio=1,3 enquanto que o CEO-d por faixa etária vaiou da seguinte forma: de 0 a 1 ano CEO-d=0,6, de 1 a 2 anos CEO-d=0,3, de 2 a 3 anos CEO-d=0,5, de 3 a 4 anos CEO-d=1,35, de 4 a 5 anos CEO-d=2,70 e de 5 a 6 anos CEO-d=3,8. Uma vez que a literatura apresenta evidências da transmissão da cárie da mãe para os filhos, havendo questionamentos sobre quais fatores estariam implicados no processo de transmissão e de desenvolvimento das cáries, este estudo propõe inicialmente: avaliar o índice de dentes cariados, perdidos e obturados (CPO-d) das mães dessas crianças e comparar com os resultados encontrados no levantamento epidemiológico infantil (CEO-d) e assim estabelecer a possível relação da experiência de cárie materna com a condição de saúde bucal das crianças. Em um segundo momento: desenvolver estratégias para controlar e prevenir a cárie. As mães serão submetidas ao exame clínico intrabucal para avaliação do índice de CPO-d, por quatro acadêmicos do curso de odontologia pertencentes ao projeto de iniciação científica. Os exames serão realizados com auxílio de espátulas de madeiras, lanternas com luz branca e os dados anotados em prontuário específico. O atendimento será realizado nas dependências do CMEI Dom Virgílio. Os dados referentes ao CEO-d (infantil) serão divididos em três grupos: grupo (A) crianças com CEO-d = 0, grupo (B) crianças com CEO-d de 1 a 4, grupo (C) crianças com CEO-d > 4. As mães serão divididas em três grupos: grupo (A*) mães das crianças com CEO-d = 0, grupo (B*) mães das crianças com CEO-d de 1 a 4 e grupo (C*) mães das crianças com CEO-d > 4. Até o momento foram examinadas 35 mães, cujas média etária foi de 41 anos e 6 meses e o CPO-d médio ficou em 5,72. Os dados colhidos até o momento não permitem afirmações sobre a transmissibilidade, porém demonstra que o fator tempo tem um efeito direto na experiência de cárie infantil, uma vez que à medida que as crianças aumentam sua idade a experiência de cárie também aumenta tornando o CEO-d infantil mais proporcional ao CPO-d materno.
Título do Evento
I Simpósio de Pesquisa, Extensão e Inovação do Paraná
Cidade do Evento
Campo Mourão
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio de Pesquisa, Extensão e Inovação do Paraná
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

RODRIGUES, Manuel da Fonseca et al.. RELAÇÃO ENTRE O ÍNDICE DE DENTES CARIADOS, EXTRAÍDOS E OBTURADOS (CEO-D) DE CRIANÇAS COM O ÍNDICE DE DENTES CARIADOS PERDIDOS E OBTURADOS (CPO-D) MATERNO... In: Anais do Simpósio de Pesquisa, Extensão e Inovação do Paraná. Anais...Campo Mourão(PR) CEI, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simpar2022/588061-RELACAO-ENTRE-O-INDICE-DE-DENTES-CARIADOS-EXTRAIDOS-E-OBTURADOS-(CEO-D)-DE-CRIANCAS-COM-O-INDICE-DE-DENTES-CARIA. Acesso em: 26/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes