"OS DIÁLOGOS PRESENTES NA VIDA DE UM BRINCANTES"

Publicado em 19/05/2023 - ISBN: 978-85-5722-763-7

DOI
10.29327/1234436.1-4  
Título do Trabalho
"OS DIÁLOGOS PRESENTES NA VIDA DE UM BRINCANTES"
Autores
  • VANESSA CRISTINA M DE OLIVEIRA SOUZA
  • Vanessa Luísa Firmo Pereira Da Silva
  • Daisy Inocencia Margarida de Lemos
  • Profa. Dra. Luana Going
Modalidade
COMUNICAÇÃO ORAL
Área temática
EIXO 2 - Brinquedoteca como território de criação, descoberta e humanização: Brincar e bem-estar para todos e em todas as idades; Brincar e intergeracionalidade; Brincar e igualdade (social, de gênero, etnia etc.).
Data de Publicação
19/05/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposioabbri2023/622657-os-dialogos-presentes-na-vida-de-um-brincantes
ISBN
978-85-5722-763-7
Palavras-Chave
BRINCANTE.COTIDIANO DO BRINCAR.VIVÊNCIAS * ; ** Mestrandas no PPG Stricto Sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas (Mestrado Profissional), na Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) .***; ****. Psicólogas. Doutoras em Psicologia. Docentes na graduação e no PPG Stricto Sensu em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas. (Mestrado Profissional) .Universidade Católica de Santos.
Resumo
EIXO TEMÁTICO: Brinquedoteca como território de criação, descoberta e humanização Tema: OS DIÁLOGOS PRESENTES NA VIDA DE UM BRINCANTE Vanessa Cristina Medeiros de Oliveira Souza * Vanessa Luisa Firmo Pereira da Silva** Daisy Inocencia Margarida de Lemos *** Este artigo tem como finalidade destrinchar os diálogos presentes no brincar cotidiano, apresentando relato de experiências com crianças em uma escola de Educação Infantil. Ao procurarmos a palavra Brincar no dicionário nos deparamos com os conceitos: “entreter-se com (um objeto ou uma atividade qualquer); distrair-se com jogos infantis, representando papéis fictícios etc.” Brincar é um ato inerente à infância e a quem carrega consigo o dom de permanecer um brincante ao longo da vida. Adultos e crianças constroem narrativas permeadas pelo brincar. As recordações mais afetuosas da infância dos adultos estão remetidas às brincadeiras vivenciadas nesse período. Brincar é uma expressão intrínseca que torna os vínculos possíveis e faz com que as mesmas sejam mediadas por essa vivência brincante. É o brincar que perpassa e transcende a vida. Nele se convive, existe a resolução de problemas, a pesquisa, a escuta e se elaboram linguagens expressivas do corpo e da alma. O contexto Investigativo foi organizado para grupos de alunos da Educação Infantil ( 3 anos) de uma escola pública e de escola privada do município de Santos, a partir de um interesse do grupo que está pesquisando sobre assuntos planejados de acordo com as vivências. Baseada nos ensinamentos de Loris Malaguzzi, acreditamos que a escola deve ser um lugar de crianças e adultos brincantes: “Nada sem alegria na escola da infância.” Criatividade é também um sinônimo de aprendizagem, e as experiências proporcionadas pelo cotidiano pautados em contextos investigativos e de aprendizagem viabilizam esse aprendizado significativo. Loris Malaguzzi ressalta que:“Educar significa aumentar o número de oportunidades possíveis.” e essa é a nossa finalidade com este artigo, evidenciar as oportunidades e o papel do educador como responsável por esse planejamento fundamentado na reflexão, no registro e no repensar essa prática cotidiana. A organização do contexto atende às normas da BNCC que garante como um direito de aprendizagem o “Brincar”. Lev Vygotsky afirma que: “Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não se sente como agradáveis na realidade” Por fim , o presente artigo tem como objetivo conscientizar educadores e familiares sobre a importância do brincar. Na brincadeira, a criança constrói suas narrativas e desenvolve habilidades importantes para as séries iniciais do Ensino Fundamental. A análise deste artigo será permeada pela pesquisa-ação proporcionando informações que tragam soluções para os questionamentos sobre o brincar.
Título do Evento
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA ABBRI
Título dos Anais do Evento
Brincar e Criar um Mundo Sustentável para Todos: Anais de Artigos Completos do II Simpósio Internacional da ABBri
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

SOUZA, VANESSA CRISTINA M DE OLIVEIRA et al.. "OS DIÁLOGOS PRESENTES NA VIDA DE UM BRINCANTES".. In: Brincar e Criar um Mundo Sustentável para Todos: Anais de Artigos Completos do Simpósio Internacional da ABBri. Anais...São Paulo(SP) ABBri, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposioabbri2023/622657-OS-DIALOGOS-PRESENTES-NA-VIDA-DE-UM-BRINCANTES. Acesso em: 28/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes