ESTRADA UNIÃO E INDÚSTRIA. A RODOVIA DO IMPÉRIO

Publicado em 24/02/2021 - ISBN: 978-85-5722-038-6

Título do Trabalho
ESTRADA UNIÃO E INDÚSTRIA. A RODOVIA DO IMPÉRIO
Autores
  • Luiz Gonzaga de Carvalho Júnior
  • Fabiana Mendes Tavares Jacques
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral - Subtema 2: Documentação, conservação e restauração (Documentação da arquitetura / Análise e restauração de estruturas do patrimônio arquitetônico / Conservação preventiva e prevenção de risco / Arquitetura em terra, em pedra e em madeira / Arquitetura vernacular / Fortificações e patrimônio militar / Patrimônio religioso / Patrimônio arqueológico e arte rupestre / Patrimônio cultural subaquático / Pinturas murais / Vitrais / Patrimônio do Século XX / Patrimônio industrial)
Data de Publicação
24/02/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/240927-estrada-uniao-e-industria-a-rodovia-do-imperio
ISBN
978-85-5722-038-6
Palavras-Chave
Estrada União Indústria. Traçado. Percurso.
Resumo
O tema abordado na monografia é a Estrada União e Indústria e teve como objetivo seu conhecimento através do levantamento de dados a respeito de sua história, de seu traçado original, os aspectos físicos e arquitetônicos que faziam parte da estrutura do empreendimento, e o que restou dessa estrutura e percurso. A Estrada União Indústria foi à primeira estrada pavimentada e de concessão privada do Brasil. O empreendimento que ligaria Juiz de Fora a Petrópolis teve sua construção iniciada em 1856 e sua inauguração se deu em 1861. Somente em 23 de Junho de 1861 o trecho até Juiz de Fora seria inaugurado, com uma viagem da família Imperial percorrendo todo trecho. Detinha uma grande estrutura, tais como estações de mudas, oficinas, estábulos, hotel e uma colônia para abrigar os imigrantes germânicos que foram contratados para trabalhar na estrada. Com o surgimento e concorrência da estrada de ferro a empresa entrou em declínio, encerrando suas atividades em 1877. Sua pavimentação se dava com a técnica de macadame e ao longo de seu percurso era dotado de diversas pontes, das quais muitas foram reaproveitadas e continuam em utilização, muitos dos seus trechos e foram aproveitados para a instalação da estrada de ferro; e diversos outros trechos foram alterados. Com tempo a estrada se consolidou como principal via de acesso entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro em 1972 foi inaugurado o Museu Rodoviário do DNER, situado na única estação de mudas sobrevivente; a Estação Mudas de Paraibuna, no município de Comendador Levy Gasparian. Foi desenvolvida uma consulta bibliográfica aos principais autores, com o intuito de desenvolver uma leitura de como era esse empreendimento e o que restou dele. Foram realizados dois estudos de caso, os marcos da Estrada Real e os edifícios anexos do Museu do Pão, que somados ao produto da pesquisa deram base a diretrizes que irão nortear o projeto de demarcação do traçado na atualidade, como na Estrada Real; e o desenvolvimento de um edifico anexo para o Museu Rodoviário, antiga Estação de Paraibuna, único remanescente do gênero. A monografia foi apresentada à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora, como requisito parcial para conclusão da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I; sendo a Prof.ª Fabiana Mendes Tavares Jacques responsável pela orientação e aprovação.
Título do Evento
4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil e 1º Simposio Científico ICOMOS/LAC
Título dos Anais do Evento
Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

JÚNIOR, Luiz Gonzaga de Carvalho; JACQUES, Fabiana Mendes Tavares. ESTRADA UNIÃO E INDÚSTRIA. A RODOVIA DO IMPÉRIO.. In: Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/240927-ESTRADA-UNIAO-E-INDUSTRIA-A-RODOVIA-DO-IMPERIO. Acesso em: 27/04/2025

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