A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO

Publicado em 24/02/2021 - ISBN: 978-85-5722-038-6

Título do Trabalho
A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Autores
  • RACHEL DE SOUSA VIANNA
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral - Subtema 5: Educação para o patrimônio (Educação para o patrimônio / Interpretação e apresentação do patrimônio cultural / Patrimônio para nossas gerações)
Data de Publicação
24/02/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/242950-a-experiencia-estetica-na-educacao-do-ambiente-construido
ISBN
978-85-5722-038-6
Palavras-Chave
educação do ambiente construído, experiência estética, educação para o patrimônio, União Internacional de Arquitetos - UIA
Resumo
Na "Carta para Educação do Ambiente Construído para Crianças e Jovens" publicada em 2019, a União Internacional de Arquitetos – UIA exorta os organismos profissionais de arquitetura de cada país a promover e apoiar a Educação do Ambiente Construído em escala global (em inglês, Built Environment Education – BEE). Tendo como meta embasar a criação de uma rede ampla de iniciativas nesse sentido, o documento define uma série de considerações, objetivos e condições para essa prática. A Carta afirma que o pensamento arquitetônico é integrado, visual e não linear e postula o desenvolvimento de uma consciência sensorial dos espaços, do vocabulário necessário para discutir a qualidade de edifícios e lugares e da capacidade de exercitar a sensibilidade, a imaginação, o gosto e o julgamento crítico. Alinhado com esse grupo de competências recomendadas pela UIA, este artigo examina um conjunto eclético de referências, buscando subsídios para educadores interessados em ampliar a capacidade de crianças e jovens de experimentarem esteticamente o ambiente construído. O estudo apresenta a repercussão de pesquisas realizadas em novos campos do conhecimento, como a percepção ambiental, a neuroestética e a estética ambiental na renovação do interesse pelo caráter multissensorial da experiência do espaço construído. Resultados empíricos demonstram o profundo impacto do ambiente sobre nosso bem-estar físico e emocional, confirmando as ideias defendidas nas décadas de 1960 e 1970 por pioneiros como Kevin Lynch, Jane Jacobs, Yu-Fu Tuan e Amos Rappoport. O trabalho aborda também a preocupação de arquitetos e urbanistas contemporâneos com o processo crescente de atrofia perceptual, discutindo suas propostas para re-sensualizar a arquitetura e para reintroduzir a dimensão humana no planejamento dos espaços urbanos. Ao apresentar um quadro amplo de referências sobre a importância de trabalhar a dimensão estética de edifícios e lugares, esse trabalho pretende contribuir para a expansão da Educação do Ambiente Construído no âmbito da América Latina.
Título do Evento
4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil e 1º Simposio Científico ICOMOS/LAC
Título dos Anais do Evento
Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

VIANNA, RACHEL DE SOUSA. A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO.. In: Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/242950-A-EXPERIENCIA-ESTETICA-NA-EDUCACAO-DO-AMBIENTE-CONSTRUIDO. Acesso em: 21/11/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes