ROTUNDA COMO ÍCONE DOS COMPLEXOS FERROVIÁRIOS.

Publicado em 24/02/2021 - ISBN: 978-85-5722-038-6

Título do Trabalho
ROTUNDA COMO ÍCONE DOS COMPLEXOS FERROVIÁRIOS.
Autores
  • Bruna Modeneze
  • josé Roberto Merlin
Modalidade
Resumo
Área temática
Tema Geral - Subtema 2: Documentação, conservação e restauração (Documentação da arquitetura / Análise e restauração de estruturas do patrimônio arquitetônico / Conservação preventiva e prevenção de risco / Arquitetura em terra, em pedra e em madeira / Arquitetura vernacular / Fortificações e patrimônio militar / Patrimônio religioso / Patrimônio arqueológico e arte rupestre / Patrimônio cultural subaquático / Pinturas murais / Vitrais / Patrimônio do Século XX / Patrimônio industrial)
Data de Publicação
24/02/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/250276-rotunda-como-icone-dos-complexos-ferroviarios
ISBN
978-85-5722-038-6
Palavras-Chave
Rotunda, Patrimônio Industrial e Ferroviário, Vitalidade Urbana.
Resumo
Campinas é hoje, centro de uma região metropolitana com mais de 3 milhões de habitantes congregando 20 cidades. Foi pousada na rota do ouro, mas o café incitou seu maior desenvolvimento, especialmente quando se conectou pela ferrovia ao porto de Santos, facilitando sua exportação. Houve a polarização de muitas companhias em seu pátio ferroviário, implantado num divisor de águas da cidade, nas bordas e a 45 graus da malha do rocio desenhado em sua fundação, contendo 350.000 m2 e 1.300 m. de extensão, dividindo a cidade em centro (que recebia as benesses da urbanização) e periferia (que recebia as atividades mais insalubres). Então, o rodoviarismo encetado por forte política governamental, fez a Rodovia Anhanguera chegar em 1950, seguida por outras rodovias, que substituem as ferrovias e acabam engendrando a última viagem de passageiros por trem em 2001. Embora no local chegassem inúmeras ferrovias, a Paulista e a Mogiana protagonizaram no espaço, implantando inúmeros edifícios além da estação. Dentre eles foi criada a rotunda e seu girador, ícones dos espaços mais significativos das concentrações ferroviárias mais importantes do país. Perdendo protagonismo para as posturas rodoviaristas e por outros traçados que passam além da malha urbana mais densa e que se adequam aos novos trens, hoje, este espaço central na cidade está abandonado, com edifícios subutilizados, que se deterioram mais, a cada dia. Esta pesquisa objetiva buscar possibilidades de utilização destes edifícios, elegendo a Rotunda, forte ícone do complexo ferroviário, visto que está inserida ao lado da estação rodoviária de Campinas, do Terminal Intermunicipal Metropolitano e do Terminal Central. Com isso buscam-se formas de manejo deste edifício deteriorado e tombado, tentando extrair conhecimentos adequados para seu restauro e preservação, com base em pesquisas bibliográficas, iconográficas e documentais, referentes ao acervo memorável que teve primordial importância para a economia, desenvolvimento tecnológico e urbanização da região. As propostas estratégicas do plano diretor da cidade possuem como objetivos promover a permeabilidade da área, aumentar seu adensamento e promover atividades de uso noturno buscando prover vitalidade e segurança ao lugar. Portanto, atendendo as demandas do plano e reinserindo o edifício ao meio urbano, buscar-se-ão atividades compatíveis com sua tipologia e sua titularidade de tombado. Assim, tentar-se-á reviver a memória e propor atividades contemporâneas que atendam algumas carências da metrópole, fazendo do uso das vertentes preservacionistas, desvelando a tecnologia e promovendo vida noturna, criando um ponto de encontro que promova a alteridade. É imprescindível tornar a rotunda um documento que revele a história, instigue a memória e promova a relação velho-novo, para incitar o tempo como a quarta dimensão do espaço.
Título do Evento
4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil e 1º Simposio Científico ICOMOS/LAC
Título dos Anais do Evento
Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MODENEZE, Bruna; MERLIN, josé Roberto. ROTUNDA COMO ÍCONE DOS COMPLEXOS FERROVIÁRIOS... In: Anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil. Anais...Belo Horizonte(MG) Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposioicomos2020/250276-ROTUNDA-COMO-ICONE-DOS-COMPLEXOS-FERROVIARIOS. Acesso em: 28/04/2025

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