APRIMORAMENTO DA GESTÃO DOCUMENTAL NO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA PROPOSTA DE PADRONIZAÇÃO DE DOCUMENTOS DIGITAIS PELO MAPEAMENTO DE DOCUMENTOS COMPOSTOS

Publicado em 21/06/2021 - ISBN: 978-65-991726-4-9

Título do Trabalho
APRIMORAMENTO DA GESTÃO DOCUMENTAL NO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA PROPOSTA DE PADRONIZAÇÃO DE DOCUMENTOS DIGITAIS PELO MAPEAMENTO DE DOCUMENTOS COMPOSTOS
Autores
  • Valeria Rodrigues dos Santos
  • Maria Geruseneide Silva de Jesus
Modalidade
Comunicação
Área temática
5. Tipologia documental
Data de Publicação
21/06/2021
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simposiointernacionaldearquivos/289744-aprimoramento-da-gestao-documental-no-estado-de-sao-paulo--uma-proposta-de-padronizacao-de-documentos-digitais-pe
ISBN
978-65-991726-4-9
Palavras-Chave
gestão documental, mapeamento, tipologia, digital.
Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar o trabalho que está sendo desenvolvido para aprimoramento da gestão documental no Governo do Estado de São Paulo, que compreende o conjunto de procedimentos e operações técnicas referente a produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediaria, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente, propiciando assim melhores práticas e a utilização dos recursos disponíveis com eficiência, eficácia e efetividade. Com a necessidade de aperfeiçoar a gestão documental, racionalizar e otimizar os recursos públicos disponíveis, reduzindo/eliminando gradualmente o trâmite de papel, assim como buscando a desburocratização e a transparência, foi desenvolvido o Programa SP Sem Papel, instituído pelo Decreto nº 64.355/2019, para a produção, tramitação, gestão e controle de processos / documentos digitais no âmbito da Administração Estadual e no seu relacionamento com as Prefeituras e a Assembleia Legislativa. Com a edição da Portaria UAPESP/SAESP 2, de 4 de dezembro de 2018, que estabeleceu os procedimentos para orientar a modelagem de documentos digitais, o Arquivo Público do Estado de São Paulo está padronizando regras e o fluxo de trabalho. Neste sentido, estão sendo mapeados os documentos compostos que serão contemplados no Programa SP Sem Papel, sendo uma etapa que antecede a modelagem. O mapeamento de documentos configura-se em identificar a sequência lógica das atividades e da produção, da constituição e do fluxo dos documentos. Os documentos compostos, são os documentos que ao longo de sua trajetória acumulam vários documentos simples. Exemplo: processo, prontuário, expediente e dossiê, os quais estão identificados no Plano de Classificação de Documentos e na Tabela de Temporariedade de Documentos da Administração Pública do Estado de São Paulo: Atividade-Meio e na Atividade-fim, de cada órgão ou entidade. Para o desenvolvimento da atividade de mapeamento de documentos, no contexto da Administração Pública do Estado de São Paulo, identificamos a série documental a ser mapeada. Em seguida, juntamente com os órgãos e entidades, com a participação das Comissões de Avaliação de Documentos e Acesso - CADA e funcionários das unidades executores, realizamos o levantamento das informações por meio de entrevistas, reuniões, questionários, análise de documentos, legislação, bem como o preenchimento de planilha que detalha o passo a passo do documento. Entre as informações levantadas, destacamos a identificação da tipologia documental, que corresponde à divisão de espécie, que reúne documentos por suas características comuns no que diz respeito à formula, natureza de conteúdo ou técnica de registro. Portanto é um elemento chave na estruturação de padrões para a organização dos documentos elaborados, pois identifica o suporte, a forma, o formato, o gênero e a espécie. Verificamos que o mapeamento de documentos constata gargalos e atividades dispensáveis, define responsabilidades, minimiza erros e retrabalho, traz celeridade e produtividade. Considera-se que os servidores/funcionários e a sociedade paulista conseguiram um benefício incalculável, com a inovação de possuir os processos administrativos digitais, no tocante que, possibilita assegurar a proteção da autoria e da autenticidade, facilita o manuseio e o rastreamento, agiliza recuperar a informação, traz transparências as ações e contribui para a tomada de decisões, elimina problemas com incêndio, extravio, viabiliza economicidade, maior eficácia e sustentabilidade ambiental.
Título do Evento
Simpósio Internacional de Arquivos
Título dos Anais do Evento
Arquivo, Documento e Informação em Cenários Híbridos: anais do Simpósio Internacional de Arquivos
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Valeria Rodrigues dos; JESUS, Maria Geruseneide Silva de. APRIMORAMENTO DA GESTÃO DOCUMENTAL NO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA PROPOSTA DE PADRONIZAÇÃO DE DOCUMENTOS DIGITAIS PELO MAPEAMENTO DE DOCUMENTOS COMPOSTOS.. In: Arquivo, documento e informação em cenários híbridos: anais do Simpósio Internacional de Arquivos. Anais...Sao Paulo(SP) Eventus, 8, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simposiointernacionaldearquivos/289744-APRIMORAMENTO-DA-GESTAO-DOCUMENTAL-NO-ESTADO-DE-SAO-PAULO--UMA-PROPOSTA-DE-PADRONIZACAO-DE-DOCUMENTOS-DIGITAIS-PE. Acesso em: 27/09/2024

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