EFEITOS DO AGROTÓXICO FIPRONIL NO DESENVOLVIMENTO E SOBREVIVÊNCIA DE LARVAS DE ZEBRAFISH (DANIO RERIO)

Publicado em 29/12/2023 - ISBN: 978-65-272-0168-7

Título do Trabalho
EFEITOS DO AGROTÓXICO FIPRONIL NO DESENVOLVIMENTO E SOBREVIVÊNCIA DE LARVAS DE ZEBRAFISH (DANIO RERIO)
Autores
  • João Vitor de Macedo Sampaio
  • Júlia Robert de Sousa Teixeira
  • Livia Alves de Macedo Tavares
  • Bruno Fiorelini Pereira
  • Ana Carolina Luchiari
Modalidade
Resumo simples
Área temática
Psicologia Fisiológica
Data de Publicação
29/12/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/simpsicobioufrn/748459-efeitos-do-agrotoxico-fipronil-no-desenvolvimento-e-sobrevivencia-de-larvas-de-zebrafish-(danio-rerio)
ISBN
978-65-272-0168-7
Palavras-Chave
Agrotóxicos, Fipronil, Zebrafish, Desenvolvimento.
Resumo
No Brasil, o uso de agrotóxicos ganhou destaque com a Revolução Verde na década de 1960, e no ano de 2008 o país liderou o ranking mundial de consumo dos mesmos. A utilização desses produtos tem como objetivo aumentar a disponibilidade de recursos alimentares para a população, porém é necessário investigar os efeitos desses químicos no ambiente e consequentemente, nos organismos vivos. O Fipronil é um inseticida do grupo químico pirazol, amplamente utilizado em plantações de algodão e soja, que age danificando o sistema nervoso dos insetos. No entanto, os efeitos em outros organismos são desconhecidos. Usamos aqui o Zebrafish (Danio rerio) como modelo experimental para avaliação toxicológica do fipronil. Observamos o desenvolvimento embrionário e a taxa de sobrevivência do zebrafish em exposição aguda de 120 horas, seguindo as Diretrizes da OECD nº 203 (Fish Embryo Acute Toxicity) nas concentrações: 0,05 mg/L, 0,5 mg/L, 25 mg/L, 50 mg/L e 100 mg/L além dos controles negativos (água e DMSO) e positivo (3,4 dicloroanilina). Os resultados demonstraram que os grupos com as concentrações de 50 mg/L e 100 mg/L apresentaram maior taxa de mortalidade (75 e 85%) em relação ao grupo controle água (20%). A taxa de eclosão dos animais da concentração de 100 mg/L foi retardada, com inicio às 96h, enquanto que o grupo controle água iniciou a eclosão às 72h. As malformações foram mais identificadas na concentração de 50 mg/L, destacando-se edema de saco e pericárdio e malformação de coluna. Esses resultados indicam toxicidade derivada da exposição ao fipronil. Esses efeitos podem ser ainda aumentados quando diversos agrotóxicos são usados em conjunto. Concluímos que é urgente o abandono do uso de defensivos químicos atualmente aplicados e que cuidados devem ser tomados com a contaminação do solo, das águas e da vida que habita esses locais. (Fapesp 2022/03094-5 e CAPES).
Título do Evento
X Conferência & XV Simpósio de Psicobiologia
Cidade do Evento
Natal
Título dos Anais do Evento
Anais do Simpósio de Psicobiologia: Psicobiotecnologia - interface entre inovação e comportamento
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SAMPAIO, João Vitor de Macedo et al.. EFEITOS DO AGROTÓXICO FIPRONIL NO DESENVOLVIMENTO E SOBREVIVÊNCIA DE LARVAS DE ZEBRAFISH (DANIO RERIO).. In: Anais do Simpósio de Psicobiologia: Psicobiotecnologia - interface entre inovação e comportamento. Anais...Natal(RN) Centro de Biociências, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/simpsicobioufrn/748459-EFEITOS-DO-AGROTOXICO-FIPRONIL-NO-DESENVOLVIMENTO-E-SOBREVIVENCIA-DE-LARVAS-DE-ZEBRAFISH-(DANIO-RERIO). Acesso em: 05/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes