ANÁLISE DAS HABILIDADES MATEMÁTICAS NÃO CONSOLIDADAS PELOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE DIAMANTINA

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
ANÁLISE DAS HABILIDADES MATEMÁTICAS NÃO CONSOLIDADAS PELOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE DIAMANTINA
Autores
  • CAROLINE MIRANDA BARROSO
  • Stella Maris Lemos Nunes
Modalidade
Resumos da Pós-Graduação
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/731498-analise-das-habilidades-matematicas-nao-consolidadas-pelos-alunos-da-rede-municipal-de-educacao-de-diamantina
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
PROALFA, Matemática, Desempenho, Descritor, Habilidade.
Resumo
A avaliação em larga escala tem se revelado uma importante ferramenta para o entendimento da qualidade do ensino e aprendizagem. Por meio dela é possível orientar os esforços para a elaboração de estratégias pedagógicas de forma inovadora e centradas no aprendizado do aluno. Nesta perspectiva, esta pesquisa teve como principal objetivo identificar como está o desempenho em Matemática dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Diamantina/MG em termos de habilidades não consolidadas. Trata-se de uma pesquisa censitária, de abordagem quali-quantitativa, de caráter descritivo e exploratório, que utiliza os dados secundários do Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA) disponibilizados pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. A análise estatística utilizou indicadores da teoria clássica dos testes. Alicerçando toda discussão em torno do desempenho em matemática, a matriz de referência do PROALFA foi amplamente utilizada. Os resultados encontrados nas análises revelam que os alunos da rede em questão estão no padrão de desempenho recomendado, entretanto, algumas habilidades matemáticas podem ser melhor consolidadas para que resultados ainda melhores possam ser alcançados, vislumbrando a qualidade de ensino prezada pela Secretaria Municipal de Educação de Diamantina. As principais habilidades não consolidadas pelos alunos da rede são as que se referem aos descritores D01, D05, D15 e D18 da matriz de referência do PROALFA. Verificamos também que, apesar desta pesquisa ter utilizado os dados do PROALFA referentes aos anos de 2018 e 2019, as habilidades matemáticas que não estão bem consolidadas pelos alunos da rede são habilidades importantes e que estão contempladas na Base Nacional Comum Curricular vigente.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BARROSO, CAROLINE MIRANDA; NUNES, Stella Maris Lemos. ANÁLISE DAS HABILIDADES MATEMÁTICAS NÃO CONSOLIDADAS PELOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE DIAMANTINA.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/731498-ANALISE-DAS-HABILIDADES-MATEMATICAS-NAO-CONSOLIDADAS-PELOS-ALUNOS-DA-REDE-MUNICIPAL-DE-EDUCACAO-DE-DIAMANTINA. Acesso em: 26/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes