CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES SOBRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: LIMITES E POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES SOBRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: LIMITES E POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO
Autores
  • Jefferson Luiz Costa Santos
  • Luciana Resende Allain
  • Geraldo Rocha Fernandes
Modalidade
Resumo da Graduação (Ensino, Pesquisa, Extensão ou Creditação da Extensão)
Área temática
Ciências Humanas
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/746763-conhecimentos-e-experiencias-dos-professores-sobre-ciencia-tecnologia-e-sociedade-(cts)-na-educacao-cientifica--
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
CTS, MADECs, Formação de Professores
Resumo
A busca para melhorar a qualidade de ensino de Ciências na educação básica se configura como um grande desafio para educadores e pesquisadores. Neste cenário, o campo de pesquisa em educação em Ciências vem apontando possibilidades, a partir das Metodologias e Abordagens Diferenciadas em Ensino de Ciências (MADECs). Dentre as MADECs, destaca-se a Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), que, dentre muitas versões teóricas busca conectar temas correlatos à Ciência e Tecnologia e suas implicações na Sociedade. Este resumo traz um recorte de uma pesquisa qualitativa em andamento que busca caracterizar o conhecimento e experiência dos professores (atuantes e em formação) sobre as MADECs, neste caso, sobre a Educação CTS, apontando limites e possibilidades de sua aplicação em sala de aula. O cenário da pesquisa trata de um curso de extensão universitária online, que abordou diferentes MADECs. A coleta dos dados ocorreu a partir das interações dos cursistas em um fórum de discussões com perguntas relacionadas à Educação CTS. A análise dos dados se deu por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). O curso recebeu um total de 97 inscrições, das quais 49 participaram ativamente no fórum de discussões, corpus da pesquisa. Dentre esses, 36 cursistas foram selecionados como parte da amostra por serem professores atuantes ou em formação. A partir da ATD foram definidas 4 categorias a priori e suas subcategorias emergentes. A partir da categoria a priori Conhecimento sobre CTS, dos 36 cursistas, 14 tinham conhecimento da Educação CTS, mas não realizaram nenhuma aplicação em sala de aula, enquanto 7 não conheciam e nunca aplicaram. Na categoria a priori Concepções sobre CTS emergiram subcategorias como: Relação CTS/Freire; Abordagem CTS como promotora da criticidade; CTS e contextualização da realidade. A partir da categoria a priori Fatores Potencializadores da Abordagem CTS emergiram subcategorias como: Promoção da interdisciplinaridade; Conexão com a realidade/cotidiano. Já em relação a categoria a priori Fatores Limitantes da Abordagem CTS emergiram subcategorias como: Ausência de tempo para planejamento; Conhecimento aprofundado do tema; Formação continuada dos professores. Compreender a perspectiva de professores sobre as MADECs e a realidade da prática docente é crucial para coletar informações que sustentem iniciativas futuras para o aprimoramento da qualidade do ensino. Nota-se que o desenvolvimento da Educação CTS ainda é uma abordagem pouco explorada pelos professores dentro das salas de aula, o que aponta a necessidade de sua disseminação na formação docente.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTOS, Jefferson Luiz Costa; ALLAIN, Luciana Resende; FERNANDES, Geraldo Rocha. CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES SOBRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: LIMITES E POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/746763-CONHECIMENTOS-E-EXPERIENCIAS-DOS-PROFESSORES-SOBRE-CIENCIA-TECNOLOGIA-E-SOCIEDADE-(CTS)-NA-EDUCACAO-CIENTIFICA--. Acesso em: 27/12/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes