SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS ATENDIDOS NA CLÍNICA ESCOLA DE NUTRIÇÃO DA UFVJM

Publicado em 20/03/2024 - ISBN: 978-65-272-0387-2

Título do Trabalho
SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS ATENDIDOS NA CLÍNICA ESCOLA DE NUTRIÇÃO DA UFVJM
Autores
  • Ana Thereza de Morais Santana
  • Daniele Ferreira da Silva
  • Luciana Neri Nobre
  • Kelly da Rocha Neves
Modalidade
Resumo da Graduação (Ensino, Pesquisa, Extensão ou Creditação da Extensão)
Área temática
Ciências da Saúde
Data de Publicação
20/03/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/sintegra/746841-satisfacao-dos-usuarios-atendidos-na-clinica-escola-de-nutricao-da--ufvjm
ISBN
978-65-272-0387-2
Palavras-Chave
pesquisa de satisfação, atendimento nutricional, saúde e qualidade de vida.
Resumo
A Pesquisa de satisfação de clientes, é um sistema de administração que continuamente capta a voz do cliente. Isto ocorre através de avaliação da performance da empresa sob o ponto de vista do seu usuário. Esta pesquisa serve ainda para identificar os pontos positivos e negativos do serviço prestado. Assim, este estudo objetivou avaliar a satisfação dos pacientes atendidos na Clínica Escola de Nutrição da UFVJM durante o primeiro semestre letivo de 2023. Para esta pesquisa foi utilizado um formulário elaborado no Google Forms o qual foi enviado eletronicamente a todos os pacientes que informaram seus e-mails e também por meio de um código QR disponibilizado nos consultórios, e todos autorizaram a divulgação dos dados. O questionário foi composto por 15 perguntas objetivas, as quais foram avaliadas por uma escala likert de 10 pontos com avaliações gradativas como ruim, boa e ótima. Dentre os 229 pacientes atendidos, 55 responderam ao questionário, desses 45 (81,8%) declararam ter vínculo com a universidade e entre estes, 44 (97,8%) eram estudantes. Informaram o município de residência 30 pacientes, e entre estes, a maioria residia em Diamantina (n= 28, 93,3%). Em relação a nota atribuída ao atendimento geral da clínica, um total de 53 pacientes (96,4%) atribuíram nota = 8 para o atendimento dos acadêmicos, 54 (98,2%) atribuíram esta nota para orientadores e 49 (89,8%) para serviço de recepção da clínica. Exceto um paciente (1,8%) todos informaram que observaram melhoras na saúde após o tratamento nutricional. Sobre as melhoras obtidas foram citadas: melhora nos hábitos alimentares (83%), na composição corporal (64,2%) e na hidratação (62,3%). Todos os pacientes atendidos já indicaram ou indicariam a clínica para amigos e familiares, e quase todos (n=52; 96,3%) gostariam de continuar o acompanhamento nutricional. Conclui-se que os serviços prestados pela Clínica Escola de Nutrição da UFVJM têm sido bem avaliados pelos seus usuários e tem auxiliado seus pacientes na melhora do estado de saúde. No entanto, necessitamos reforçar junto aos pacientes atendidos a importância do feedback deles para que possamos nos aprimorar e melhorar constantemente os serviços prestados.
Título do Evento
IX Semana da Integração da UFVJM: Ensino, Pesquisa e Extensão
Cidade do Evento
Diamantina
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SANTANA, Ana Thereza de Morais et al.. SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS ATENDIDOS NA CLÍNICA ESCOLA DE NUTRIÇÃO DA UFVJM.. In: . Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sintegra/746841-SATISFACAO-DOS-USUARIOS-ATENDIDOS-NA-CLINICA-ESCOLA-DE-NUTRICAO-DA--UFVJM. Acesso em: 26/12/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes