{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

O Simpósio Internacional de Tecnologias em Educação Matemática (SITEM) é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus Rio Claro. Este evento espera promover o debate entre a pesquisa em Educação Matemática focalizada no uso de Tecnologias Digitais desenvolvida pelo GPIMEM, um grupo de pesquisa consolidado e reconhecido internacionalmente, que em 2023 completará 30 anos de existência.

Em sua primeira edição, o SITEM ocorreu entre os dias 19 e 21 de setembro de 2018, de forma presencial, e contou com palestrantes e convidados da África do Sul, Austrália, Brasil, Chile e Colômbia, sendo que tivemos a presença dos pesquisadores estrangeiros Greg Oates, Johann Engelbrecht e Danyal Farsani. A segunda edição ocorreu de forma remota de 17 a 19 de setembro de 2020, em virtude dos impasses causados pela pandemia Covid-19, com participantes da Áustria, Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia e Portugal. Os pesquisadores Zsolt Lavicza, Mónica Ester Villarreal, Jhony Alexander Villa-Ochoa, George Gadanidis e Hélia Jacinto foram os estrangeiros convidados.

Por sua vez, a terceira edição do SITEM foi realizada de 06 a 08 de outubro de 2022, de forma híbrida. Foram 227 participantes, com representantes de quase todos os estados brasileiros e, dentre essas inscrições, 75 acompanharam o evento de forma presencial. Além do Brasil, estudantes, professores e pesquisadores da Argentina, África do Sul, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Japão, Finlândia e Moçambique estiveram presentes no evento. 

Durante todo o simpósio, excelentes reflexões sobre as lutas por equidade e sustentabilidade atrelada à Educação Matemática ocorreram. Articulou-se sobre o ensino de Matemática com letramento computacional, as desigualdades curriculares e a comunicação de ideias matemáticas; os Festivais de Vídeos Digitais e Educação Matemática atrelados ao construto teórico Seres Humanos com Mídias, Multimodalidade, Teoria da Atividade e a Noção de problema.

Foi apresentado um panorama histórico da Educação Matemática como campo de pesquisa científica, perpassando pelas pesquisas que têm sido realizadas pelo GPIMEM e que articulam o Pensamento Computacional, o Pensamento Simbólico e Pensamento Sensível, e o que tem sido chamado de Pensamento Matemático Computacional Sensível.  

Uma inovação do III SITEM foi um diálogo interativo que trouxe reflexões sobre a noção de agency (poder de ação) das coisas e a ideia de professores aprendendo com estudantes, assim como a importância dos espaços Makers e da natureza em ambientes de ensino e aprendizagem. Isso tudo interligado com reflexões sobre justiça social e educação híbrida.

Ocorreu uma troca intensa sobre a concepção de estágio compartilhado, a importância das parcerias institucionais e a suas contribuições para a formação dos licenciandos.  Houve um avanço em discussões sobre a Educação Matemática antes da COVID-19 e o agora, passando pelas relações pessoais, os impactos e os problemas sociais que estamos enfrentando e que ainda enfrentaremos, incluindo a situação de trabalho dos professores.

Deve ser destacada a presença dos pesquisadores estrangeiros de forma presencial, George Gadanidis e Johann Engelbrecht, além da participação de Janette Hughes e Annalisa Sannino de forma virtual. Houve uma forte interação entre eles e os participantes, em particular entre palestrantes e participantes virtuais. Em comparação às duas primeiras versões do evento, deve ser enfatizada a discussão sobre progressos na Teoria da Atividade seja com a noção de poder de ação das mídias, seja com a noção que liga essa teoria a transformações sociais relacionada à equidade.

Todas as palestras, e outras atividades, que ocorreram no II e III SITEM podem ser encontradas no canal do GPIMEM no YouTube (https://www.youtube.com/@gpimem). Maiores detalhes podem também ser encontrados no site oficial do evento (https://gpimemsitem.wixsite.com/sitem)

Enfatizamos a importância deste evento para nossa área de pesquisa, considerando a pandemia e o cenário político em que vivemos. Nesse sentido, o GPIMEM continua sua luta em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade!

O III SITEM foi um evento coletivo, produzido por muitas mãos. Mãos de estudantes de pós-graduação, sejam do GPIMEM, sejam de todos os outros grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP Rio Claro. Mãos de professores do Ensino Superior ou da Educação Básica. Mãos de técnicos administrativos da UNESP, que tanto nos auxiliaram.

Neste contexto, estes anais reúnem os 49 trabalhos submetidos e aprovados na terceira edição do Simpósio Internacional de Tecnologias em Educação Matemática.

Boa(s) leitura(s)!

 

Andrei Luís Berres Hartmann

Lara Martins Barbosa

Marcelo de Carvalho Borba




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

UNESP, Rio Claro

Av. 24 A - Bela Vista, Rio Claro - SP, 13506, Brasil

(19) 3526-9394

contato.sitem.gpimem@gmail.com


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}