A RELAÇÃO DA INDÚSTRIA CULTURAL COM O CONSUMISMO EM PERÍODO PANDÊMICO

Publicado em 27/01/2022 - ISBN: 978-65-5941-549-6

DOI
10.29327/snctifrocampuscacoal2021.414902  
Título do Trabalho
A RELAÇÃO DA INDÚSTRIA CULTURAL COM O CONSUMISMO EM PERÍODO PANDÊMICO
Autores
  • Maria Gabriela Firme Borges
  • Alice Laurett Caetano
  • Marcilei Serafim Germano
Modalidade
Resumo
Área temática
Ensino e Humanidades
Data de Publicação
27/01/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/snctifrocampuscacoal2021/414902-a-relacao-da-industria-cultural-com-o-consumismo-em-periodo-pandemico
ISBN
978-65-5941-549-6
Palavras-Chave
Industria cultural, consumismo, pandemia.
Resumo
O presente artigo busca fazer uma análise do conceito de industrial cultural, cunhado pela escola de Frankfurt e sua relação com o consumismo em massa neste período de pandemia que estamos vivenciando. Tal conceito sociológico busca dar conta de explicar os meios de comunicação é o de indústria cultural, que busca compreender a forma de produção da cultura de massa nas sociedades capitalistas. A expressão foi usada pela primeira vez no livro “Dialética do Esclarecimento”, de Theodor Adorno e Max Horkheimer, que foram dois importantes pensadores do Instituto de Pesquisa conhecido como Escola de Frankfurt. Buscamos desta forma, nos aprofundarmos no contexto do “Consumismo em período pandêmico” percorrendo o caminho de análises do filósofo Theodor Adorno em suas reflexões sobre a indústria cultural. Destacamos em Adorno a categoria do consumismo quando afirma que nas sociedades contemporâneas, as produções do espirito, ou seja, as manifestações culturais se transformaram em mercadorias, isto é, estão subordinadas ao lucro e ao consumo. Desta forma o conceito de indústria cultural contribui para compreensão de que no desenvolvimento dos processos históricos, as produções em geral tiveram que se adequar ao mercado e a necessidade de sobrevivência, o que fez com que assumissem o caráter de mercadoria, caráter este intensificado em contexto pandêmico.
Título do Evento
Semana Nacional da Ciência e Tecnologia IFRO Campus Cacoal
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Rondônia - Campus Cacoal
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital
DOI

Como citar

BORGES, Maria Gabriela Firme; CAETANO, Alice Laurett; GERMANO, Marcilei Serafim. A RELAÇÃO DA INDÚSTRIA CULTURAL COM O CONSUMISMO EM PERÍODO PANDÊMICO.. In: Anais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Rondônia - Campus Cacoal. Anais...Cacoal(RO) IFRO, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/snctifrocampuscacoal2021/414902-A-RELACAO-DA-INDUSTRIA-CULTURAL-COM-O-CONSUMISMO-EM-PERIODO-PANDEMICO. Acesso em: 24/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes