AS CONSEQUÊNCIAS DA DESINDUSTRIALIZAÇÃO PARA O “DILEMA DE GRADUAÇÃO” BRASILEIRO (2003-2016)

Publicado em 25/11/2022 - ISBN: 978-65-5941-910-4

Título do Trabalho
AS CONSEQUÊNCIAS DA DESINDUSTRIALIZAÇÃO PARA O “DILEMA DE GRADUAÇÃO” BRASILEIRO (2003-2016)
Autores
  • Mateus Webber Matos
Modalidade
Trabalho avulso
Área temática
Economia Política Internacional
Data de Publicação
25/11/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/spabri2022/494505-as-consequencias-da-desindustrializacao-para-o-dilema-de-graduacao-brasileiro-(2003-2016)
ISBN
978-65-5941-910-4
Palavras-Chave
Desindustrialização; “Dilema de Graduação”; Política Externa; Economia brasileira.
Resumo
Os últimos 40 anos têm demonstrado a dificuldade do setor industrial brasileiro de alcançar maior participação no total do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Isso se deve, em parte, ao processo de desindustrialização ainda em curso (OREIRO; FEIJÓ, 2010; CANO, 2014; CYPHER, 2015; ESPÓSITO, 2017; NASSIF; BRESSER-PEREIRA; FEIJÓ, 2017; MAIA, 2020; MONTEIRO; PENNA, 2021), sobretudo desde o primeiro mandato (2003-2006) do ex-presidente Luiz Inácio ‘Lula’ da Silva. De acordo com a literatura, as razões variam desde a perda de espaço da indústria para o setor de serviços, dentro da lógica econômica nacional (ESPÓSITO, 2017), até a ineficiência das políticas macroeconômicas dos últimos anos (NASSIF; BRESSER-PEREIRA; FEIJÓ, 2017). Já o “dilema de graduação” (MILANI; PINHEIRO; LIMA, 2017) deu o tom da atuação externa do Brasil, notadamente nos primeiros 15 anos do século XXI. A tentativa de ampliar o prestígio internacional do país por meio do soft power, bem como de proposição de modelos alternativos de cooperação e desenvolvimento foi, por vezes, minada não somente por atores domésticos (partidos políticos, mídia, sindicatos, movimentos sociais) como também parceiros regionais na América do Sul receosos de uma eventual postura expansionista do Brasil. O objetivo geral desse trabalho, portanto, é analisar em que medida a desindustrialização brasileira, nos últimos 20 anos, afetou o debate sobre o “dilema de graduação” no país e, em especial, a busca por maior influência regional na América do Sul. Assim, os dois conceitos citados anteriormente (desindustrialização e “dilema de graduação”) serão fundamentais para o entendimento do cenário produtivo brasileiro desde o início do século XXI e dos obstáculos enfrentados pelo país em balancear as ambições externas e os interesses de grupos de poder internos. Como objetivo específico, pretende-se investigar a consecução de interesses traçados pelos formuladores de política externa brasileiros, tais como um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU). Quanto à metodologia, trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos, caracteriza-se como pesquisa documental e bibliográfica que buscará estudos sobre o tema em bases científicas conhecidas (SciELO, Scopus, Portal de Periódicos CAPES, por exemplo), que serão avaliados, selecionados e obedecerão à organização temática. As palavras-chave utilizadas serão: Desindustrialização; “Dilema de Graduação”; Política Externa; Economia brasileira. O recorte temporal será delimitado pelo início dos governos Lula e pelo final do período Dilma Rousseff (2003-2016). Os idiomas serão: inglês, espanhol e português. Os resultados analisados indicam que o maior enfoque nas exportações de commodities na década de 2000, a perda de espaço para o setor terciário, a valorização do Real e a entrada de novos competidores no setor manufatureiro global podem ter levado o setor industrial brasileiro a um declínio, o que, por sua vez, impactou as ambições nacionais dentro da lógica do “dilema de graduação”, tais como a consolidação de sua liderança regional. Referências CANO, Wilson. (Des)Industrialização e (Sub)Desenvolvimento. Cadernos de Desenvolvimento, Rio de Janeiro, v. 9, n. 15, p. 139-174, 2014. CYPHER, James. Emerging contradictions of Brazil’s neo-developmentalism: precarious growth, redistribution, and deindustrialization. Journal of Economic Issues, v. 49, n. 3, p. 617-648, 2015. ESPÓSITO, Maurício. Desindustrialização no Brasil: uma análise a partir da perspectiva da formação nacional. Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política, n. 46, p. 120-146, 2017. MAIA, Bento. Há desindustrialização no Brasil? Um estudo da abordagem clássica e de análises alternativas entre 1998 e 2014. Economia e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 2, p. 549-579, 2020. MILANI, Carlos; PINHEIRO, Leticia; LIMA, Maria Regina. Brazil’s foreign policy and the ‘graduation dilemma’. International Affairs, v. 93, n. 3, p. 585-605, 2017. MONTEIRO, Vitor; PENNA, Christiano. Diagnóstico para a desindustrialização do Brasil: Doença Holandesa ou Custo Brasil? Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 6, p. 58706-58733, 2021. NASSIF, André; BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos; FEIJÓ, Carmem. The case for reindustrialisation in developing countries: towards the connection between the macroeconomic regime and the industrial policy in Brazil. Cambridge Journal of Economics, n. 42, p. 355-381, 2017. OREIRO, José; FEIJÓ, Carmem. Desindustrialização: conceituação, causas, efeitos e o caso brasileiro. Revista de Economia Política, v. 30, n. 2, p. 219-232, 2010.
Título do Evento
Seminário de Pós-Graduação da Associação Brasileira de Relações Internacionais
Cidade do Evento
São Paulo
Título dos Anais do Evento
Anais do Seminário de Graduação e Pós-graduação em Relações Internacionais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MATOS, Mateus Webber. AS CONSEQUÊNCIAS DA DESINDUSTRIALIZAÇÃO PARA O “DILEMA DE GRADUAÇÃO” BRASILEIRO (2003-2016).. In: Anais do Seminário de Graduação e Pós-graduação em Relações Internacionais. Anais...São Paulo(SP) IRI-USP, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/spabri2022/494505-AS-CONSEQUENCIAS-DA-DESINDUSTRIALIZACAO-PARA-O-DILEMA-DE-GRADUACAO-BRASILEIRO-(2003-2016). Acesso em: 26/04/2025

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