A COR COMO ARMADILHA EM CORALINE E O MUNDO SECRETO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DOS ASPECTROS FANTÁSTICOS DA CAPTURA CROMÁTICA

Publicado em 12/11/2020 - ISBN: 978-65-88243-96-1

Título do Trabalho
A COR COMO ARMADILHA EM CORALINE E O MUNDO SECRETO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DOS ASPECTROS FANTÁSTICOS DA CAPTURA CROMÁTICA
Autores
  • Victor Percy Nadolny Eloy
  • Silvinha Pontes Ferreira
Modalidade
Resumo Expandido - 2020
Área temática
GT 21 - Produção Cultural e Design: Projetos, Conceitos e Economia Criativa
Data de Publicação
12/11/2020
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/spic2020/293010-a-cor-como-armadilha-em-coraline-e-o-mundo-secreto--uma-analise-semiotica-dos-aspectros-fantasticos-da-captura-cr
ISBN
978-65-88243-96-1
Palavras-Chave
Animação, cor, semiótica, fantástico, imaginação
Resumo
O presente artigo tem como objeto de estudo o filme Coraline e o Mundo Secreto , dirigido por Henry Selick. A análise realizada é envolta do contexto das cores utilizadas no filme com o objetivo de estudar e analisar, por meio da semiótica a capacidade de manipulação dessas cores em relação à protagonista do filme. Para essa análise, foi aplicado o estudo da semiótica desenvolvida pelo filósofo Charles Sanders Peirce e reaplicada pela professora Lucia Santaella, cujo objeto de investigação é de analisar todas as formas de linguagens existentes e os seus significados. O artigo também se desenvolve a partir de autores como Israel Pedrosa, Eva Heller e Modesto Farina, Clotilde Perez e Dorinho Bastos para abordar sobre cores. O filme conta a história de uma garota chamada Coraline, filha única, que se vê sozinha em sua nova casa, sem amigos e sem receber o carinho desejável dos seus pais, pois eles sempre estão ocupados com o trabalho. Apesar desses problemas, ela é muito hiperativa e deseja sempre descobrir coisas novas e tudo que é colorido à chama a atenção, pois ela ama as cores. Em uma de suas brincadeiras dentro da casa nova, ela descobre uma passagem secreta que muda completamente a sua situação, esse lugar à leva para um mundo idêntico à sua vida normal, contudo, muito mais colorido e divertido, onde seus pais são atenciosos e amorosos e seus vizinhos extrovertidos e legais, onde tudo é colorido e seus desejos concretizados. Analisando as cores entre o mundo real e o falso, a casa verdadeira de Coraline não possui nada que a agrada, pois as cores das paredes e dos moveis são acinzentadas, até mesmo as roupas que seus pais usam, e trazem a sensação de monotonia, depressão e melancolia, de que o ambiente está desprovido de vida, até mesmo as cores no jardim da vida real, são nas cores cinza e marrom, aparentando uma natureza morta e desagradável, sendo tons que também remetem ao feio. Já no outro mundo, logo na passagem, as cores são em tons de azul e roxo, que trazem a sensação de conforto, sendo azul tida como a cor favorita das pessoas. A outra casa também é marcada por tons quentes, tidos como alegres, sendo as cores amarelo e vermelho, que trazem uma sensação de desejo e combinados formam uma espécie de energia e calor e causam alegria. Essas cores também predominam nas comidas do outro mundo, onde são amarelas, laranjas e vermelhas com aparência suculenta. Na outra casa o quarto de Coraline traz tons de roxo, azul e branco, que trazem orgulho, feminilidade e dinamismo, o que consequentemente gera alegria na personagem. Até o jardim da outra casa é mais atrativo, cheio de flores e possui cores vivas como, o verde e o vermelho em contraste a um céu azul-escuro, cores essas que fazem a menina sentir amor, tranquilidade e liberdade. Na casa dos seus vizinhos, também predominam os tons de vermelho e laranja que provocam a sensação de alegria. Todas essas cores foram introduzidas no outro mundo, pela outra mãe Belman que tem o objetivo de capturar Coraline para dentro daquele universo, e usa de diversas cores para alegrar a menina e fazer com que se apaixone naquele lugar e não a abandone. A paixão de Coraline pelas cores à leva a cair em várias armadilhas, criadas pela sua falsa mãe, que usa de muitas cores para agradar a menina.
Título do Evento
XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica - UNICURITIBA
Cidade do Evento
Curitiba
Título dos Anais do Evento
Anais do XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

ELOY, Victor Percy Nadolny; FERREIRA, Silvinha Pontes. A COR COMO ARMADILHA EM CORALINE E O MUNDO SECRETO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DOS ASPECTROS FANTÁSTICOS DA CAPTURA CROMÁTICA.. In: Anais do XII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica do UNICURITIBA. Anais...Curitiba(PR) UNICURITIBA, 2020. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/spic2020/293010-A-COR-COMO-ARMADILHA-EM-CORALINE-E-O-MUNDO-SECRETO--UMA-ANALISE-SEMIOTICA-DOS-ASPECTROS-FANTASTICOS-DA-CAPTURA-CR. Acesso em: 26/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes