{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

Apresentação do IV Sustentare & VII WIPIS 2022

O IV Sustentare & VII WIPIS foi um evento científico realizado em novembro de 2022, reunindo exatos 6.048 participantes, entre pesquisadores, professores, estudantes, profissionais e entusiastas para debater temas relacionados à sustentabilidade, indicadores e gestão dos recursos hídricos.

Trata-se de um evento científico feito em colaboração entre professores e pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e da Agência das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Agência das Bacias PCJ). 

A PUC-Campinas se fez presente por meio do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PPGS). A USP por meio da Escola de Engenharia da USP de São Carlos (EESC) com o Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) e com o Programa de Pós-Graduação em Hidráulica e Saneamento (PPGSHS). Os Comitês de Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (COMITÊS PCJ), por meio do Grupo de Trabalho de Indicadores e Monitoramento, da Câmara Técnica de Proteção e Conservação dos Recursos Naturais (CT-RN) e da Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias (CT-ID). 

O objetivo do IV Sustentare & VII WIPIS foi promover a socialização de pesquisas e experiências técnico-profissionais envolvendo temas que trafegam em torno da sustentabilidade, preservação e desenvolvimento sustentável e, desse modo, apontar caminhos para os gestores de recursos hídricos no Brasil e exterior.

Nesta edição, em consonância com o compromisso intergeracional da Sustentabilidade, o IV Sustentare e VII WIPIS recebeu em sessão especial (Sustentabilidade do Futuro) contribuições de estudantes de graduação, na forma de Resumos e apresentação de Pôsteres, para as diversas Áreas Temáticas do evento.

Organização do IV Sustentare & VII WIPIS

O Sustentare & WIPIS reúne os eventos Sustentare - Seminário de Sustentabilidade da PUC-Campinas - e WIPIS - Workshop Internacional sobre Indicadores de Sustentabilidade Escola de Engenharia da USP de São Carlos (EESC-USP). A edição de 2022 do IV Sustentare & VII WIPIS consolida a sinergia entre seus três colaboradores institucionais: USP, PUC-Campinas e Comitês de Bacias Hidrográficas PCJ

Sustentare — Seminário de Sustentabilidade da PUC-Campinas — é um evento promovido pelo PPG em Sustentabilidade do Centro de Economia e Administração (CEA) da PUC-Campinas, sua primeira edição ocorreu em 2019 com o intuito de promover o encontro de pesquisadores, docentes e alunos de pós-graduação e graduação, além de profissionais e demais interessados em discutir a sustentabilidade no contexto econômico, ambiental e social e além.

O WIPIS — Workshop Internacional sobre Indicadores de Sustentabilidade — no que lhe concerne, é um evento científico promovido pelos programas PROFCIAMB e PPGSHS da EESC/USP. O WIPIS tem sido, desde sua primeira edição em 2006, um espaço internacional criado para a discussão e disseminação de informação e avanços da temática dos indicadores de desenvolvimento sustentável.  

Já o Grupo de Trabalho de Indicadores e Monitoramento, originalmente criado junto a Câmara Técnica de Conservação e Proteção dos Recursos Naturais (CT-RN) e atualmente vinculado à Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias (CT-ID) dos Comitês de Bacias PCJ, foi onde se originou a proposta de realização anual do evento, ofereceu suporte técnico, logístico e de comunicação em razão de seu interesse em desenvolver um sistema de indicadores para o monitoramento e a gestão sustentável dos recursos hídricos no âmbito de suas câmaras técnicas.

Em sua edição de 2022, o IV Sustentare & VII WIPIS aconteceu de forma virtual, com todas as atividades realizadas em plataformas “online”, em modo síncrono e assíncrono. O ambiente virtual para a realização do evento foi disponibilizado pala plataforma Even3 (uma plataforma especializada em eventos online), no seguinte endereço eletrônico: https://www.even3.com.br/sustentare_wipis_2022.

A organização e suporte às atividades online esteve a cargo da empresa Acquaviva – Eventos Digitais, que gravou e disponibilizou as palestras, mesas redondas e apresentação dos trabalhos, colocando-os à disposição do público na Plataforma Youtube em https://www.youtube.com/c/SustentareWipis.

Também, na edição de 2022, foi construído e disponibilizado o site do evento (https://www.sustentarewipis.com.br/), reunindo arquivos, informações e atualidades de todas as edições do evento e, habilitando um canal de contato com o público que nos acompanha.

A comissão organizadora do IV Sustentare & VII WIPIS agradece o apoio e patrocínio dado ao Evento pelos Comitês das Bacias Hidrográficas do PCJ, Centro de Economia e Administração da PUC-Campinas. Um especial agradecimento aos seguintes apoiadores:

APOIADOR OURO – Fernando Zanatta

APOIADOR PRATA – Diego Evangelho Barbosa de Carvalho; Simone Perazzolli; Solange Drews Aguiar Mengue

APOIADOR BRONZE – Bruna Ângela Branchi; Duarcides Ferreira Mariosa; Jéssica Alves Justo Mendes; Orandi Mina Falsarella; Samuel Carvalho De Benedicto; Vânia Galindo Massabni

Os aportes financeiros oferecidos permitiram que todos os custos fossem suportados e, mais importante, que nenhum valor precisasse ser exigido dos inscritos e participantes.

Eixos Temáticos do IV Sustentare & VII WIPIS

Entre os dias dezesseis, dezessete e dezoito de novembro do ano de dois mil e vinte e dois, o IV Sustentare & VII WIPIS recebeu 6048 inscrições, entre pesquisadores, profissionais, professores, estudantes e demais agentes interessados em apresentar resultados de pesquisas, trabalhos e debater questões relacionadas ao uso de indicadores, sustentabilidade e gestão de recursos hídricos. 

Provenientes de universidades, institutos de pesquisas, organizações civis e órgãos de governo, de países próximos e situados em outros continentes, foram recebidos 261 trabalhos, sendo 188 no formato artigo acadêmico e 73 na forma de resumo expandido. As submissões resultantes da chamada para trabalhos foram duplamente avaliadas às cegas pelo comitê científico. Os 182 artigos acadêmicos e 61 resumos expandidos aprovados neste processo são os que constituem estes Anais do IV Sustentare & VII WIPIS, distribuídos em suas 07 áreas temáticas, a saber:

Área Temática: Educação para a Sustentabilidade  

Coordenação: Profa. Dra. Kátia Viana Cavalcante e Prof. Dr. Tadeu Fabrício Malheiros

Sob as muitas perspectivas da Sustentabilidade, espera-se receber trabalhos para esta área temática que dialoguem com a Rede de Educação Básica no Brasil e internacionalmente, que apresentem estudos que demonstrem como alcançar as escolas e inserir a temática ambiental e do desenvolvimento sustentável no dia a dia do ensino. Em especial, este pretende ser um espaço para o relato das experiências do Mestrado Profissional em Rede Nacional Para Ensino das Ciências Ambientais, em parceria com a Agência Nacional de Água e Saneamento Básico, e como isto está resultando em pesquisas e produção de materiais educacionais que levam o tema da água para as escolas, de forma alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. 

Área Temática: Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento Básico 

Coordenação: Dr. João José Assumpção de Abreu Demarchi         

A água é um tema transdisciplinar e que se correlaciona amplamente com todas as demais áreas temáticas do evento, entretanto dá-se aqui um foco maior em subtemas dentro da governança e gestão dos recursos hídricos e saneamento básico na agenda política nacional e internacional, esperando-se uma contribuição para o fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas e da segurança hídrica dos territórios com as seguintes abordagens: Análises teóricas e metodológicas em gestão dos recursos hídricos e saneamento visando a sustentabilidade dos ecossistemas; Estudos sobre as mudanças climáticas e os impactos na disponibilidade e demanda hídrica; Discussões relacionadas aos recursos hídricos desigualmente distribuídos no território, gestão dos múltiplos usos da água e dos recursos relacionados, e acesso aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário; Sistema de governança multinível da água, em termos de coordenação municipal, estadual e federal, gestão descentralizada e integrada dos recursos hídricos; Planejamento e governança das bacias hidrográficas; Pegada e Eficiência hídrica; Pagamento pelos Serviços Ambientais (hídricos em especial); Soluções Baseadas na Natureza (SbN), Sistemas Produtivos e de Preservação Ambiental que contribuam com a regularização hídrica, integrando áreas rurais e urbanas; Cultura da Água e Tecnologias hídricas. 

Área Temática: Indicadores de Sustentabilidade  

Coordenação: Profa. Dra. Cibele Roberta Sugahara e Prof. Dr. Tadeu Fabrício Malheiros

Para a área temática Indicadores de Sustentabilidade espera-se receber a contribuição de trabalhos com discussões teóricas, estudos de casos e revisões de literatura que, no campo da sustentabilidade, discutam entre outros os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, a universalização do saneamento e enfoques de avaliação integrada do NEXO – Alimento, Água e Energia. A institucionalização da Agenda 2030, com a definição das metas e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, coloca um desafio a mais aos gestores de políticas públicas que é a organização do sistema de indicadores aplicados à consecução do desenvolvimento sustentável e da sustentabilidade. Para acompanhar a implementação das 169 metas do desenvolvimento sustentável, a Organização das Nações Unidas elaborou uma lista de 231 indicadores, adaptáveis às diferentes escalas (local, regional, nacional e global). Politicamente, em vários casos, se faz necessária a padronização da coleta e análise dos dados endo em vista a realidade local, bem como estabelecer processos que garantam qualidade, transparência, acesso e ética no uso e aplicação destas informações. Tecnicamente, ainda resta o desafio da organização e eventual síntese destes indicadores, para que possam efetivamente orientar políticas e processos de gestão associados ao desenvolvimento sustentável. Outro ponto crítico refere-se às bases de dados atualmente existentes para tratar do tema saneamento, como o Sistema Nacional de Informações em Saneamento – SNIS e as limitações que apresentam para que possam efetivamente informar tomadores de decisão e sociedade nas lacunas de provisão dos serviços de saneamento a todos e a desigualdade nos acessos, onde as parcelas socialmente mais vulneráveis são aquelas com maior déficit nos serviços oferecidos. 

Área Temática: Planejamento Territorial e Desenvolvimento Sustentável 

Coordenação: Prof. Dr. Diego de Melo Conti e Prof. Dr. Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira

O escopo dessa área temática abrange duas vertentes do planejamento territorial:  avaliação e propostas de planejamento.  A primeira dimensão contempla estudos que analisam e avaliam projetos e ações em prol do planejamento territorial realizado ou em andamento. Já a segunda dimensão engloba estudos que tenham como objetivo apresentar propostas de planos, programas ou ações que, com base em um diagnóstico do território, busquem o alcance do desenvolvimento territorial sustentável. Cabe ressaltar que esta área temática compreende desenvolvimento sustentável de forma multidimensional, ao considerar sociedade, economia, ecologia, espaço, cultura como elementos constituintes do desenvolvimento.  

 Área Temática: Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável 

Coordenação: Prof. Dr. Samuel Carvalho De Benedicto e Prof. Dr. Duarcides Ferreira Mariosa

Esta área temática priorizou o recebimento de trabalhos que tratam das políticas públicas, o seu processo decisório, monitoramento, avaliação e a sua relação com a promoção do desenvolvimento sustentável. É desejável que as políticas públicas sejam tratadas como um fenômeno multidisciplinar, estabelecendo um diálogo entre a ciência política, a ciência da administração, a economia, o direito, entre outros campos do conhecimento. Foi desejável que os trabalhos nesta área centrassem as discussões sobre o papel do Estado na promoção de políticas públicas que abarcam as várias dimensões da sustentabilidade e contribuam para superar a concepção ainda prevalecente de que a promoção do progresso seria realizada apenas pelas forças da economia de mercado eliminando, assim, o crescimento obtido ao custo de elevadas externalidades negativas, sejam sociais ou ambientais. Os artigos submetidos devem demonstrar que o equilíbrio entre estas dimensões possibilita que os agentes gestores ou promotores de políticas públicas possam produzir planos e decisões de maneira equilibrada e sistêmica, construindo soluções para os maiores desafios que apresentam os tempos atuais e futuros. 

 Área Temática: Sustentabilidade nas Organizações

Coordenação: Prof. Marcos Georges e Prof. Cândido Ferreira

O escopo desta área temática abrange estudos relacionados à sustentabilidade nas organizações na perspectiva do planejamento, organização e controle aplicados a responsabilidade social corporativa e a gestão socioambiental. Os trabalhos concentram discussões sobre o desempenho ambiental, social e de governança (ESG), numa perspectiva de integração das informações financeiras e operacionais sobre o desempenho das empresas. Os artigos submetidos devem apresentar propostas para a criação de valor a longo prazo aos stakeholders, e podem incluir, mas sem se limitar, a aplicação de diretrizes fornecidas pela GRI (Global Reporting Initiative) ou IIRC (International Integrated Reporting Council), para o relato integrado e elaboração do Relatório de Sustentabilidade das organizações. São esperados também trabalhos que discutam as estratégias de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), práticas em energias renováveis, produtos verdes, ecodesing e produção mais limpa (P+L), bem como estudos que avaliem riscos e impactos ambientais e atendam aos requisitos legais e referências normativas, como a certificação ISO 14001, dentre outras.

Área Temática: Sustentabilidade em Suas Múltiplas Dimensões  

Coordenação: Prof. Dr. Orandi Mina Falsarella e Profa. Dra. Bruna Ângela Branchi

A sustentabilidade possui um sentido amplo, complexo e interdisciplinar, não se referindo especificamente a um problema limitado às questões de natureza ecológicas, mas a uma estratégia ou modelo equilibrado com múltiplas dimensões. Neste sentido os trabalhos enviados para esta área temática deveriam abordar uma ou mais dimensões, a saber:  ambiental ou ecológica, ligada à preservação da biodiversidade e à qualidade ambiental; social, que abrange a gritante desigualdade; econômica, voltada para a discrepância na concentração de bens e riquezas em poucos; espacial, que se refere à distribuição adequada dos assentamentos humanos e, consequentemente, a distribuição territorial; cultural, voltada para a necessidade de se evitar conflitos culturais; tecnológica, que busca empregar técnicas modernas que contribuam para que os processos produtivos, industriais ou agrícolas, sejam menos impactantes ao meio ambiente e à sociedade e; política, que defende a participação da sociedade nas tomadas de decisões sobre o que é comum a todos. 

Apresenta-se no Quadro 01 a síntese, por eixo temático, dos artigos submetidos e apresentados nas sessões e a quantidade de participantes inscritos para as sessões.

 

Eixo Temático

Trabalhos Submetidos

Trabalhos Apresentados

Inscritos nas Apresentações

Educação para a Sustentabilidade

35

24

703

Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento Básico

58

41

968

Indicadores de Sustentabilidade

22

13

496

Planejamento Territorial e Desenvolvimento Sustentável

40

28

536

Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável

26

18

435

Sustentabilidade nas Organizações

34

20

329

Sustentabilidade e Suas Múltiplas Dimensões

46

32

660

Quadro 01 — Síntese dos Trabalhos Submetidos no IV Sustentare & VII WIPIS


             Os melhores trabalhos foram selecionados pelo Comitê Científico, que considerou a pontuação média recebida dos avaliadores e aderência ao escopo, foram encaminhados para os periódicos acadêmicos que apoiaram o IV Sustentare & VII WIPIS em regime de fast track (Figura 1).


 

Figura 1 – Periódicos Científicos que apoiaram o IV Sustentare & VII WIPIS


 

Atividades Realizadas no IV Sustentare & VII WIPIS

                       A intensa programação está exibida nas Figuras 2, 3 e 4, com o descritivo das atividades, data, palestrantes e quantidade de participantes inscritos para as sessões.


           

 

Figura 2 – Atividades realizadas no dia 16/11/2022 do IV Sustentare & VII WIPIS

Os vídeos postados no canal do Sustentare & WIPIS no YouTube com o registro das atividades realizadas no dia 16 de novembro de 2022 foi visualizado 3.125 vezes até a data de 8 de fevereiro de 2023.

 

 

Figura 3 – Atividades realizadas no dia 17/11/2022 do IV Sustentare & VII WIPIS

 

As atividades do dia 17/11/2021 receberam, até 08/02/2023, 2.390 visualizações na Plataforma YouTube.


 

Figura 4 – Atividades realizadas no dia 18/11/2022 do IV Sustentare & VII WIPIS

Até o dia 08/02/2023, haviam sido registradas 1.779 visualizações da gravação das atividades deste dia na Plataforma Youtube.

Destaque-se que o evento IV Sustentare & VII WIPIS recebeu um total de 7.074 inscrições, das quais 6.048 foram confirmadas.

O evento recebeu inscritos oriundos de 24 Estados da federação, além do Distrito Federal; e, também, inscritos provenientes de quinze diferentes países além do Brasil, incluindo: Angola, Argentina, Bélgica, Cabo Verde, Chile, China, Colômbia, Cuba, El Salvador, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Inglaterra, Irlanda, Itália, Japão, México, Moçambique, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. Houveram inscritos de, pelo menos, 300 diferentes instituições, incluindo mais de 30 universidades federais e diversas universidades estaduais e particulares, diversos institutos federais e instituições privadas, além de prefeituras, Ministério Público e demais agentes e representantes da sociedade civil. O evento contou ainda com 134 avaliadores, 67 convidados-palestrantes e 14 membros dedicados em tempo integral em sua coordenação e organização.

 

A partir da edição de 2023, a denominação do evento será SUSTENTARE & WIPIS 2023 (ano de realização), não mencionando mais as ordens de realização dos eventos de forma individualizada, integrando definitivamente os dois eventos em um único.

Editores:

Bruna Ângela Branchi

Economista, Docente Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da PUC-Campinas.

Cibele Roberta Sugahara

Administradora, Docente Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da PUC-Campinas.

Diego de Melo Conti

Administrador, Docente Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da PUC-Campinas.

Duarcides Ferreira Mariosa

Cientista Social, Docente Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da PUC-Campinas. Coordenador do GT – Indicadores e Monitoramento da Câmara Técnica de Conservação e Proteção dos Recursos Naturais (CT-RN) dos Comitês de Bacias PCJ e da Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias (CT-ID).

João José Assumpção de Abreu Demarchi

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Ciências Biológicas, Pesquisador Científico do Instituto de Zootecnia / APTA da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA). Coordenador da Câmara Técnica de Conservação e Proteção dos Recursos Naturais (CT-RN) dos Comitês de Bacias PCJ.

Katia Viana Cavalcante

Biblioteconomista. Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas e Vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (Profciamb)

Marcos Ricardo Rosa Georges

Matemático, Docente Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da PUC-Campinas

 Orandi Mina Falsarella

Analista de Sistemas, Docente Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da PUC-Campinas

Samuel Carvalho De Benedicto

Administrador, Docente Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da PUC-Campinas.

Tadeu Fabrício Malheiros

Engenheiro Civil. Docente e Pesquisador da Escola de Engenharia da USP de São Carlos (EESC) com o Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) e com o Programa de Pós-Graduação em Hidráulica e Saneamento (PPGSHS). Coordenador da Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias (CT-ID). 




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

sustentare.wipis@gmail.com



{{'Não existem edições anteriores' | translate}}