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Apresentação

A temática do “Seminário Paulo Freire: Resistências e utopias na construção de uma educação como prática de liberdade” pautou a discussão sobre o pensamento de Paulo Freire do ponto de vista de sua produção teórico-prática, das contribuições para a formação de professores, para a democratização da educação e promoção da justiça no Brasil, buscando perceber as ressonâncias do pensamento do autor na atualidade. Destacam-se na temática do seminário PF2021, o quanto o período atual exige dos educadores e educadoras a capacidade para resistir, para sonhar sonhos possíveis, não deixar morrer as utopias, mas, seguir esperançando. Uma esperança que é ato, que é atitude, que não silencia, mas que é diálogo enquanto ferramenta crítica.

Pensar Paulo Freire, a partir e com Paulo Freire, é uma proposta que se coloca como necessária em tempos como o atual. À educação urge um pensar práticas constituídas na reflexão que altere a própria prática, o que pode ser concebido a partir da compreensão/conhecimento da obra e do trabalho de Freire. O Seminário foi realizado no período de 27 a 29 de setembro de 2021, pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas de Formação e Trabalho Docente (GEPP-Fortrad), vinculado ao Centro de Ciências em Educação e Linguagens, da Universidade Federal do Maranhão (CCEL/UFMA), composto por docentes oriundos das Licenciaturas em Ciências Humanas, em Ciências Naturais e em Educação do Campo, com experiências de pesquisa variadas.

O evento, marcou o esforço coletivo do grupo de docentes envolvidos, e, potencializou as ações do Gepp-Fortrad no âmbito da UFMA e sua presença no interior do Maranhão. Considerando a quantidade de eventos que homenageiam Paulo Freire neste ano, por ser o ano do seu centenário, contar com cerca 1.000 (mil) inscritos como ouvintes e 29 submissões de trabalhos, demonstra o potencial e a pujança das temáticas propostas e seu conteúdo. Bem como abre o espaço para um debate mais profícuo sobre a obra e o legado desse educador. Em tempos atuais, reafirmar o legado de Paulo Freire é assumir o compromisso com a educação como prática da liberdade; educação molhada de amor à vida e em defesa dela. Lembrando que “o compromisso, próprio da existência humana, só existe no engajamento com a realidade, de cujas "águas” os homens verdadeiramente comprometidos ficam “molhados”, ensopados” (FREIRE, 1978, p. 9).

Com Paulo Freire entendemos a prática como reflexão que altera a própria prática, pois, seus livros não são apenas construções teóricas ou exposição de método, mas apresentam uma prática refltetida, uma realidade que vivida, pode ser contada, escriturada, produzindo, assim, a escrita do vivido. (Geraldi, 2021[1]). Por isso, não é vazia, mas rica em sentidos, em significados.

Na programação do evento tivemos três mesas temáticas: Resistências e utopias na construção de uma educação como prática de liberdade; Paulo Freire nas experiências educativas no estado do Maranhão e O Legado de Paulo Freire na Atualidade. Além das mesas temáticas, contamos com 10 Grupos de Trabalhos, em que estudantes professores e pesquisadores apresentaram trabalhos, que perpassaram pelos seguintes temas: 1)Agroecologia, educação ambiental e educação popular; 2) Arte, Cultura Popular e educação; 3) Didática e organização de processos socioeducativos; 4) Educação de Jovens e Adultos; 5) Formação e trabalho docente; 6) Ideologia, discurso e língua: materialidades do discurso freireano; 7) Movimentos Sociais, Cidadania e Direitos Humanos; 8) Pedagogias Decoloniais, Onda Conservadora e Desafios da Educação Popular; 9) Políticas educacionais e gestão democrática e 10) Tecnologias, Redes Sociais e Comunicação Popular.

Nossas mesas temáticas trouxeram pesquisadores e estudiosos de Paulo Freire: Lisete Arelaro (FE/USP), Regina Cabral (Formação Faculdades Integradas/MA), Marília Gabriela de Menezes Guedes (UFPE) e Alessandro Augusto de Azevêdo (UFRN). Esses pesquisadores, de forma amorosa e comprometida, compartilharam suas experiências e saberes ratificando a importância e a atualidade do pensamento freireano. Em nossos diálogos, seja nas mesas temáticas ou nas apresentações de trabalhos, reafirmamos o entendimento de que o pensamento de Paulo Freire é luz frente a tempos sombrios de retrocessos na educação e de insegurança no campo da saúde e da política.

O contexto impõe a necessidade de fomentar o estabelecimento de uma educação emancipatória; de compromisso com a educação para a vida de forma crítica, ética e solidária e de compreender o mundo para transformá-lo - concepção freireana do papel da educação.

 A formação do educador cuja complexidade dos discursos no atual cenário global tem afetado de modo significativo as relações, torna-se dependente de momentos de reflexão coletiva por meio de discussões e ações. Desta forma, O “Seminário Paulo Freire: Resistências e utopias na construção de uma educação como prática de liberdade”, cumpriu seu papel, ao inaugurar um espaço, que se pretende permanente de debate sobre as problemáticas educacionais contemporâneas. Podemos afirmar que o conjunto de ações desenvolvidas nos três dias de evento conseguiram estabelecer diálogos que possibilitaram reflexões sobre a educação que queremos e do potencial existente para sua consecução.



[1] Apontamentos de palestra proferida por Wanderley Geraldi no ENDIFRE 2021.




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Responsável

gepp.fortrad@ufma.br


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