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Apresentação
A temática do “Seminário Paulo Freire: Resistências e utopias
na construção de uma educação como prática de liberdade” pautou a discussão
sobre o pensamento de Paulo Freire do ponto de vista de sua produção
teórico-prática, das contribuições para a formação de professores, para a
democratização da educação e promoção da justiça no Brasil, buscando perceber
as ressonâncias do pensamento do autor na atualidade. Destacam-se na temática
do seminário PF2021, o quanto o período atual exige dos educadores e educadoras
a capacidade para resistir, para sonhar sonhos possíveis, não deixar morrer as
utopias, mas, seguir esperançando. Uma esperança que é ato, que é atitude, que
não silencia, mas que é diálogo enquanto ferramenta crítica.
Pensar Paulo Freire, a partir e com Paulo Freire, é uma
proposta que se coloca como necessária em tempos como o atual. À educação urge
um pensar práticas constituídas na reflexão que altere a própria prática, o que
pode ser concebido a partir da compreensão/conhecimento da obra e do trabalho
de Freire. O Seminário foi realizado no período de 27 a 29 de setembro de 2021,
pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas de Formação e Trabalho Docente
(GEPP-Fortrad), vinculado ao Centro de Ciências em Educação e Linguagens, da
Universidade Federal do Maranhão (CCEL/UFMA), composto por docentes oriundos
das Licenciaturas em Ciências Humanas, em Ciências Naturais e em Educação do
Campo, com experiências de pesquisa variadas.
O evento, marcou o esforço coletivo do grupo de docentes
envolvidos, e, potencializou as ações do Gepp-Fortrad no âmbito da UFMA e sua
presença no interior do Maranhão. Considerando a quantidade de eventos que
homenageiam Paulo Freire neste ano, por ser o ano do seu centenário, contar com
cerca 1.000 (mil) inscritos como ouvintes e 29 submissões de trabalhos,
demonstra o potencial e a pujança das temáticas propostas e seu conteúdo. Bem
como abre o espaço para um debate mais profícuo sobre a obra e o legado desse
educador. Em tempos atuais, reafirmar o legado de Paulo Freire é assumir o
compromisso com a educação como prática da liberdade; educação molhada de amor
à vida e em defesa dela. Lembrando que “o compromisso, próprio da existência
humana, só existe no engajamento com a realidade, de cujas "águas” os
homens verdadeiramente comprometidos ficam “molhados”, ensopados” (FREIRE,
1978, p. 9).
Com Paulo Freire entendemos a prática como reflexão que
altera a própria prática, pois, seus livros não são apenas construções teóricas
ou exposição de método, mas apresentam uma prática refltetida, uma realidade
que vivida, pode ser contada, escriturada, produzindo, assim, a escrita do
vivido. (Geraldi, 2021[1]). Por
isso, não é vazia, mas rica em sentidos, em significados.
Na programação do evento tivemos três mesas temáticas: Resistências
e utopias na construção de uma educação como prática de liberdade; Paulo Freire
nas experiências educativas no estado do Maranhão e O Legado de Paulo Freire na
Atualidade. Além das mesas temáticas, contamos com 10 Grupos de Trabalhos, em que
estudantes professores e pesquisadores apresentaram trabalhos, que perpassaram
pelos seguintes temas: 1)Agroecologia, educação ambiental e educação popular; 2)
Arte, Cultura Popular e educação; 3) Didática e organização de processos
socioeducativos; 4) Educação de Jovens e Adultos; 5) Formação e trabalho
docente; 6) Ideologia, discurso e língua: materialidades do discurso freireano;
7) Movimentos Sociais, Cidadania e Direitos Humanos; 8) Pedagogias Decoloniais,
Onda Conservadora e Desafios da Educação Popular; 9) Políticas educacionais e
gestão democrática e 10) Tecnologias, Redes Sociais e Comunicação Popular.
Nossas mesas temáticas trouxeram pesquisadores e estudiosos
de Paulo Freire: Lisete Arelaro (FE/USP), Regina Cabral (Formação Faculdades
Integradas/MA), Marília Gabriela de Menezes Guedes (UFPE) e Alessandro Augusto
de Azevêdo (UFRN). Esses pesquisadores, de forma amorosa e comprometida,
compartilharam suas experiências e saberes ratificando a importância e a
atualidade do pensamento freireano. Em nossos diálogos, seja nas mesas
temáticas ou nas apresentações de trabalhos, reafirmamos o entendimento de que
o pensamento de Paulo Freire é luz frente a tempos sombrios de retrocessos na
educação e de insegurança no campo da saúde e da política.
O contexto impõe a necessidade de fomentar o estabelecimento
de uma educação emancipatória; de compromisso com a educação para a vida de
forma crítica, ética e solidária e de compreender o mundo para transformá-lo -
concepção freireana do papel da educação.
A formação do educador
cuja complexidade dos discursos no atual cenário global tem afetado de modo
significativo as relações, torna-se dependente de momentos de reflexão coletiva
por meio de discussões e ações. Desta forma, O “Seminário Paulo Freire:
Resistências e utopias na construção de uma educação como prática de
liberdade”, cumpriu seu papel, ao inaugurar um espaço, que se pretende
permanente de debate sobre as problemáticas educacionais contemporâneas.
Podemos afirmar que o conjunto de ações desenvolvidas nos três dias de evento
conseguiram estabelecer diálogos que possibilitaram reflexões sobre a educação
que queremos e do potencial existente para sua consecução.
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Responsável
gepp.fortrad@ufma.br
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