DAVID WIDHOPFF E A PRODUÇÃO DE ILUSTRAÇÕES SIMBOLISTAS NA AMAZÔNIA (1894-1896)

Publicado em 01/02/2024 - ISBN: 978-65-272-0265-3

Título do Trabalho
DAVID WIDHOPFF E A PRODUÇÃO DE ILUSTRAÇÕES SIMBOLISTAS NA AMAZÔNIA (1894-1896)
Autores
  • Laura Camila Silva Da Silva
Modalidade
Comunicação em Simpósio Temático
Área temática
História da Arte e da Cultura Visual no Oitocentos (Prof. Dr. Aldrin Moura de Figueiredo-UFPA / Profa. Dra. Moema de Bacelar Alves - MAMRJ / Prof. Dr. Silvio Ferreira Rodrigues - Escola de Aplicação/UFPA)
Data de Publicação
01/02/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/v-encontro-de-pos-graduandos-da-seo/721522-david-widhopff-e-a-producao-de-ilustracoes-simbolistas-na-amazonia-(1894-1896)
ISBN
978-65-272-0265-3
Palavras-Chave
David Widhopff, Belém do Pará, Jornais Paraenses, Simbolismo
Resumo
O presente trabalho pretende analisar a contratação do ilustrador David Ossipovitch Widhopff (1867-1933), para o cargo de professor do Lyceu Benjamin Constant e da Escola Normal, ambos situados na cidade de Belém, no norte do Brasil. Para abordarmos a questão da contratação e, consequentemente, da passagem de Widhopff pelo Brasil, entre os anos de 1894 e 1896, devemos compreender as referências do simbolismo em sua formação em academias e instituições de ensino francesas. Widhopff foi para Paris em 1887, ano em que ingressou na Académie Julian, onde estudou até 1890. Na reconhecida instituição, em um período de efervescência artística francesa, Widhopff teve contato com os artistas William-Adolphe Bouguereau, Jules Joseph Lefebvre, Tony Robert-Fleury, Maurice Denis e Paul Ranson, além de trabalhar no atelier do francês Eugène Thirion (MOURA, 1895, p. 106), assim como expôs nos Salões de Paris dos anos de 1888, 1891 e 1893. Ana Paula Simioni afirma que, no final do século XIX, “[...] muitos alunos franceses e estrangeiros cursavam ateliês particulares, como os de Julian, onde aprendiam as técnicas de controle das linhas e das cores, além de se exercitarem cotidianamente na captação do modelo vivo” (2005, p. 346). Dentre os artistas que Widhopff teve contato na Académie Julian, Maurice Denis e Paul Ranson também possuem, em suas obras, diversas referências simbolistas comuns ao período. Paul Ranson ingressou na Academia um ano antes de Widhopff, em 1886, e Maurice Denis um ano após, em 1888. Ambos participaram da fundação do grupo dos Nabis, juntamente com Édouard Vuillard, Paul Sérusier, Pierre Bonnard e Ker-Xarier Roussel, também alunos da Academia. É com esta formação artística francesa, e ainda em Paris, que Widhopff assina o contrato, em 2 de novembro de 1893, com a Legação dos Estados Unidos do Brasil, para dar aulas em Belém. A parte brasileira do contrato foi representada pelo Ministro Plenipotenciário dos Estados Unidos do Brasil em Paris, o senhor Gabriel de Toledo Piza e Almeida (1851-1925), agindo em virtude dos poderes a ele concedidos pelo Governador do Estado do Pará à época, Lauro Sodré. Sua atuação em Belém se deu, para além das salas de aula, na produção de ilustrações para os jornais paraenses O Mosquito, A Província Illustrada, Zig-Zag e Folha do Norte. Neles, é possível encontrarmos ilustrações com traços simbolistas em suas composições, como é o caso das obras a serem analisadas no artigo: “Homenagem do Zig-Zag á memória do grande poeta Gonçalves Dias”(1895), “O Zig-Zag ao Dr. Eduardo Ribeiro”(1895) e “Homenagem da Folha do Norte ao Grande Mestre Carlos Gomes”(1896). As ilustrações em questão possuem os perfis dos seus homenageados dentro de arcos formados por flores e folhas. Vemos a presença de tecidos esvoaçantes e de mulheres nuas, como ninfas de cabelos longos, que contornam os personagens centrais da obra. É possível perceber, no traço do artista, a formação de áreas sombreadas nas ilustrações, compondo uma atmosfera de sonho e imaginação. Em alguns casos, pode-se notar a presença de livros, aves e anjos contribuindo com os aspectos do simbolismo presente nas imagens. Por meio de suas obras, Widhopff nos permite trilhar vastos caminhos de análises para um aprofundamento na História da Arte na Amazônia. O simbolismo presente em suas produções, por sua vez, nos permite estabelecer contatos entre os diferentes circuitos de artes brasileiros e franceses, por meio da análise da trajetória do artista entre estes dois países.
Título do Evento
V Encontro de Pós-Graduandos da SEO
Título dos Anais do Evento
Anais do V Encontro de Pós-graduandos da Sociedade de Estudos do Oitocentos (SEO)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SILVA, Laura Camila Da. DAVID WIDHOPFF E A PRODUÇÃO DE ILUSTRAÇÕES SIMBOLISTAS NA AMAZÔNIA (1894-1896).. In: Anais do V encontro de pós-graduandos da Sociedade de Estudos do Oitocentos (SEO). Anais...São Luís(MA) UFMA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/v-encontro-de-pos-graduandos-da-seo/721522-DAVID-WIDHOPFF-E-A-PRODUCAO-DE-ILUSTRACOES-SIMBOLISTAS-NA-AMAZONIA-(1894-1896). Acesso em: 30/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes