VIVÊNCIA DE MONITORIA DE FISIOTERAPIA EM TRAUMATO-ORTOPEDIA E REUMATOLOGIA

Publicado em 18/11/2022 - ISBN: 978-65-5941-890-9

Título do Trabalho
VIVÊNCIA DE MONITORIA DE FISIOTERAPIA EM TRAUMATO-ORTOPEDIA E REUMATOLOGIA
Autores
  • Francisco Lucas Feitosa Sousa
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Relato de experiência de monitoria
Data de Publicação
18/11/2022
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/v-jornada-de-fisioterapia-268531/555863-vivencia-de-monitoria-de-fisioterapia-em-traumato-ortopedia--e-reumatologia
ISBN
978-65-5941-890-9
Palavras-Chave
Aluno. Docência. Professor. Monitoria.
Resumo
INTRODUÇÃO: A Fisioterapia Traumato-Ortopédica é uma especialização da Fisioterapia, que trata distúrbios musculoesqueléticos, como lombalgia, tendinite, traumas em tendões, ligamentos e fraturas. Essas disfunções ocasionam alterações fisiológicas prejudiciais às práticas cotidianas e laborais. A monitoria acadêmica consiste em atividades de ensino desenvolvidas pelo estudante monitor como uma forma de aproximá-lo da prática da docência. O trabalho acontece sob a orientação de um professor, que supervisiona as atividades de monitoria. OBJETIVOS: O presente trabalho tem o intuito de relatar a experiência de monitoria de Fisioterapia em Traumato-Ortodepia e Reumatologia. METODOLOGIA: Foi seguido cronograma de aulas feita e administrado pelo o professor da disciplina Fisioterapia em Traumato-Ortodepia e Reumatologia no período 2021.2, aonde eu como monitor da disciplina desenvolvi diversas atividades, como acompanhamento de aulas teóricas e práticas, grupos de estudos sobre os conteúdos em sala de aula e administrei uma aula sobre Eletrotermofototerpia e Semiologia e Semiotécnica. RESULTADOS: Os resultados se mostraram bem positivo da monitoria e relevante por se trata de uma área da Fisioterapia que eu me identifico bastante, como monitor aprofundei meus conhecimentos sobre a disciplina, além de estimular a capacidade interpessoal e de comunicação. Ser monitor de uma disciplina proporciona ao aluno um aprofundado conhecimento e contribui muito para a disciplina e para os alunos que cursava a disciplina. CONCLUSÃO: Dentro do contexto de ensino, a complexidade da maioria das disciplinas necessita do apoio especial de monitores capacitados para a realização das aulas, tendo em vista que muitas das disciplinas exigem um pouco mais dos alunos. Acredito que foi a melhor experiência de monitoria que pude ter como monitor, por se trata de uma área da Fisioterapia que eu gosto bastante que busco sempre me aperfeiçoar na área. Portanto, o monitor pode se tornar uma ponte entre professor-aluno, no sentido de contribuir para a assimilação dos conteúdos dados em sala de aula, exercendo o papel de mediador.
Título do Evento
V JORNADA DE FISIOTERAPIA
Cidade do Evento
Itapipoca
Título dos Anais do Evento
Anais da V Jornada da Fisioterapia da Faculdade Uninta Itapipoca: Novos campos de atuação da promoção da Saúde à Reabilitação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, Francisco Lucas Feitosa. VIVÊNCIA DE MONITORIA DE FISIOTERAPIA EM TRAUMATO-ORTOPEDIA E REUMATOLOGIA.. In: Anais da V Jornada da Fisioterapia da Faculdade Uninta Itapipoca: Novos campos de atuação da promoção da Saúde à Reabilitação. Anais...Itapipoca(CE) Faculdade Uninta Itapipoca, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/v-jornada-de-fisioterapia-268531/555863-VIVENCIA-DE-MONITORIA-DE-FISIOTERAPIA-EM-TRAUMATO-ORTOPEDIA--E-REUMATOLOGIA. Acesso em: 24/04/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes