A IMPORTANCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA

Publicado em 24/08/2023 - ISBN: 978-85-5722-919-8

Título do Trabalho
A IMPORTANCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA
Autores
  • Ana Kesia Silva Faustino
  • Ana Késsia Borges de Ávila
  • Kallyne Rose Da Silva Rodrigues
Modalidade
Resumo simples
Área temática
Outras - interdisciplinar
Data de Publicação
24/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/v-semana-do-cerebro-do-museu-da-ufpa-319262/638844-a-importancia-do-brincar-no-desenvolvimento-psicomotor-da-crianca
ISBN
978-85-5722-919-8
Palavras-Chave
Brincar; psicomotricidade; desenvolvimento infantil.
Resumo
INTRODUÇÃO: Brincar é um ato natural para as crianças; o que vai variar são as suas formas a depender da cultura e da época. Através das brincadeiras, a criança consegue construir sua identidade, seus valores e habilidades necessárias para atividades do cotidiano (YOGUI, 2021). Segundo a teoria de Piaget, desde pequena a criança brinca, a começar com sua própria mão, depois com o corpo e posteriormente ela vai coordenando e construindo novos repertórios de movimentos (YOUGUI, 2021). O brincar tem seus primeiros registros desde a Antiguidade; Platão, por exemplo, associava ao brincar uma forma de aprendizagem tão eficiente quanto à educação tradicional em sua época (KISHIMOTO, 2017 apud OLIVEIRA, 2019). No século XIX, Froebel caracterizou o brincar como um grande protagonista na primeira infância, sendo assim, um propulsor do desenvolvimento humano (OLIVEIRA, 2019). Nesse sentido, se torna importante estudar a relação que a brincadeira possui na estimulação psicomotora infantil, entendendo a relevância desta para que os indivíduos tenham melhores condições de aprendizagem. Wallon associou o desenvolvimento psicomotor com a qualidade da relação assumida com o meio e os aspectos emocionais, afetivos e cognitivos (OLIVEIRA, 2019). Segundo a sociedade brasileira de psicomotricidade (2004), a mesma trata-se de uma ciência que busca estudar o homem, por meio do seu corpo em movimento, nas relações com seu mundo interno e externo (YOGUI, 2021). OBJETIVO: Compreender como o brincar pode estimular o desenvolvimento psicomotor da criança em seu processo de aprendizagem. METODOLOGIA: Foi realizada uma busca bibliográfica nas seguintes bases de dados: scielo, periódicos CAPES e Google Acadêmico, tendo como base os descritores “Brincar”, “Brincadeiras”, “Desenvolvimento infantil”, “Psicomotricidade”, “Desenvolvimento psicomotor”, usando como critério de exclusão, artigos publicados a mais de 10 anos, escritos em língua estrangeiras e que não fossem referentes ao tema proposto. Ao todo, foram selecionados 05 artigos, entre os anos 2014 a 2022. RESULTADOS E DISCUSSÕES: De acordo com os artigos encontrados, o brincar se caracteriza por atividades leves, prazerosas, espontâneas e alegres, que são constantemente incorporadas ao lazer, mas que por sua vez, podem ser funcionais ao aprendizado (OLIVEIRA, 2019). Sabe-se que na infância, o brincar é a principal linguagem para que se possa efetuar um trabalho pedagógico e de desenvolvimento, sendo, desta forma, uma ponte entre o ensino e o infantil, agindo de forma positiva em diversas frentes da criança no percurso do seu desenvolvimento, como podemos citar, a psicomotricidade em todos os seus aspectos de aprender, desenvolver e estimular (OLIVEIRA, 2019). A educação psicomotora é uma forma de auxiliar a criança no seu desenvolvimento escolar, a tomar consciência do seu próprio corpo, de lateralidade, noção espacial, noção temporal, habilidades na coordenação de gestos e movimentos, portanto, a mesma deve ser incentivada desde os primeiros anos de vida do sujeito (ROCHA, MORAIS, CARVALHO, 2022). A psicomotricidade atua no período pré-escolar de forma preventiva, com o objetivo de estimular e evitar dificuldades e até mesmo distúrbios de aprendizagem. Esta deve ser estimulada através de momentos lúdicos, onde as crianças possam desenvolver sua coordenação motora, suas habilidades visuais e auditivas e a criatividade, sendo a prática pedagógica com o lúdico uma possibilidade de estimular além dessas potencialidades cognitivas e linguísticas, também as questões afetivas e sociais, podendo desta forma, ser considerada uma grande possiblidade de promover uma formação integral ao sujeito (ORFAN, 2014). CONCLUSÃO: Diante do exposto, vê-se a importância do brincar não somente no desenvolvimento psicomotor infantil, mas em todo o desenvolvimento necessário para que se tenham habilidades básicas do cotidiano, como a linguagem, o correr, o segurar, ficar em pé, e posteriormente, habilidades mais rebuscadas quando adulto, como compreensão de situações, criatividade para novos projetos. Além disso, também coloca de forma lúdica a criança em realidades vivenciadas cotidianamente, como por exemplo, brincar de cozinhar, brincar de bancário, entre outros. Todas essas demonstrações citadas como outras que costumam acontecer, sejam em casa ou na escola, estimulam a psicomotricidade da criança, trabalhando sua motricidade ampla com brincadeiras como rolar, pegar bola, sentar, jogar, como também sua motricidade fina, em exemplos como desenhar, montar brinquedos (ORFAN, 2014). Desta forma, se torna imprescindível que as crianças comecem a ser estimuladas na mais tenra idade em atividades que sejam prazerosas para elas.
Título do Evento
V Semana Internacional do Cérebro do Museu da UFPA
Cidade do Evento
Belém
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana Internacional do Cérebro do Museu da Universidade Federal do Pará
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FAUSTINO, Ana Kesia Silva; ÁVILA, Ana Késsia Borges de; RODRIGUES, Kallyne Rose Da Silva. A IMPORTANCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA.. In: Anais da Semana Internacional do Cérebro do Museu da Universidade Federal do Pará. Anais...Belém(PA) MUFPA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/v-semana-do-cerebro-do-museu-da-ufpa-319262/638844-A-IMPORTANCIA-DO-BRINCAR-NO-DESENVOLVIMENTO-PSICOMOTOR-DA-CRIANCA. Acesso em: 26/04/2025

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