ENSINO EM FISIOLOGIA: UMA ESTRATÉGIA DIFERENCIADA ATRAVÉS DA MÚSICA, NO INTUITO DE MELHORAR O ENGAJAMENTO E APRENDIZAGEM DO ALUNO.

Publicado em 10/09/2019 - ISSN: 2447-410X

Título do Trabalho
ENSINO EM FISIOLOGIA: UMA ESTRATÉGIA DIFERENCIADA ATRAVÉS DA MÚSICA, NO INTUITO DE MELHORAR O ENGAJAMENTO E APRENDIZAGEM DO ALUNO.
Autores
  • Daniela Siqueira Veloso Starling
  • Julia Dias Santana Malta
Modalidade
Resumo
Área temática
Interdisciplinar
Data de Publicação
10/09/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vacinnet/188044-ensino-em-fisiologia--uma-estrategia-diferenciada-atraves-da-musica-no-intuito-de-melhorar-o-engajamento-e-apren
ISSN
2447-410X
Palavras-Chave
Metodologia ativa, Fisiologia, Ensino-aprendizagem, Música.
Resumo
O engajamento dos alunos é fator preponderante para o sucesso no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste estudo foi verificar a aprendizagem e consolidação do conteúdo através da aplicação de metodologias ativas com o foco na produção de músicas. O estudo foi realizado em sala de aula com a disciplina de Fisiologia Humana, com os alunos do curso de Fisioterapia e Educação Fisica de uma Instituição de Ensino Superior Particular de Belo Horizonte. A atividade realizada foi a construção de mapas conceituais e sarau. Os alunos das 9 turmas foram divididos em grupos e cada grupo recebia um tema relacionado à disciplina. Eles foram orientados a produzir uma paródia e apresenta-la ao final do semestre. A atividade foi dividida em 6 etapas onde os alunos eram orientados a realizar várias atividades, com o intuito de buscar informações que pudessem agregar conhecimento dos assuntos propostos. Na etapa final, os alunos deveriam apresentar a música, coreografia e figurinos criados por eles. Feedback era dado ao final de cada etapa pelos alunos. O trabalho foi visto como gratificante pelos alunos. Ao final, concluímos que uma atividade mais participativa é capaz de engajar os alunos e permitir que o conhecimento seja consolidado.
Título do Evento
V Congresso Internacional da Rede ACINNET
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do V Congresso Internacional da Rede ACINNET
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

STARLING, Daniela Siqueira Veloso; MALTA, Julia Dias Santana. ENSINO EM FISIOLOGIA: UMA ESTRATÉGIA DIFERENCIADA ATRAVÉS DA MÚSICA, NO INTUITO DE MELHORAR O ENGAJAMENTO E APRENDIZAGEM DO ALUNO... In: Anais do V Congresso Internacional da Rede ACINNET. Anais...Belo Horizonte(MG) UniBH, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vacinnet/188044-ENSINO-EM-FISIOLOGIA--UMA-ESTRATEGIA-DIFERENCIADA-ATRAVES-DA-MUSICA-NO-INTUITO-DE-MELHORAR-O-ENGAJAMENTO-E-APREN. Acesso em: 26/12/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes