GUIA DE ATIVIDADES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA ROBÓTICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Publicado em 10/09/2019 - ISSN: 2447-410X

Título do Trabalho
GUIA DE ATIVIDADES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA ROBÓTICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autores
  • Wellington Nora Soares
  • Fernanda Carla Wasner Vasconcelos
Modalidade
Resumo
Área temática
Interdisciplinar
Data de Publicação
10/09/2019
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/vacinnet/188057-guia-de-atividades-para-a-implementacao-da-robotica-como-recurso-didatico-na-promocao-da-educacao-ambiental
ISSN
2447-410X
Palavras-Chave
Desenvolvimento local, Inovações sociais, Material instrucional, Metodologia da Aprendizagem Integrativa,Tecnologia educacional.
Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar um guia de atividades e os processos que irão subsidiar a implementação da Robótica Educacional (RE) como recurso didático, na promoção da Educação Ambiental (EA), no Ensino Médio (EM). Essa proposta surgiu a partir da investigação ocorrida na escola Alvimar Carneiro de Rezende, da rede Serviço Social da Indústria (SESI), em Contagem/MG. A abordagem foi qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com coordenadores, ex-coordenadores, professores e um grupo focal, realizado com alunos do Ensino Médio. Os resultados demonstraram que a robótica educacional fomenta os alunos na investigação de problemas ambientais, atende às orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e Política Nacional de Educação Ambiental na promoção da EA, gerando inovações sociais que promovem o desenvolvimento local. Contudo, a implementação da RE no EM encontra desafios, a saber: o direcionamento da RE para o sexo masculino; a resistência e a falta de formação dos professores; a falta de integração da RE ao currículo e a ausência de estrutura física adequada às aulas de RE. Desta forma, este guia apresenta atividades de RE, elaboradas pelos pesquisadores, aplicadas aos alunos do EM da escola analisada e de outras instituições de ensino que utilizam a RE. A elaboração desse guia de atividades foi baseada na Metodologia da Aprendizagem Integrativa, na qual são propostas atividades para sensibilização e construção de conhecimento, dentre as quais, citam-se: Leitura de textos, oficinas e torneios de robótica e discussão em grupo que auxiliam no desenvolvimento crítico da comunidade escolar que favorecem o desenvolvimento local. Tais atividades devem ser exploradas no processo de implementação da RE. Desta forma, este guia foi dividido em seis etapas: (i) sensibilização da comunidade escolar; (ii) construção do conhecimento; (iii) atividades com a robótica educacional; (iv) identificação de um problema ambiental; (v) avaliação do processo e (vi) expansão da aprendizagem para novos contextos. Por se tratar de pesquisa que envolve a participação de humanos, foi submetida na Plataforma Brasil e aprovada sob parecer CAAE nº 81901617.5.0000.5098.
Título do Evento
V Congresso Internacional da Rede ACINNET
Cidade do Evento
Belo Horizonte
Título dos Anais do Evento
Anais do V Congresso Internacional da Rede ACINNET
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOARES, Wellington Nora; VASCONCELOS, Fernanda Carla Wasner. GUIA DE ATIVIDADES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA ROBÓTICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.. In: Anais do V Congresso Internacional da Rede ACINNET. Anais...Belo Horizonte(MG) UniBH, 2019. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vacinnet/188057-GUIA-DE-ATIVIDADES-PARA-A-IMPLEMENTACAO-DA-ROBOTICA-COMO-RECURSO-DIDATICO-NA-PROMOCAO-DA-EDUCACAO-AMBIENTAL. Acesso em: 26/12/2024

Trabalho

Even3 Publicacoes